Como avaliar a contribuição do marketing no funil de vendas HubSpot CRM

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Por Valentina Sales - 27 de Fevereiro de 2019

Uma dos principais desafios de empresas em crescimento é avaliar a contribuição dos esforços da sua equipe de marketing sobre seu desempenho. Mas, com o HubSpot CRM é possível identificar esse impacto direto de maneira super simples. Confira!

O papel do Marketing para geração de novos Contatos

O papel do Marketing para geração de novos Contatos

O principal KPI de qualquer equipe de Marketing é, normalmente, o número de leads capturados em determinado período. Porém, quando essa métrica é aplicada sem uma análise do tipo de prospect que está sendo atraído, a taxa de conversão torna-se muito baixa e os esforços do time comercial são pouco recompensados.

Este tipo de atrito é gerado justamente pela ausência de uma avaliação profunda sobre a maneira como os objetivos de cada time influenciam no desempenho geral da empresa.

Mais de uma vez, no Blog da NA5, escrevemos sobre como a sinergia entre Marketing e Vendas é essencial para se obter melhores resultados para grandes marcas, e hoje vamos mostrar como criar relatórios que vão te ajudar a analisar esse desempenho.

Funil do ciclo de vida do contato

Funil do ciclo de vida do contato

Neste relatório, você pode visualizar quantos contatos gerados e trabalhados pela equipe de marketing foram convertidos em clientes, em determinado período.

Com isso, você poderá avaliar não somente se o número de leads gerados está de acordo com suas estimativas, mas também quantos destes contatos estão se tornando negócios para sua empresa.

Deep Dive: Se você quer avaliar o resultado de cada Canal de contato, basta clonar este relatório, clicar em “Personalizar” e utilizar o filtro “Fonte Original”. Depois é só filtrar pelo tipo de Fonte, como “Pesquisa Orgânica” ou “Mídia Social” e nomear o relatório de acordo com o filtro, por exemplo: Funil do ciclo de vida do contato (Pesquisa Orgânica).

Contatos por Fase do ciclo de vida

Contatos por Fase do ciclo de vida

Com este relatório você pode avaliar rapidamente quantos Contatos você possui de acordo com seu Ciclo de Vida.

Sendo assim, você pode entender quais os esforços de marketing devem ser feitos para mudá-los de posição no Ciclo.

Deep Dive: Como no relatório acima, você também pode avaliar como cada canal de contato transformou um visitante em um lead. Dessa forma, entender se Canais de contato específicos tendem a gerar contatos que tornam-se “Assinantes do seu Blog”, “Oportunidades” e “Clientes”.

Funil das fases do negócio

Funil das fases do negócio

No relatório “Funil das fases do negócio”, é possível ter um panorama de quantos contatos ou negociações movimentaram-se pelas etapas do seu funil de vendas em um determinado período.

Totalmente automatizado, o relatório calcula as taxas de conversão em cada fase, mostrando o percentual de contatos que se moveram de um estágio para o próximo no funil.

Deep Dive: Se você quer avaliar o desempenho de cada vendedor, basta clonar este relatório, clicar em “Personalizar” e utilizar o filtro “Proprietário do Negócio”. Depois é só filtrar pelo nome do responsável pelo Negócio e nomear o relatório de acordo com este filtro, por exemplo: Funil das fases do negócio (Fernando).

Se sua equipe de Marketing é grande, você também pode filtrar por Fonte Original do contato e ver a Origem do Canal de contato dos Negócios gerados no seu Funil de Vendas.

Atenção: os três relatórios podem ser encontrados em Painéis > Adicionar relatório > Biblioteca de Relatórios, com seus respectivos nomes.

O acompanhamento desses relatórios ajudará a empresa a entender a sinergia entre a equipe de marketing e o time comercial. Assim será possível tomar decisões sobre investimentos e estruturar outras iniciativas com base em dados. Recomendamos também a leitura sobre as vantagens do HubSpot Sales e o fornecimento de dados para insights que é possível extrair dele.

Apoie-se nos dados do HubSpot CRM para análises e tomada de decisões e extraia o melhor do seu time de marketing e vendas!

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