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Chatbot WhatsApp com HubSpot: 6 dicas incríveis para revolucionar o atendimento

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NA5 Labs: Especialistas em HubSpot

Use chatbots para os clientes se conectarem sempre que quiserem. Confira 6 dicas para implementar Chatbot de WhatsApp + Hubspot com sucesso na sua empresa.

A maioria das empresas está adotando a transformação digital para modernizar a comunicação com o cliente e melhorar seus processos internos. De acordo com o IDG, 89% das empresas planejam adotar ou já adotaram uma estratégia de negócios digital! Com a crescente popularidade das plataformas de mensagens como o WhatsApp e SMS, os chatbots são agora o centro das mensagens de negócios. Por isso nós separamos algumas dicas para empresas que querem implementar o chatbot com WhatsApp e HubSpot!

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De acordo com o relatório do Business Insider, espera-se que mais de 80% das empresas tenham algum tipo de chatbots implementado em 2020. 🤖💬

A chave é como as empresas podem implementar esses benefícios de chatbots para melhorar a experiência do cliente. Confira essas 6 dicas para você implementar os chatbots WhatsApp + Hubspot na sua empresa com sucesso:

1. Centralize todas as conversas em um único número de telefone 📲

Sua empresa ter um único telefone para se comunicar já trará duas grandes vantagens: 1) você vai concentrar todas as conversas em um único número e 2) como a origem das mensagens vai ser a mesma sempre, a credibilidade da sua empresa vai ser muito maior com os contatos que receberão suas mensagens recorrentemente. 

Além do mais, um único número centraliza todas as conversas em um lugar só, o que é excelente para a organização e administração das conversas. Para a empresa, isso garante muito mais controle, porque estão todas as conversas acontecendo e sendo salvas por lá. E para o cliente a experiência será mais fluida e mais confiável, já que ele vai interagir sempre com um mesmo número!

Tudo isso irá agregar um valor de confiança e intimidade. Sem contar que, quando você segrega seu atendimento em vários números, a marca passa uma imagem mais “robótica” e desumana, algo que deve ser evitado.

2. Suas mensagens do Chatbot WhatsApp serão contextualizadas 💬

Nenhum cliente gostaria de ser tratado como apenas um número: a experiência perfeita para um cliente é receber a mensagem certa na hora certa. E o que vai poder oferecer isso na sua comunicação com seus contatos é a HubSpot. A base são os workflows da plataforma, no qual você pode configurar o disparo de uma mensagem de WhatsApp a partir das definições nas propriedades de cada contato. 

São várias abordagens automáticas que você pode programar nos workflows a partir das informações captadas de seus contatos, como: mensagem de boas vindas para novos assinantes, lembretes sobre um contrato está acabando, campanhas de marketing segmentadas para MQL’s, promoções de produtos para SQL’s, avisos exclusivos para clientes, até ações de upsell e cross sell para clientes satisfeitos, são infinitas as possibilidades. 

Sem contar com a personalização do atendimento manual também: com o acesso ao histórico das conversas e propriedades do contato pela HubSpot, o atendente poderá abordar o cliente de uma maneira super específica (e sem ficar fazendo perguntas redundantes) para uma conversa mais clara e objetiva com o contato. 

Nada como uma comunicação bem organizada e direcionada para o cliente se sentir especial, não é mesmo?

3. Organize seus processos e pule etapas redundantes ⏩

Todos os dados do contato serão salvos a partir do primeiro momento que ele entrar em contato com sua marca, dessa forma, nas futuras interações as conversas serão engajadas já levando em conta todos essas informações, evitando assim, solicitação de dados repetidos ou perguntas desnecessárias. Ninguém merece sentir que foi “esquecido” ou que não está sendo reconhecido (quando já interagiu com a empresa antes), não é mesmo? É fundamental que isso seja evitado.

Um exemplo: você já deve ter visto quando um cliente entra em contato, e o bot já pergunta se ele está com alguma dúvida sobre sua última compra. Isso porque o sistema já detectou quem é a pessoa e os detalhes da relação dela com a empresa. 

Com isso, já fica bem mais fácil se comunicar e a experiência será mais enriquecedora em ambos os lados.

4. Distribua os leads para os agentes certos 📳

A plataforma NA5 Conversas pode ser configurada para que um contato sempre entre na fila de um mesmo agente que já fez o atendimento dele antes

Isso é ótimo para o cliente, porque as conversas vão fluir perfeitamente já que o agente sabe o histórico de cabeça e tem mais intimidade com a pessoa. E também é excelente para a empresa, que vai “poupar” o tempo da equipe que poderia estar consumindo investigando o caso. Como o agente já está por dentro do histórico e expectativas do cliente, o atendimento será mais exclusivo e esse tempo vai ser poupado para outras atividades importantes!

5. Avalie o atendimento e o impacto das conversas 🔍

Um bom atendimento precisa passar por uma boa auditoria. É a única forma de garantir a qualidade dos seus atendimentos, já que sem isso, você não terá controle sobre o que os agentes estão conversando com os contatos, e a relevância das conversas. Com o NA5 Conversas todas as mensagens enviadas e recebidas ficam registradas no CRM da HubSpot na timeline de cada contato. Assim, você poderá avaliar como cada atendimento está sendo feito e o verdadeiro impacto das interações sobre o comportamento do cliente/lead.

Pro tip: Uma dica interessante é lançar uma campanha de NPS (por e-mail ou até mesmo por WhatsApp) e identificar clientes satisfeitos vs. insatisfeitos que foram atendidos por WhatsApp. Assim, você vai você conseguir avaliar os padrões positivos ou negativos e otimizar a operação! 

6. Vá além do WhatsApp com o NA5 Conversas ⚡️

Não nos leve a mal: interagir e dar suporte com o seu cliente por WhatsApp é crucial para seu negócio! Mas uma ótima experiência com o cliente não pode simplesmente parar no aplicativo: ela precisa ir além! O NA5 Conversas permite que você crie uma infinidade de réguas de relacionamento, automações e processos com WhatsApp, e-mails, ligações, anúncios e SMS. Com isso você pode prover uma experiência completa Omnichannel que vai além WhatsApp! Conte com a Plataforma NA5 para que todas as oportunidades sejam aproveitadas de verdade. 

A integração oficial do WhatsApp com HubSpot permite a inserção de mensagens destes canais nos seus workflows, além de registros das conversas e atendimentos diretamente no CRM da HubSpot.

🤖💬 Use chatbots para se conectar com os clientes sempre que quiserem! 

E construa um sistema digital que agilize sua comunicação. Conte com a NA5 Conversas, a única integração oficial da HubSpot que oferece esses vantagens em suas conversas via SMS e WhatsApp! Para saber mais sobre a solução, fale com um de nossos especialistas

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