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9 dicas vitais para o crescimento do seu SaaS B2B

9 dicas vitais para o crescimento do seu SaaS B2B

O setor de SaaS B2B está em pleno crescimento e as previsões para o setor nos próximos anos são muito promissoras.

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Sendo uma indústria de bilhões de dólares e com projeções de crescimento acelerado, o SaaS B2B tem experimentado oportunidades sem precedentes. É importante para as empresas do setor aproveitar esse aumento da demanda para evitar serem prejudicadas pela concorrência.

A geração de demanda é o crucial nesta estratégia, uma vez que está relacionada com a conscientização e o interesse pelas ofertas da empresa. Se feita corretamente, ela pode preencher o canal com prospects qualificados, conquistar novos clientes e garantir a lucratividade de longo prazo.

Trata-se de um quebra-cabeças complexo, que requer não só a aquisição de leads, mas também comunicação, trabalho em equipe, retenção e alinhamento. Para ajudar a desvendá-lo, preparamos um tutorial para alavancar seu SaaS B2B e aproveitar melhor essa previsão de crescimento do setor.

Veja as dicas para seu SaaS B2B

Veja as dicas para seu SaaS B2B

  1. Entenda seu nicho. Os produtos SaaS B2B atendem a uma demanda específica. São mais versáteis e oferecerem uma solução mais abrangente do que criar um software ou comprar um produto interno, ainda assim são especializados o suficiente para fornecer uma proposta de valor exclusiva. É mais fácil ter sucesso com uma empresa de SaaS oferecendo uma gama limitada de funções excepcionais e inovadoras do que entregando um produto amplo, mas somente com funções básicas.

  2. Desenvolva as personas dos compradores para melhor direcionar seus esforços. Quanto mais fortes as personas dos compradores B2B, melhor a segmentação, o que leva a um conteúdo superior. Converse com a equipe de vendas e com clientes para coletar os dados necessários e, a partir do conhecimento dos motivos que levam seu público-alvo a comprar, crie um perfil com pontos de mensagens, perguntas frequentes e conteúdo de alto nível, projetado para atender às suas necessidades exclusivas.

  3. Crie conteúdo reservado de alta qualidade. Essa área premium do seu site só poderá ser acessada se o consumidor preencher o formulário com as informações básicas como nome, contato, cargo, empresa, entre outros. Compradores de SaaS B2B costumam dedicar seu tempo com pesquisas para determinar quais as melhores opções antes de tomar uma decisão. O conteúdo direcionado que poderá encaminhar após receber esses dados podem posicionar sua companhia como um parceiro e consultor confiável.

  4. Conecte suas principais métricas de negócios ao desenvolvimento de produtos. O investimento ágil em pequenos incrementos é uma das melhores maneiras de garantir que seus clientes estejam satisfeitos com sua mercadoria. Acompanhar as principais métricas e realizar pesquisas de satisfação e interesses mantém seu produto sempre atualizado, de acordo com os desejos de seus consumidores.

  5. Desenvolva uma rede de parceiros forte. Apesar de requerer investimento de tempo e energia, esta é uma ótima forma de alavancar seu produto sem a necessidade de gastar mais dinheiro. Comece determinando os traços que procura em seus parceiros de co-marketing. Questione-se sobre a melhor forma de abordar seus parceiros potenciais, como melhor abordá-los e quais são aqueles com os quais não deseja formar parceria. Lembre-se de que toda parceria precisa ser viável e mutuamente benéfica para ser bem sucedida.

  6. Comunique os benefícios e o valor do seu serviço. Raramente os clientes B2B fazem compras por impulso. Normalmente há bastante pesquisa envolvida no processo de aquisição de produtos ou serviços. É importante usar uma linguagem convincente para indicar ao cliente exatamente como seu serviço resolverá os problemas dele. Indique diferenciais ante a concorrência e benefícios que oferece. Entusiasme seus potenciais consumidores com as maneiras pelas quais sua oferta pode ajudá-los a alcançar seus objetivos.

  7. Crie seu conteúdo orientado pelos dados do marketing. Uma das melhores estratégias para descobrir se seu conteúdo está chegando ao seu comprador é usar os dados da área de marketing. Comece medindo os cliques, custo por lead, por oportunidade e retorno sobre o investimento. Com essas métricas, você conseguirá tomar decisões apoiadas por dados.

  8. Nutra leads que não estão prontos para comprar. Uma estratégia de promoção de leads forte evita o desperdício daqueles valiosos e de alta qualidade, mas que ainda não estão prontos para a conversão. Alimente-os com conteúdo relevante, projetado para construir um relacionamento e fornecer valor, garantindo que, quando estiverem preparados, você conquistará esse negócio. Utilize dados demográficos e suas atividades na web, segmentando-os, para o envio de e-mail marketing e campanhas de conteúdos.

  9. Ensine o caminho do sucesso ao seu cliente. Os produtos de SaaS B2B devem ser eficientes e fáceis de usar, o que é reconhecido como economia de tempo e dinheiro pelo seu cliente. É importante ensiná-los a usar o seu produto com eficácia, tirando o máximo de proveito de todas as funcionalidades. Neste caso, mais do que informações operacionais, é preciso detalhar cada funcionalidade em um passo a passo.

Os segredos acima ajudarão na tomada de decisões de crescimento mais inteligentes, o que garante vantagem sobre os concorrentes.

Você utiliza alguma técnica para ajudar seu SaaS B2b a crescer? Conte-nos aqui.

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