3 erros comuns ao implementar um CRM que podem prejudicar seus negócios

Data

Por Valentina Sales - 07 de Novembro de 2019

Vamos imaginar um cenário: você está prestes a implementar um CRM na sua empresa ou acabou de fazer isso e acha que a simples contratação da plataforma e seus recursos são suficientes para aumentar significativamente suas vendas? 

Bom, pela minha experiência, posso dizer com convicção: esse é apenas o primeiro dos equívocos de uma empresa ao começar a usar a ferramenta contratada.

Preparei esse texto para alertar você sobre alguns erros comuns atrelados ao momento em que uma organização abandona os modos antigos e manuais de coletar, organizar e usar as informações dos clientes e parte para uma ferramenta robusta e cheia de possibilidades, como os principais softwares de CRM disponíveis no mercado.

Antes de ir adiante, vamos fazer um trato: ao concluir a leitura, você terá que prometer para mim que nunca cairá nessas armadilhas, hein? 😉

Fornecer base de dados desatualizada e incompleta

Parece óbvio, mas é bom deixarmos bem claro que nenhuma ferramenta de CRM faz milagres se a base de dados migrada não está limpa, tá? Se você fizer upload de uma base de dados totalmente antiga e imprecisa, esperando que o sistema fará automaticamente as correções e atualizações, essa será a sua primeira frustração.

Claro, uma boa ferramenta de CRM permite que você gerencie, analise e trabalhe sua base de dados com MUITO mais facilidade e autonomia. Mas, é preciso de um esforço constante de limpeza da base!

Na HubSpot, um dos melhores CRMs do mundo, novas ferramentas de gestão de contatos foram implementadas recentemente como a identificação de contatos duplicados e com Hard Bouncing

Isso facilita muito a limpeza da base, mas não é o suficiente. É necessário esforços constantes para manter os dados da sua empresa (o seu maior ativo) relevantes. 

Subestimar os colaboradores

Outro erro super comum na contratação do CRM, é investir todo o esforço na implementação da ferramenta, sem oferecer treinamentos para os times de Vendas, Marketing e Atendimento ao Cliente.  

Quando isso acontece, em pouco tempo as informações que dariam mais inteligência para as ações da empresa torna-se pouco confiáveis. Ou ainda, o CRM fica subutilizado, tornando-se apenas mais um processo mecânico que não traz melhorias. 

Para evitar isso, eu sempre recomendo pensar no CRM menos como uma tecnologia e mais como uma estratégia de negócio. 

Ignorar as integrações

Preste muita atenção às possibilidades de integração com outras ferramentas que o seu CRM oferece. Os melhores softwares de CRM do mercado oferecem integrações com centenas de outras ferramentas, para que suas ações possam ser feitas de maneira automática, customizada de acordo com as informações de cada contato e que alimentem o CRM de volta, com mais informações. 

Esse ciclo de retroalimentação vai tornar a inteligência e as estratégias da sua empresa muito mais eficazes. E só são possíveis quando o CRM está integrado com outras ferramentas e plataformas. 

“Sozinho o CRM é poderoso. Integrado, ele é imbatível.“

A NA5 é a maior referência em integrações da HubSpot no Brasil. Mais do que qualquer outra empresa, sabemos a infinidade de possibilidades que um CRM bem implementado oferece e queremos que outras pessoas enxerguem todo este poder subutilizado. Quer saber como elevar suas estratégias para o próximo nível? Então fale com um de nossos especialistas.

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