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Como integrar WhatsApp e HubSpot na sua empresa

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NA5 Labs: Especialistas em HubSpot

Toda empresa que opta por utilizar os softwares de Marketing, Vendas ou Service da HubSpot sabe a diferença que a centralização e controle das informações em único lugar pode fazer para a empresa. Não estou falando apenas dos ganhos de produtividade (que são super importantes para quem quer escalar a operação), mas principalmente das possibilidades estratégicas que só são possíveis quando diferentes ferramentas “conversam entre si”. 

Se essa é uma verdade para todos os canais de relacionamentos, como os  e-mails e ligações comerciais, os anúncios, e-mails de marketing e SEO, e nos atendimentos de clientes por Facebook Messenger e Call Center, PORQUE NO WHATSAPP SERIA DIFERENTE? 

A resposta é simples: não é! O WhatsApp, como qualquer outro ambiente de conversas entre a empresa e seu público, pode funcionar de maneira isolada, mas apenas quando ele está integrado a todo o ecossistema do CRM, seu verdadeiro potencial é despertado, possibilitando uma infinidade de novas aplicações estratégicas!

Para empresas que fazem dezenas ou centenas de atendimentos diários por WhatsApp utilizar a API do WhatsApp Business é a melhor solução. 

A API do WhatsApp Business representa uma grande evolução para empresas de médio ou grande porte, por permitir a criação de processos automatizados e integrações com outras plataformas. Existe uma grande diferença entre usar o Aplicativo do WhatsApp Business (versão web) e sua a  API Oficial do WhatsApp Bussiness (clique aqui para entendê-las melhor). 

A integração WhatsApp + HubSpot leva os atendimentos por WhatsApp ao próximo nível. 

Isso porque quando as duas plataformas estão integradas, as automações se tornam muito mais personalizáveis, os atendimentos ficam mais rápidos e as experiências dos clientes são completamente transformadas! 

Nós separamos abaixo tudo que você precisa saber sobre, a integração oficial da API do WhatsApp Business e o CRM da HubSpot. 

O que você precisa para integrar o Whatsapp + HubSpot

O solução da NA5 é  “plug and play” para usuários HubSpot. Na prática isso significa que as empresas contratantes podem fazer a integração das duas plataformas de maneira rápida e sem dor de cabeça. Essa “tecnologia de prateleira” possibilita que empresas de todos os segmentos possam montar um projeto de implementação com pouquíssimo impacto na operação.

Compare por exemplo o método de integração que foi utilizado pela HubSpot para inserir o WhatsApp em sua operação. A implementação da plataforma nos seus processos exigiu dois desenvolvedores totalmente dedicadas ao projeto durante semanas. Com o NA5 Conversas a implementação em si demoraria um tempo muito menor, sem a necessidade de nenhum programador. 

Para garantir o sucesso da integração, sua empresa precisa apenas de:

  • Conta HubSpot Professional ou Enterprise em qualquer módulo (Marketing, Vendas ou Service)
  • Conta Twilio Flex, da qual será solicitado uma nova API do WhatsApp Business (nós oferecemos suporte durante todo o processo de contratação) 
  • Contratação do NA5 Conversas 

Simples, não é? 

CTA da NA5. Clique para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot

O NA5 Conversas na prática 

O NA5 Conversas é o conector entre as tecnologias da HubSpot (CRM + módulos) e a Twilio (responsável pela API do WhatsApp Business). Caso você queira conhecer mais sobre a Twilio, o maior parceiro do WhatsApp na solicitação do WhatsApp Business em todo mundo, leia este artigo que preparamos para você.

Nossa solução, portanto, tem o papel de integrar as informações e funcionalidade entre as duas tecnologias. Quando você solicita, por exemplo, que uma mensagem de WhatsApp seja disparada através de um Workflow da da HubSpot,  o NA5 Conversas recebe essa “solicitação e a leva até a Twilio. 

Em outro caso de uso, quando um atendimento por WhatsApp é feito por meio da Twilio, o NA5 Conversas registra as mensagens enviadas e recebidas no CRM da HubSpot de forma automática. 

Como funciona a integracao WhatsApp HubSpot

O NA5 Conversas ainda oferece uma plataforma para atendimentos, o Flex da Twilio, onde gestores e agentes podem organizar sua fila de atendimento, conferir o histórico de execuções, avaliar o tempo de espera dos leads e muito mais. 

