NA5

Blog NA5

3 ações para retenção de alunos universitários

3 ações para retenção de alunos universitários

Desenvolver ações de retenção de alunos é importante para qualquer IES, pois é comum desistências ao longo da formação. Confira as dicas que preparamos.

Publicado em por

É muito comum, no ensino superior, alunos desistirem do curso durante a formação. Isso pode ocorrer por diversos motivos como a não identificação com o curso, dificuldades financeiras, baixo rendimento acadêmico ou problemas pessoais. Por esse motivo, é importante as universidades identificarem os motivos da evasão e investirem em ações de retenção de alunos.

No artigo de hoje, listamos 3 dicas que podem auxiliar os profissionais das universidades a desenvolverem maneiras para garantir a permanência do estudante:

Iniciar o trabalho de retenção na captação

Iniciar o trabalho de retenção na captação

É importante, para a sobrevivência e crescimento de uma Instituição de Ensino, o investimento em captação de novos alunos. Entretanto, mantê-los é tão importante quanto conquistá-los.

No momento da matrícula, explicar com clareza sobre a infraestrutura, grade, qualidade do corpo docente, opções de financiamento e aumento de mensalidades podem fazer toda a diferença. Dessa maneira, a instituição alinhará as expectativas dos pais e alunos com o que eles encontrarão no dia a dia da universidade.

Construir relacionamento com os alunos e com os pais

Construir relacionamento com os alunos e com os pais

Relacionamentos sólidos são primordiais não só na vida pessoal, mas também entre uma empresa e seu público-alvo. Pensando nisso, um contato próximo e de confiança da Universidade com os alunos, poderá influenciar na permanência do discente.

Portanto, investir em ações que possibilite um maior engajamento dos alunos nos eventos, Centros Acadêmicos, esportes e outras ações propostas oferecidas pela Universidade são uma ótima maneira de alimentar uma relação mais profunda com seus alunos.

Além disso, fazer com que eles se sintam ouvidos e ajudados vai resultar em um aumento na sua taxa de presença nas aulas. Produção de conteúdos digitais úteis para seu aprendizado também pode ser uma maneira de melhorar essa relação.

Não se esqueça dos pais ou responsáveis! Mantenha um diálogo aberto com eles e disponibilize todas as informações necessárias sempre atualizadas.

Possibilitar maneiras de assessoria financeira

Possibilitar maneiras de assessoria financeira

Dificuldade financeira é a principal causa da desistência do aluno. Por esse motivo, oferecer diferentes tipos de financiamentos, bolsas e parcelamentos pode ser um fator significativo na hora de garantir a permanência do estudante.

Ponha em prática nossas ações de retenção de alunos e observe como a taxa de evasão da sua Instituição irá melhorar.

Precisa de um planejamento completo, que envolva estratégias de captação, conversão e retenção? Então você precisa conhecer nosso Hub de Crescimento para Universidades!

Clique aqui para baixar o Guia Avançado de Customer Service com WhatsApp e HubSpot.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.