NA5

Blog NA5

Como é o cenário do Marketing de Conteúdo para SaaS

Como é o cenário do Marketing de Conteúdo para SaaS

Um levantamento realizado com as 250 empresas de Softwares as a Service mais bem-sucedidas do mundo analisou as diferentes estratégias de Marketing de Conteúdo para SaaS e captou vários insights surpreendentes. Acesse!

Publicado em por

As empresas que seguem o modelo SaaS (Software as a Service) estão buscando novas formas de se diferenciar no mercado e apostando cada vez mais em estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Para ter uma ideia de como elas estão se saindo, o Cobloom analisou as estratégias utilizadas pelas 250 empresas mais bem-sucedidas do mundo listadas pela Montclare SaaS. O resultado foi a obtenção de interessantes insights sobre a abordagem do marketing de conteúdo por essas empresas. Vamos conferir?

Apenas 11% das empresas não possuem blogs

Apenas 11% das empresas não possuem blogs

A grande maioria das empresas têm uma estratégia de marketing de conteúdo para SaaS bem definida e um blog ativo. Apenas 27 das 250 maiores não marcam presença com seus próprios blogs. E muitas destas que se abstiveram do recurso são empresas grandes o suficiente para criar um marketing de conteúdo líder de mercado com apenas um clique e uma pequena fração de seu orçamento.

WordPress em alta

WordPress em alta

A pesquisa identificou 20 diferentes sistemas de gerenciamento de conteúdo nas 223 empresas de SaaS que possuem blogs. No entanto, a escolha mais popular foi, de longe, o WordPress, presente em 132 delas (68%). Isso não é surpreendente, afinal o WordPress é o CMS mais popular do mundo. O interessante é ver a plataforma que muitos ainda associam a pequenas e médias empresas prosperando no ecossistema corporativo.

Educar para crescer

Educar para crescer

Os blogs das SaaS são usados, em sua maioria, de três maneiras: (1) como relações públicas da empresa, promovendo seus produtos e suas características; (2) educacional, compartilhando conteúdo informativo e solucionador de problemas; (3) uma mistura dos dois. Mas é o conteúdo misto que dispara na frente em 45% das empresas. Por outro lado, a abordagem educacional e a centrada da empresa respondem por 24% e 20%, respectivamente.

Quando observadas as 25 empresas de SaaS com os mais altos índices de tráfego orgânico mensal em seus blogs, descobriu-se que 36% delas priorizam o conteúdo educacional e apenas 24% concentram-se em notícias da empresa. Nesse nicho, também foi possível perceber que os blogs que adotam uma abordagem educacional para a criação de conteúdo recebem 14% mais tráfego orgânico do que aqueles focados em notícias e relações públicas da empresa.

Call to Action

Call to Action

Uma das maneiras mais inteligentes de obter valor a partir de postagens de blogs é incluir uma chamada para ação, um Call to Action (CTA) projetado para converter o visitante único em um assinante ou lead. Apesar de ser relativamente simples, nenhum CTA estava presente em 36% dos blogs. Em comparação, 31% dos blogs tinham como objetivo a criação de uma lista de e-mail (o principal convite é para que os leitores se inscrevam na Newsletter do blog) e 33% pretendiam gerar leads oferecendo ao leitor algo de valor em troca de seus detalhes de contato (como um e-book, por exemplo).

Isso sugere que muitas empresas - especialmente grandes empresas de SaaS - caem na armadilha de blogar apenas porque é algo que elas “devem fazer” e o fazem sem dedicar tempo ou investir em estratégia.

Curiosamente, percebeu-se que: empresas com blogs focados em relações públicas têm três vezes mais chances de não ter CTA em comparação a empresas que adotam uma abordagem educacional; já blogs educacionais são quase sete vezes mais propensos a se concentrar na geração de leads por meio de CTA. Isso mostra que as empresas que apostam na abordagem educacional provavelmente fazem isso como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo bem planejada.

Dicas para sair na frente

Dicas para sair na frente

A partir desse cenário, podemos estabelecer alguns insights sobre as estratégias mais vantajosas de Marketing de Conteúdo para SaaS. Então, para reforçar, siga estas dicas:

  1. Seja esperto: Não blogue só por blogar. Se você está disposto a gastar tempo, energia e dinheiro em marketing de conteúdo, crie um plano de ataque. Saiba mais sobre seus clientes, seus problemas e o valor que eles obtêm de seu produto. Traga dados para tudo o que você faz, analisando palavras-chave, taxas de conversão, engajamento de página e muito mais para criar algo que realmente funcione;
  2. Concentre-se no seu cliente: Se você quiser usar o marketing de conteúdo para gerar vendas para sua empresa, ofereça algo valioso em troca, converse com seus clientes, resolva seus problemas e crie confiança e empatia pelo seu conteúdo;
  3. Comece agora: Espere demais para implementar uma estratégia de marketing de conteúdo para SaaS e o momento passará. Essa é a melhor hora para você expandir seus negócios.

O que você achou desse cenário? A sua SaaS já trabalha com uma estratégia bem integrada de Marketing com Vendas, CRM e Atendimento ao Cliente? Quais os resultados?

Nova call to action

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.