NA5

Blog NA5

Como funciona a Automação de Marketing no funil de vendas?

Como funciona a Automação de Marketing no funil de vendas?

O funil de vendas é o caminho percorrido desde o primeiro contato com a marca. Descubra como funciona a automação de Marketing no funil de vendas.

Publicado em por

O funil de vendas corresponde ao caminho percorrido pelo cliente desde o primeiro contato com a marca até a compra e pós-compra. Como o próprio nome indica, ele vai filtrando os usuários que estão realmente interessados com a marca e os curiosos que efetivamente não têm nenhum interesse de finalizar uma compra. Continue a leitura do artigo e entenda mais sobre o funil de vendas e saiba como a automação de marketing pode contribuir para a filtragem de prospects, leads e clientes em potencial.

Entendendo o Funil de Vendas

O funil de vendas começa com uma quantidade grande de prospects que entraram em contato com a marca através do site, blog, etc. Para “peneirar” essas pessoas e selecionar aquelas que realmente têm interesse no seu produto entra em cena o Inbound Marketing.

Conteúdos e estratégias devem ser aplicados corretamente para o Funil de Vendas surtir o efeito desejado. Ele não apresenta necessariamente um caminho linear, mas divide-se em três fases:

  • Topo do funil: é o primeiro filtro, onde o consumidor não está preparado para efetivar a compra, mas ele tem um problema e quer conhecer as soluções oferecidas pela empresa.

  • Meio do funil: o objetivo dessa etapa é transformar o prospect em lead. Ele espera as soluções para o seu problema nessa fase.

  • Fundo do funil: etapa de decisão da compra (com a ajuda do Inbound será a primeira de muitas!). Esta é a fase onde o lead avalia seu produto ou serviço.

Atenção! Um funil de vendas desajustado pode ser prejudicial para os seus negócios, pois não irá mostrar o número real de consumidores que farão compras no seu site.

Automação de marketing no funil de vendas

Automação de marketing no funil de vendasPor meio do comportamento do lead, a automação de marketing identifica o estágio no funil de vendas que ele se encontra. Desse modo, as ferramentas de automação direcionarão o conteúdo adequado para que o lead siga até a próxima etapa. É necessário organizar fluxos de e-mail para cada fase do funil, criando “regras” para mudar o cliente de fluxo até alcançar o fundo de funil.

Para que os leads possam avançar no funil de vendas em direção à compra, eles precisam ser nutridos com conteúdos relevantes, respeitando claro, a sua persona e o estágio na jornada do consumidor em que ele se encontra. Entregar o conteúdo na hora certa e para a persona adequada são requisitos para o sucesso da estratégia.

A nutrição de leads e a automação de marketing

A nutrição de leads e a automação de marketingComo expliquei no post anterior, a automação de marketing busca gerar relacionamento de forma automática com a base prospects, leads e clientes. Por isso, nada melhor que automatizar o conteúdo para nutrir seus leads. A automação de marketing vai nutrindo o lead até ele chegar ao fundo do funil. Assim, com a Automação e a nutrição de leads é possível executar com sucesso o funil de vendas, filtrando os prospects que não estão interessadas nos produtos da empresa.

O caminho que o lead percorre para se tornar um cliente em potencial torna o processo mais certeiro e eficaz, já que o contato só será realizado pelos vendedores no momento em que o prospect estiver apto para a compra, ou seja, no fundo do funil.

Você já havia relacionado a automação de marketing com o funil de vendas? Utiliza a automação de marketing para identificar o estágio no funil de vendas que o seu lead se encontra? Vamos continuar essa conversa nos comentários!

Clique aqui para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.