5 estratégias de automação de marketing para melhorar sua relação com seus clientes

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Por Valentina Sales - 16 de Janeiro de 2019

Empresas B2B que apostam em uma automação de marketing bem estruturada conseguem agir em escala e elevar os resultados Não é por menos, afinal o uso de diferentes ferramentas e softwares permite identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o público, melhorando o relacionamento e, consequentemente, as vendas.

Mas, para que tudo isso seja feito de forma assertiva, é preciso entender que a automação caminha lado a lado às estratégias de Inbound Marketing. Entenda!

1. Crie conteúdo dinâmico e envolvente

Crie conteúdo dinâmico e envolvente

Se você não investir em um conteúdo dinâmico – adaptável aos interesses ou com base no comportamento do seu público – e envolvente, os seus esforços com automação de marketing não serão eficientes. Isso porque, para alcançar o melhor resultado de qualquer ferramenta de marketing automatizada, você deve incorporar um conteúdo inteligente ao seu site, ao corpo do seu e-mail marketing, às redes sociais e até mesmo aos anúncios.

Tenha sempre em mente que conteúdo dinâmico é o que impulsiona sua interação com os leads. E não ter conteúdo ou enviar um conteúdo errado para o seu lead pode resultar na perda de um cliente em potencial.

O objetivo é criar uma experiência personalizada especificamente para o visitante em determinado momento, envolvê-lo e conquistá-lo. Lembre-se: um futuro cliente visualiza ou interage os seus conteúdos antes de interagir com a sua equipe de vendas.

2. Pense no funil de conversão

Pense no funil de conversão

Também não faz muito sentido investir em conteúdo relevante se você não sabe muito bem para qual público e em qual etapa do funil de conversão disponibilizá-lo. Dependendo de onde o lead se encaixa no funil de vendas, ele entrará em um fluxo de alimentação de conteúdo, recebendo novas interações, como materiais exclusivos, e-mail marketing e anúncios em redes sociais.

Essa estratégia tem a finalidade de guiar esse usuário na jornada de compra até o momento certo de fechar a venda.

3. Segmente os seus leads

Segmente os seus leads

A segmentação ou qualificação de leads é essencial para direcionar suas estratégias de Inbound Marketing e torná-las mais assertivas. Com isso, você pode separar seus clientes em potencial dos leads que não estão interessados em seu negócio, economizando tempo, aumentando a produtividade e reduzindo o custo de aquisição.

4. Invista em nutrição de leads

Invista em nutrição de leads

Nem todos os visitantes do seu site estão prontos para comprar o seu produto. Mas a maioria deles são potenciais compradores. Isso quer dizer que qualquer estratégia que você implemente determinará se um lead será desperdiçado ou se tornará um cliente pagador regular.

O segredo está em estimulá-lo, nutri-lo, por meio de conteúdo dinâmico e campanhas adaptadas às suas necessidades específicas. Essa estratégia irá guiar os seus leads automaticamente em direções diferentes com base em seus interesses – até chegar à base do funil.

Esse nível de automação de marketing pode ajudar a gerar mais leads a um custo muito menor do que o uso de campanhas estáticas não segmentadas. Para você ter ideia, a Forrester Research descobriu que as empresas que se destacam na nutrição de leads geram 50% mais leads que estão prontos para as vendas, com um custo 33% menor. Interessante, não?

5. Aposte em campanhas de Workflow

Aposte em campanhas de Workflow

A nutrição dos seus leads por meio do envio de e-mail marketing também precisa ser estratégica e dinâmica para que tenha resultado satisfatório. Afinal, enviar uma única mensagem a todos os seus assinantes de e-mail é sem dúvida ineficaz. O certo é adaptar seu conteúdo de e-mail para cada lead com base em seu comportamento.

Não é à toa! Mensagens enviadas por meio de campanhas de sequência de e-mails (Workflows) têm taxas de abertura 80% mais altas e taxas de cliques três vezes maior do que uma mensagem que é divulgada para todos ao mesmo tempo. Além disso, leads que passam por um funil acompanhados por um workflow de e-mail marketing gastam até 47% mais em transações comerciais, segundo a Forrester Research.

Você já implementou a automação de marketing na sua empresa? Como isso o auxiliou a direcionar melhor as campanhas de Inbound Marketing? Conta pra gente!

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