NA5

Blog NA5

Como definir o budget de marketing para SaaS

Como definir o budget de marketing para SaaS

Para as SaaS, a definição do budget de marketing é um passo muito importante. A mídia social deve ser prioridade e o investimento precisa ser compatível com a margem de lucro.

Publicado em por

O investimento em marketing é parte importante do crescimento de uma empresa. Tornar-se conhecida e procurada pelos consumidores é a chave para o crescimento de uma de SaaS B2B. Pesquisas apontam que as empresas têm investido seu budget de marketing preferencialmente nas plataformas online.

Entenda o passo-a-passo de um bom trabalho de marketing para SaaS e como utilizá-lo a favor da sua empresa clicando aqui.

De acordo com o Relatório da CMO Survey, as mídias sociais são prioridade em marketing para 83% das empresas e o Marketing Analytics é o segundo mais usado, com 72%. Análise da Emarketer aponta ainda que o Facebook permanecerá na liderança em números de usuários, com 89,2%, seguido pelo Instagram, que deve crescer para 46,6% até 2020.

Definição do budget de marketing

Definição do budget de marketing

Alguns pontos devem ser observados para que o cálculo do budget de marketing esteja correto.

Verifique se o faturamento mensal da sua empresa vem crescendo ou caindo, quando comparado com o do ano anterior. Olhar o histórico dos últimos dois anos ajuda a entender qual a tendência dos meses que virão e dá uma visão clara do comportamento do consumidor.

O cálculo da lucratividade, percentual do faturamento que fica com a empresa, pode ter grande variação dependendo do tipo de negócio, da quantidade de funcionários, entre outros fatores. Sabendo a margem de lucro da sua empresa, você conseguirá definir o quanto deve investir em marketing digital.

Caso a margem de lucro de seu negócio seja boa, algo superior a 15%, o investimento possui um bom espaço de manobra. Se for menor que este valor, o melhor é verificar qual produto possui a maior margem e iniciar um projeto piloto apostando apenas na divulgação deste único produto.

Empresas consolidadas X novas no mercado

Empresas consolidadas X novas no mercado

O antigo ditado “quem não é visto, tampouco é lembrado” vale para todas as relações comerciais. Se a sua empresa está em um ramo de atividade onde existe muita concorrência, é de extrema importância que se destaque das demais para aumentar suas possibilidades de lucro.

Embora ainda muito difundida, a ideia de que as empresas iniciantes no mercado devem investir menos em marketing digital do que as já consolidadas não é verdadeira. As companhias já conhecidas não precisam passar pelo processo de reconhecimento do público. Já as novas dependem fundamentalmente de mostrar quem são e marcar sua imagem.

Cerca de 10% do faturamento das corporações consolidadas deve ser destinado ao budget de marketing. No caso das companhias mais jovens, o ideal é que o valor seja de 12% a 20%. Isso se deve ao fato de que no início é necessário se posicionar no mercado para ficar conhecido.

Para empresas de SaaS B2B, é ainda mais importante coletar e analisar informações sobre as práticas do mercado. Isso porque o marketing neste mercado exige uma abordagem diferente. Clique aqui e saiba o que muda no Marketing para SaaS B2B.

Como você calcula o investimento em budget de marketing da sua empresa?

Nova call to action

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.