NA5

Blog NA5

Como calcular o valor do marketing da minha empresa?

Como calcular o valor do marketing da minha empresa?

Esta cada vez mais fácil calcular o valor do marketing digital da sua empresa e o seu ROI. Nesse artigo falamos como você pode iniciar esse trabalho.

Publicado em por

Existe um estudo assustador da Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) que afirma que mais de um terço das empresas não mede o retorno sobre investimento (ROI) relativo ao seu marketing. Deve-se levar em conta que, dos dois terços restantes, algumas ainda fazem o cálculo errado. Ou seja, simplesmente não sabem quanto vale ou qual o resultado do seu investimento em marketing. Por mais que esse estudo seja de 2013, nesses 2 anos muito pouco mudou! Por isso queremos que você aprenda agora mesmo a calcular o valor do marketing da sua empresa:

A fórmula, para calcular o valor do marketing

A fórmula oferecida pela ABEMD para calcular o ROI é simples, mas tem diversos usos. Fique atento para o fato de que ela leva em conta a margem de lucro por unidade vendida — sobre todos os custos diretos ou indiretos do produto ou serviço —, e não apenas a receita. Então fica assim: ROI = (margem - investimento) / investimento.
Vamos supôr que sua empresa faz dois investimentos diferentes: uma campanha de anúncios — como Google AdWords ou Facebook Ads — e um hotsite com uma promoção. A campanha custa 10 mil reais e o hotsite, 30 mil. Imagine que os anúncios rendam 100 clientes medianos, cujas compras gerem margem média de 200 reais por cabeça. Já o hotsite atrai 50 fãs entusiasmados, com ticket médio de 400 reais. Ambas as ações movimentaram 20 mil reais no seu fluxo de caixa, mas qual é a melhor? Claramente, a campanha de anúncios rendeu mais, por ter sido mais barata. Sabendo desse resultado, a empresa pode tomar várias decisões, desde direcionar uma maior proporção da verba de marketing futura para os anúncios pagos a trocar os hotsites por blogs permanentes.

ROI, e suas variações

Deve-se ressaltar, porém, que o retorno do marketing sobre as vendas não é a única métrica, e por duas razões: em primeiro lugar, ter uma marca conhecida, com repercussão na internet, ou um site com boa audiência também são objetivos do marketing. Quem apenas acessa o site, hoje, pode fazer uma compra no mês que vem. Além disso, ter fãs no Facebook que comentam e compartilham os posts ajuda o conteúdo da página a aparecer também para os amigos dos seus clientes. Por isso, o ROI pode — e deve — ser usado também para medir aumentos na audiência do site, no número de cliques em páginas e na proporção de usuários que fazem o download de um e-book grátis, por exemplo.
Em segundo lugar, assim como no mundo offline, o impacto do marketing também conta ao longo do tempo. É por isso que marcas patrocinam eventos esportivos, por exemplo, já que, com o tempo, os efeitos da exposição vão se acumulando. Talvez você não clique naquele anúncio de cartões de visita ou de roupas masculinas que vive aparecendo na timeline do seu Facebook hoje, mas a necessidade ou a curiosidade podem impeli-lo a fazer isso um dia. Como em muitas coisas na vida, o valor do marketing pode estar, sim, na persistência.

Inbound Marketing, a estratégia ideal

Como os consumidores pesquisam sobre os produtos antes de efetivamente decidirem por comprá-los e como o valor da marca aumenta com o tempo de exposição, o Inbound Marketing se revela muito importante, já que garante que seu negócio ofereça um tratamento convidativo para o cliente, estabelece uma relação de confiança. Pode, ainda, ser suplementado com outras campanhas — como anúncios do tipo Google AdWords, por exemplo. A gradual construção de confiança e de reputação da sua marca por meio de uma estratégia de inbound marketing pode aumentar — e muito! — o ROI das outras táticas. Uma coisa é direcionar quem busca no Google para o site de uma loja desconhecida, outra bem diferente é atrair para a compra alguém que já conhece sua marca, não é mesmo?

E então, agora que já sabe como calcular o valor do marketing, pense no próximo passo: já pensou em investir em uma estratégia de inbound marketing? Comente aqui e compartilhe seus planos e suas experiências conosco!

Clique aqui para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.