NA5

Blog NA5

3 estratégias de automação de e-mail essenciais para aumentar as vendas

3 estratégias de automação de e-mail essenciais para aumentar as vendas

Três estratégias de automação de e-mail essenciais para aumentar as vendas. Saiba quais são elas nesse post:

Publicado em por

O email de seus clientes e prospects ainda é uma das informações e canal de comunicação mais importantes da empresa, independente do segmento. Mas, você está realmente valorizando esta informação? Quais estratégias de automação de emails você está utilizando?

Se você não sabe como responder esta pergunta, fique tranquilo com essas 3 dicas de automações de emails, suas equipes de marketing e vendas ficarão muito mais eficientes.

Mas, lembre-se, este é só o primeiro passo. Para elevar o nível da sua empresa, é preciso uma visão mais ampla que aplique diversas automações de processos e estratégias que seus colaboradores gastem menos tempo fazendo processos manuais e mais tempo realmente ajudando a empresa a atrair, converter e encantar seus clientes.

1. Invista em segmentação

Invista em segmentação

Um dos erros mais comuns que vemos em equipes de marketing são estratégias de envio de emails em massa para toda a base de contatos da empresa. Esta prática é cada vez menos eficaz pois sistemas de email como o Gmail ou o Outlook que interpretam este tipo de mensagem como spam.

Além disso, mesmo quando passam pelos filtros inteligentes destes sistemas, os emails costumam ter pouquíssima taxa de abertura, por conta da falta de personalização da mensagem. E para piorar, quando muitos emails são enviados em pouco tempo, isso pode gerar um atrito com o cliente, que provavelmente optará por não receber novas mensagens. É como dizem: “Quem quer agradar todo mundo, não agrada ninguém”.

Por isso, é preciso identificar e diferenciar seus consumidores. O primeiro passo é segmentá-los por tipo de Buyer Persona. Depois, segmente suas mensagens de acordo com a posição do cliente na Jornada do Consumidor.

Uma ótima estratégia para segmentar corretamente e enviar o email certo, para pessoa certa, na hora certa, é criar uma Lista Inteligente integrada ao seu CRM e seu Pipeline de Vendas, que adiciona ou exclui contatos na lista de maneira automática.

2. Mande mensagens personalizadas

Mande mensagens personalizadas

Agora que você possui listas dinâmicas que atualizam constantemente o status da sua base de acordo com as diferentes situações, é hora de criar sequências de emails automáticas que acompanham os contatos durante todo o seu processo de compra.

A melhor maneira de otimizar seus emails é entender a Jornada do seu Consumidor. Caso ele ainda esteja entendendo sua própria dor, as mensagens precisam apresentar formas de ajudá-lo a superar os desafios. Se ele já estiver avaliando as opções do mercado, o email deve falar sobre os diferencias da sua empresa.

Por fim, você deve enviar uma mensagem com uma abordagem mais comercial, convidando a falar com sua equipe de vendas ou fazer o pedido no seu ecommerce. Oferecer ofertas exclusivas ou cupons de desconto também podem funcionar.

O importante é que sua sequência de emails conduzam o cliente pelo Funil de Vendas, ao mesmo tempo que realmente seja relevante para ele.

3. Faça testes o tempo todo

Faça testes o tempo todo

Não importa o quão positivo são seus resultados, há sempre espaço para melhorar. Isso significa que você precisa sempre analisar o desempenho das suas campanhas.

Neste caso, a principal dica é manter testes A/B e Conteúdo Inteligente nos emails para entender quais mensagens tem os melhores resultados. Para equipes que possuem ferramentas mais completas, ainda é possível contar com Machine Learning para ter insights sobre melhores horários para o envio.

Gostou das dicas? Todas essas automações (e muitas outras) você pode encontrar na HubSpot. Fale com um de nossos especialistas para entender como podemos ajudá-lo a aumentar suas vendas!

Clique aqui para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.