10 motivos para integrar o WhatsApp ao HubSpot 

Agora que você sabe como integrar o WhatsApp ao HubSpot, chegou a hora de mostrar o impacto que isso poderá ter na sua empresa. 

Eu te garanto, sua operação de atendimento por WhatsApp será muito mais eficiente e produtiva, e seus clientes terão uma experiência inesquecível com a sua marca. 

Gerenciamento 

  1. Relatório de desempenho. O NA5 Conversas oferece uma visão completa e instantânea sobre os atendimentos ativos de cada agente que está utilizando a plataforma e o número de pessoas em cada fila de atendimento. 
  2. Atualização do CRM. Utilize as conversas por WhatsApp para qualificar e enriquecer as informações sobre os contatos da sua base. Faça perguntas por chatbot e atualize as propriedades dos contatos de forma automática a partir das respostas. 
  3. Conversas auditáveis e confiáveis. Todas as mensagens enviadas ou recebidas por WhatsApp são automaticamente registradas na timeline do contato, no CRM da HubSpot. Nunca mais dependa de processos manuais falhos para gerenciar a qualidade e eficiência dos atendimentos.

Melhoria de processos 

  1. Geração de leads. Crie leads para sua base a partir de cada NOVA conversa iniciada por WhatsApp ou atualize o número de celular dos contatos existentes. 
  2. Distribuição automática de leads. Organize a distribuição dos leads que entram em contato por WhatsApp a partir de diferentes regras. Você pode distribuir de forma equilibrada entre todos os agentes, a partir da fila de cada agente e até mesmo retornar os contatos sempre para os mesmos agentes. 
  3. Chatbots de WhatsApp. Crie chatbots que filtram os atendimentos e direcionam os atendimentos de forma rápida e eficiente para o público. 

Experiências incríveis 

  1. Réguas de Relacionamento. Crie mensagens automáticas que são enviadas no momento certo. Utilize os Workflows da HubSpot para criar disparos a partir de qualquer comportamento do usuário. 
  2. Personalização de mensagens. Quando o WhatsApp e o CRM da HubSpot estão integrados, é possível usar qualquer propriedade do contato como uma mensagem personalizada. 
  3. Atendimentos de um único número. Centralize todas as conversas em um único número de telefone da empresa. Isso passa muito mais confiança e humanidade para os relacionamento com o público além de facilitar o contato.
  4. Acelere o atendimento. Veja todo o histórico do contato assim que ele inicia uma conversa por WhatsApp e saiba exatamente o que ele precisa, sem que ele precise dizer.

Quer dicas de como usar WhatsApp + HubSpot para garantir os melhores resultados? Veja isso 🤯

5 segmentações de comportamento para uma melhor experiência com WhatsApp e HubSpot

Como captar leads pelo WhatsApp

4 dicas para montar um template de WhatsApp Business infalível

Resultados são surpreendentes 

Todas as melhorias citadas acima tem como objetivo potencializar os resultados da sua empresa com WhatsApp. Seus processos se tornam mais eficazes e com menos esforços manuais, e as experiências dos seus clientes garantem maior satisfação e retenção. 

Como citamos no início deste artigo, a própria HubSpot investiu na implementação do WhatsApp na sua operação. Neste case de sucesso que apresentamos no blog, mostramos como a plataforma conseguiu obter 88% mais cliques no WhatsApp, em comparação com outros canais de relacionamento 

E olha só, estamos falando apenas de um resultado a super curto prazo. Imagine o tempo que foi economizado do time de Vendas, que não precisa mais utilizar seu WhatsApp pessoal para conversar com prospects. 

Pense também na importantíssima redução de riscos, tanto em relação ao descontrole sobre o que está sendo conversado entre os vendedores e os prospects, quanto em relação ao controle sobre as horas trabalhadas de seus colaboradores (que podem implicar em sérios problemas jurídicos). 

Com o NA5 Conversa, você utiliza todo o potencial de atendimento por WhatsApp para garantir os melhores resultados para o seu negócio. 

Conheça tudo sobre o NA5 Conversas 

O NA5 Conversas foi desenvolvido pela NA5, a maior referência em HubSpot do Brasil e Twilio Champion! Saiba mais sobre a empresa por trás dessa tecnologia e veja tudo que ela é capaz.  

Agora, se você quiser conhecer o passo a passo de como fazer a integração WhatsApp + HubSpot na sua empresa, é só clicar aqui e baixar o PDF disponível na página.

Revolucione sua operação para sempre com o NA5 Conversas.


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