O que é cold mailing e como utilizá-lo na sua estratégia de vendas?

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Por Valentina Sales - 13 de Fevereiro de 2019

Iniciar uma conversa por e-mail com alguém com quem a sua empresa nunca teve contato ou teve contato superficial parece uma tarefa difícil, não é mesmo? O fato é que essa estratégia, também conhecida como cold mailing, se bem utilizada, pode te ajudar a converter mais leads em clientes.

Mas atenção: personalização, cuidado e persistência são as palavras-chave para equipes que esperam ter bons resultados em vendas com o cold mailing.

Isso porque o cliente precisa se sentir atraído para a conversa. O ideal é que ele possa imediatamente identificar sobre o que você está falando, reconhecer que você pode resolver um problema que ele possui e ter o poder de decisão de compra.

Ele precisa sentir, já no assunto do e-mail, que suas abordagens são sob medida e que vão auxiliá-lo de alguma maneira. Mesmo assim, neste modelo de approach, é difícil que a conversão venha através de um único e-mail de contato, é preciso ter persistências nos follow ups.

Empresas que usam inbound marketing no mix de marketing precisam trabalhar o cold mailing com excelência, já que elas possuem um grande volume de leads que são atraídos por um contato impessoal, como blogs, ebooks e webinarns. Separamos abaixo algumas dicas para desenvolver uma estratégia de cold mailing certeira:

Melhores práticas do Cold Mailing

Melhores práticas do Cold Mailing

Capriche nos template

As maiores chances de abertura e conexão por meio de um cold mailing estão em estruturas simples, com assuntos curtos, diretos e provocadores. Nada de muitas imagens e links no corpo do e-mail.

Opte por um texto de corpo de e-mail objetivo e com o máximo grau de personalização possível. Algumas ferramentas do HubSpot Sales Hub podem ser muito úteis para essa tarefa, como os templates semipronto e os recursos de personalização do contato através do CRM.

Estruture os fluxos de e-mails automáticos

Uma pesquisa da HubSpot diz que 80% das vendas precisam de, pelo menos, 5 follow ups para a concretização. No entanto, a mesma pesquisa apontou que 44% dos vendedores desistem já na segunda tentativa. O ideal é que você crie um fluxo de e-mails roteirizados para te auxiliar nessas abordagens.

Você pode usar as ferramentas da HubSpot para automatizar esse fluxo de cadência, estruturando uma série de tentativas de contato com seu lead, e adaptando suas mensagens de acordo com o comportamento do receptor. Você economiza muito tempo e ainda garante que seus e-mails estão sendo enviados de maneira personalizada e cômoda para seus leads.

É este tipo de otimização que a HubSpot permite que você faça para sua empresa. E o melhor, tudo de forma holística e centralizada em único site. Fale com um de nossos especialistas para saber como podemos te ajudar.

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