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Utilize as experiências dos alumni nas campanhas de captação de alunos

Utilize as experiências dos alumni nas campanhas de captação de alunos

Você tem desafios enormes de conversões nas campanhas de captação de alunos? Já pensou em usar os ex-alunos? É uma estratégia certeira. Confira:

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Um dos maiores desafios para Universidades nos últimos anos tem sido conquistar a confiança dos seus leads durante a campanha de captação de alunos. Afinal, os jovens estão superconectados (transbordando informações e opções de cursos), mas ainda mais indecisos e até temerosos em relação ao futuro. 

A jornada do aluno até a escolha da Universidade é uma das mais complexas e tortuosas. Afinal, a sua escolha definirá parte do seu futuro. 

É claro que isso se reflete também nos desafios que os times comerciais enfrentam. Por isso, eu vou te mostrar como as experiências dos alumni podem criar uma relação de maior confiança e credibilidade com os possíveis alunos e, consequentemente conseguir mais resultados na campanha de captação de alunos. 

Prova social

A primeira coisa que você precisa saber é que, em uma instituição de ensino, os ex-alunos representam grande parte da base. E é importante ter em suas estratégias de comunicação caminhos para manter o contato com eles e mantê-los conectados à sua comunidade. 

Apenas com estratégias sólidas e constantes você conseguirá rastrear o que estão fazendo, como estão se saindo no mercado de trabalho, que tipo de cargos estão desempenhando e em que tipo de empresas (informações que são VALIOSÍSSIMAS para quem está considerando diversas opções de Universidades). 

Com essas informações, você consegue até desenvolver alguns argumentos para suas campanhas de captação, como falar do alto grau de empregabilidade dos ex-alunos da instituição de ensino ou sobre as altas funções que ocupam nas melhores empresas do mercado. Como prova social, não há nada mais impactante que isso. 

Você já reparou que a experiência de outras pessoas com os produtos ou serviços de uma empresa costumam determinar a predisposição que o cliente tem em experimentá-los? Muito melhor do que uma empresa fazendo autoelogio é a opinião de quem teve algum contato com ela.

Por exemplo, se você quer ir a um restaurante japonês e lê bons comentários, você tende a decidir fazer uma refeição no estabelecimento. Se você quer passar o fim de semana em uma pousada e lê comentários positivos a respeito dela, você até se anima a reservar um quarto para passar um feriado prolongado. Se você quer comprar uma nova impressora e vê usuários endossando o modelo que você deseja adquirir, você se sente mais confiante em ir frente.

No caso das universidades, a prova social é ainda mais importante. Um aluno em um depoimento genuíno compartilhando suas experiências positivas e falando da importância da universidade para suas com um jovem indeciso no momento de uma das decisões mais importantes de sua vida, que é a escolha do futuro profissional, pode ser um grande estímulo, deixando-o mais seguro e confortável em relação à sua instituição de ensino.

Como usar ex-alunos nas campanhas de captação de novos alunos?

A essa altura você deve já concordar comigo que os ex-alunos da sua instituição valem ouro para as campanhas de atração de novos. Então, vamos a algumas dicas de como incluí-los em suas estratégias. 

Mas, antes uma dica de quem já tem experiência no assunto: uma vez que você tem acesso e uma boa relação com os alumni, trazer a experiência deles para os seus conteúdos é fácil, não exige esforços sobrenaturais, eu garanto 😊.

Embaixadores

Você pode desenvolver uma estratégia com os ex-alunos em que alguns deles podem se tornar embaixadores da instituição de ensino. Aqui o ideal é escolher pessoas comunicativas que possam fazer participações frequentes nas redes sociais compartilhando suas experiências e falando da importância do período universitário, inclusive com dicas práticas sobre como se organizar para os estudos ou como aproveitar melhor a vida acadêmica. Essa estratégia ainda tem um bônus que é engajar os seus estudantes atuais também.

Vídeo

Embora você possa usar os depoimentos de ex-alunos de diversas formas, como em artes feitas com fotos e citações, não poupe esforços para a produção de vídeos, pois esse é o melhor formato para se comunicar com os seus prospects. Vídeos em que os ex-alunos falam espontânea e genuinamente sobre suas experiências e conquistas são peças de comunicação com grande potencial de atração.

Conteúdo gerado por usuários

Os jovens confiam muito em conteúdo gerado por usuário, então, quanto mais autêntica sua comunicação for, melhor. Nesse sentido, por que não convidar seus ex-alunos a produzirem alguns conteúdos, especialmente vídeos, que você pode usar nas suas estratégias? Se você tem embaixadores, deixá-los comandar alguns stories pode ser interessante.

Impacto social

É interessante também que você crie mecanismos para estimular seus ex-alunos a compartilharem o que eles têm feito e como o aprendizado na universidade contribuiu para que tenham ideias e trabalhem em projetos para fazer do mundo um lugar melhor. Os jovens estão bastante conectados a questões ligadas a propósitos e causas de impacto social. Se a universidade e os ex-alunos estiverem nessa sintonia também, é bom comunicar.

Por fim, não se esqueça de aproveitar ao máximo o que suas plataformas de CRM e Inbound Marketing para trabalhar esses conteúdos. Com as ferramentas certas e boas estratégias de atração, você pode criar um funil poderoso e triunfante, que supera quaisquer desafios da área de educação. 

Quer saber como colocar isso em prática e transformar para sempre o resultado das suas campanhas de captação? Fale com nossos especialistas da NA5.

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