Como aumentar as vendas de SaaS com Inbound Marketing

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Por Valentina Sales - 29 de Agosto de 2018

Em um mercado digital cada vez mais competitivo, apostar na diferenciação da marca é a grande sacada para conquistar um lugar de destaque e alavancar a lucratividade. Entre todas as estratégias de SaaS Marketing utilizadas para impulsionar uma empresa de Software as a Service voltada para empresas, o Inbound Marketing tem sido amplamente adotado para superar a concorrência e expandir os negócios. Quer saber mais sobre como aumentar as vendas de SaaS com Inbound Marketing? Então confira este texto!

Canal de comunicação direto

Canal de comunicação direto

O Inbound Marketing utiliza muito das práticas e ferramentas do Marketing de Conteúdo, criando um poderoso canal de comunicação direto com os clientes. O objetivo é atrair leads qualificados para a sua startup de SaaS, criando conteúdo de qualidade e projetado especificamente para o seu público-alvo.

O conteúdo original é o ponto crucial de uma estratégia eficaz de marketing de atração. Para adquirir novos clientes, forneça histórias de sucesso, estudos de caso e artigos verdadeiramente úteis que oferecem soluções para os desafios enfrentados pelos seus clientes em potencial. Compartilhe conhecimento e incentive os líderes de sua SaaS a participar de transmissões, conferências e entrevistas para aproveitar ainda mais as oportunidades de se posicionar como uma autoridade no setor.

Nutrição e conversão de leads qualificados

Nutrição e conversão de leads qualificados

A estratégia de Saas Inbound Marketing se concentra em ser útil e relevante, a fim de reduzir o ciclo de vendas e elevar as conversões ou inscrições. Quando os leads chegam ao seu site, o seu conteúdo exclusivo (e-books, vídeos, demonstrações de produtos ou estudos de casos), a sua comunicação digital (redes sociais, newsletter, anúncios pay-per-click) e o teste gratuito do seu software irão transformá-los em clientes pagantes e defensores da sua marca.

Saiba que, para ser bem-sucedido nesta etapa de atração, você precisa oferecer recursos on-line, white papers e guias que fornecem valor real do seu serviço a seus clientes em potencial. Tente resolver os problemas, superar as objeções de vendas e demonstrar os benefícios do seu software.

O pulo do gato é apostar nos leads qualificados, convidando-os para uma avaliação gratuita do seu software. Recomenda-se o envio de conteúdo que demonstre o valor da avaliação gratuita e explique o que os usuários podem esperar. Depois de se inscreverem, envie comunicações personalizadas para oferecer assistência, fornecer recursos direcionados e ajudá-los a aproveitar ao máximo sua oferta de teste.

Custo de aquisição menor

Custo de aquisição menor

O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo funcionam bem para as startups de SaaS por vários motivos. Para começar, eles têm um custo de aquisição do cliente até 40% menor quando comparados às estratégias de marketing tradicional, que demandam altos investimentos em campanhas. Com um gasto total reduzido, as novas estratégias permitem que as empresas atinjam um público muito mais amplo.

Além disso, as estratégias de SaaS Inbound Marketing reduzem o ciclo de vendas, já que muitas das questões que geralmente travam o processo, como dúvidas a respeito da solução, preços, assistências etc, já foram solucionadas lá na frente com o seu conteúdo informativo. Aliás, a riqueza do seu conteúdo também favorece à conversão mais rápida, pois prepara os clientes em potencial para que tomem a decisão de compra antes mesmo que a tarefa chegue às equipes de vendas.

Como você trabalha essas estratégias de Inbound Marketing na sua SaaS? Quais os resultados? Compartilhe com a gente a sua experiência!

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