CMS: WordPress ou HubSpot? Tire suas dúvidas

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Por Valentina Sales - 29 de Julho de 2019

Na hora de desenvolver seus sites, muitas empresas ficam em dúvida entre usar CMS WordPress ou HubSpot. Qual Content Marketing System (CMS) trará melhores resultados e performance, já que o site deve funcionar como uma potente ferramenta comercial para o negócio?

Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas, preparamos esse post com as principais características deles em relação aos recursos. Definindo os objetivos do seu negócio e conhecendo as potencialidades das plataformas fica mais fácil tomar a decisão e ser mais assertivo no investimento. Acompanhe!

Em primeiro lugar, vale uma apresentação básica das duas plataformas. O WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo lançado em 2003. Estima-se que atualmente, 30% dos websites sejam construídos em WordPress. Para criar sites mais robustos, o desenvolvedor precisa fazer integrações e recorrer a softwares adicionais.

Já a HubSpot combina as principais características do WordPress com uma estrutura completa de CRM (Custumer Relationship Management (CRM). Isso significa que todos os visitantes que chegam ao seu site atraídos pelo conteúdo tornam-se um lead.

Vamos agora às comparações dos principais aspectos de um site:

2-blog

Blog

Tanto o CMS WordPress quanto a HubSpot têm ferramentas de publicação fáceis de usar, sendo o WordPress mais focado em produção textual. A HubSpot conta com uma série de ferramentas nativas para otimização e inserção de outros formatos de conteúdo paralelamente à produção de textos.

Landing page

Se a ideia é criar landing pages, a tarefa será mais fácil na HubSpot, que tem um conjunto de ferramentas apropriados para o desenvolvimento de landing pages customizadas. O WordPress oferece plugins e temas, muitos deles pagos e as ferramentas nem sempre funcionam bem juntas.

Gerenciamento

Nesse quesito, ambas as plataformas são bastante fáceis de se gerenciar, com interfaces amigáveis para que os responsáveis pelo conteúdo possam fazer as atualizações de maneira simples, mantendo o visual atraente do site, garantindo a boa experiência do usuário.

A HubSpot oferece um conjunto de ferramentas que tornam muito simples a customização, não exigindo do profissional background em programação para construir ou alterar o site. Já no WordPress, se a empresa deseja soluções de design mais robustas, precisará de um software de construção de sites e de um profissional com conhecimentos em programação para realizar a tarefa.

SEO

O WordPress não tem a funcionalidade de Search Engine Optimization (SEO) nativa, mas há uma série de plugins pagos e gratuitos com essa finalidade. Já a HubSpot tem ferramentas nativas de SEO para o desenvolvimento de blogs, landing page e websites. Lembre-se de que o SEO é um ponto importante a ser considerado. Uma empresa que investe na Internet deve considerar a otimização para buscas orgânicas.

Análise de dados

No aspecto análise de dados, por ser também uma ferramenta de CRM, a HubSpot centraliza toda a informação e apresenta a visualização total do funil de vendas em painéis organizados.

Isso facilita a compreensão das informações e proporciona grandes insights às equipes de marketing e vendas, fornecendo subsídios para a tomada de decisões. No WordPress, mensurar a performance é um pouco mais complexo e não há centralização dessas informações. Dependendo dos seus objetivos, será preciso agregar alguma ferramenta paga para análise de dados.

E-mail e automação

A automação na HubSpot é uma premissa. Por ser uma ferramenta de CRM, o e-mail na HubSpot é facilmente integrado às ferramentas de e-mail e é possível automatizar o envio de newsletter conforme os conteúdos são publicados. No WordPress não há recursos nativos para a automação do marketing e do envio de e-mails, é preciso fazer integração com outras ferramentas, o que torna os processos mais complexos.

Conclusão

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Na minha opinião, a HubSpot é a ferramenta ideal para quem busca escalar seus processos com muito mais facilidade - através de integrações e automações - transformando assim o blog em uma verdadeira máquina de leads e negócios.

Além disso, a centralização das informações na HubSpot possibilita uma visão mais holística e completa do impacto das estratégias de Inbound para o crescimento da empresa e a análise torna-se muito mais assertiva. Com a HubSpot, as possibilidades são infinitas!

O site da sua empresa foi construído em CMS WordPress ou HubSpot? A plataforma escolhida atende às suas necessidades ou deixa a desejar em alguns pontos? Se quiser saber mais sobre as possibilidades da HubSpot, entre em contato conosco. Tenho certeza que podemos te ajudar!

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