CRM para Universidades: como otimizar as estratégias de admissão

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Por Valentina Sales - 01 de Julho de 2019

A nova geração de alunos nasceu em um mundo onde novas tecnologias transformaram a comunicação e os negócios e promoveram muito mais facilidade e agilidade para as pessoas. Acostumadas com estes serviços, os novos universitários esperam das instituições de ensino a mesma eficiência vista em outros setores. Por isso, o CRM para Universidades é tão importante.

Claro que a ferramenta por si só não pode garantir os melhores resultados para as universidades. Junto à ela, é preciso criar estratégias alinhadas entre Marketing, Admissions e Customer Success que englobam todo o processo de decisão por determinado curso: do conhecimento até a admissão do aluno.

No entanto, o CRM para Universidades é essencial, pois sua participação central nas estratégias permite análises muito mais profundas e refinadas sobre os resultados das ações da instituição.

Veja como as Universidades podem utilizar o CRM para otimizar suas estratégias e conquistar mais alunos.

Otimizando estratégias de admissão em universidades com o CRM

Otimizando estratégias de admissão em universidades com o CRM

Para o departamento de Admissions, informação é poder. Entender o perfil dos alunos de acordo com cada curso, e saber o que eles procuram na universidade são fatores essenciais para uma venda bem sucedida.

Entenda o que seus alunos precisam

O CRM é uma ferramenta que empodera o Admissions. Com ele, é possível observar o histórico de visitantes, leads e clientes da Universidade, para responder perguntas como “o que este aluno está buscando?” “como posso ajudá-lo” e “quais argumentos são valiosos e quais não são relevantes para o aluno?”.

Esses insights só são possíveis com um CRM que centralize e organize essas informações. Quando não há um “lugar” para a centralização das informações, elas tornam-se um “peso”, uma energia não canalizada. Quanto mais informações você tiver, mais poderosa fica seu CRM.

Interação personalizada

A personalização de interação é uma realidade no mundo dos negócios, para as Universidades ela é ainda mais importante. O período de escolha pelo curso de Ensino Superior é um dos mais tensos e conturbados para os jovens, pois essa decisão é responsável por grandes mudança em sua vida.

Por isso, uma abordagem de vendas em massa e pouco consultiva torna essa experiência penosa. A personalização é uma maneira de mostrar que existe um esforço em ajudar os prospects com suas dúvidas,, aumentando consideravelmente a confiança na Universidade e na validade das informações apresentadas.

Para garantir essa experiência e torná-la escalável, o CRM tem um papel vital. Com ele é possível organizar seus prospects, por Buyer Persona por exemplo, e atuar de maneira muito mais personalizada.

Os pais também importam

Não é só de interação com os possíveis alunos que vive a capacidade de atração das universidades. Os pais dos alunos são muito importantes na tomada de decisão e conversão de leads.

O CRM pode ser utilizado para gerenciar e rastrear os relacionamentos e comunicações com os pais para impactá-los de forma positiva e aumentar as possibilidades de conversão.

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