5 Dicas para aumentar a taxa de conversão de SaaS

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Por Valentina Sales - 14 de Novembro de 2018

Você está atraindo uma base bacana de seguidores para o seu site e agora está se perguntando como aumentar a taxa de conversão do seu SaaS? Então você chegou ao lugar certo! Porque, no artigo de hoje, elencamos cinco dicas imperdíveis para você começar a implementar agora mesmo e transformar seus visitantes em leads qualificados e, claro, clientes fiéis e satisfeitos!

Tenha em mente que os negócios de SaaS possuem um ciclo de vendas muito mais complexo e, por conta disso, é necessário estratégias bem desenvolvidos de geração de leads certos, ofertas adequadas e bem comunicadas e experiências de usuário otimizadas!

Então, concentrando-se nas estratégias certas para o seu SaaS, você vai economizar tempo e aumentará suas taxas de conversão. A chave é pensar como o usuário e de forma global!

1. Acerte nas estratégias para geração de leads qualificados

Acerte nas estratégias para geração de leads qualificados

Essa dica é básica para qualquer empresa que deseja escalar seus negócios. Crie estratégias para alcançar o público potencial de modo mais assertivo e com maior probabilidade de conversão. Identifique os pontos de contato. Aposte em calls-to-action, landing pages e formulários.

Direcione o tráfego com conteúdo atrativo, coerente e de qualidade. Teste várias versões de páginas de destino, com mensagens ou ênfases diferentes, para identificar o que traz mais resultados. Tudo precisa estar otimizado para garantir uma experiência coerente e eficaz, elevando a taxa de conversão do seu SaaS.

2. Promova campanhas de sequência de e-mail (Workflows)

Promova campanhas de sequência de e-mail (Workflows)

Considere construir uma série de e-mails marketing seguindo um cronograma predefinido para manter uma conversa constante com seus leads. Para nutri-los melhor e obter mais conversões, mescle o envio de conteúdos valiosos e personalizados (baseados nas interações anteriores desses leads no seu site) e de informações e ofertas sobre o seu produto ou serviço.

Saiba que workflows de e-mail marketing com uma boa estratégia têm em média, resultados até 80% maiores que e-mails simples e isolados. Além disso, o workflow aumenta as suas chances de reengajar seus leads, levando-os mais facilmente à próxima etapa do final do funil de vendas. Segundo relatório da Forrester Research, leads que passam por um funil com acompanhados por um workflow de e-mail marketing gastam até 47% mais em transações comerciais.

3. Envolva com avaliação gratuita

Envolva com avaliação gratuita

Proporcionar uma avaliação gratuita pode ser benéfica para você e seus clientes – desde que implementada de forma correta. Então, o que fazer? Você precisa criar uma experiência envolvente para os usuários de teste gratuitos para que eles fiquem "viciados" e queiram continuar interagindo com o seu serviço.

Envolva os usuários com experiência práticas sobre o uso do seu software, apontando os pontos mais importantes e mantenha uma interface do usuário simples. Uma dica: aposte em vídeos de demonstração simples ou um tour de produtos para demonstrar a capacidade total do seu produto, mas sem sobrecarregar o usuário. Para softwares mais complexos, o processo de Onboard pode ser ainda mais proveitoso.

4. Otimize a estratégia de preços

Otimize a estratégia de preços

Acertar os preços é difícil para qualquer negócio de SaaS. Se você definir um preço baixo, perderá credibilidade no mercado. Se você fizer um preço alto demais, vai assustar seus clientes. Para atingir o ponto ideal de preço, é necessário analisar vários fatores, como custos de produção e negócios, preços de concorrentes, metas de receita, etc.

A otimização de preços significa ajustar esses fatores para obter a melhor taxa de conversão possível. Também exige que você entenda o cliente e o valor do seu serviço, conforme percebido pelo seu mercado-alvo. A chave é criar planos “combo” e criar preços atrativos, com valores quebrados – R$ 39,90 é muito mais interessante que R$ 40, embora alguns centavos não façam diferença, não acha?

5. Mostre aprovação social

Mostre aprovação social

A confiança é um dos fatores mais importantes que influenciam as decisões de compra de seus clientes. Adicionar uma “prova social” ao seu site é uma das melhores maneiras de promover a confiança com seus clientes. Um estudo do SPC Brasil em parceria com Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que quase 70% dos consumidores on-line analisam uma revisão do produto antes de fazer uma compra.

Existem muitas maneiras diferentes de adicionar prova social ao seu site. Você pode publicar depoimentos de clientes que destacam o valor do seu produto para que seus clientes em potencial possam identificar como ele ajudará a resolver o problema. Você também pode destacar os endossos de figuras conhecidas em seu setor. Isso ajuda a estabelecer-se como uma autoridade em seu mercado e a provar seu valor.

Outra dica extra: publique vídeos de cases de sucesso com depoimentos de clientes reais. Mostre em números o que seus clientes alcançaram com a sua solução. A humanização trazida pelo vídeo afeta positivamente a taxa de conversão.

Agora que você recebeu essas pinceladas estratégicas, é hora de colocar os neurônios para funcionar e dar vida às suas ideias! Bora! Ah, e que tal aproveitar e conferir outras dicas imperdíveis para aumentar as vendas dos seus SaaS?

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