NA5

Blog NA5

Melhore o relacionamento com seus clientes usando estratégias de marketing para WhatsApp

Melhore o relacionamento com seus clientes usando estratégias de marketing para WhatsApp

Como desenvolver estratégias de marketing para WhatsApp que sejam eficientes, criativas e deem conta da instantaneidade da comunicação? Veja:

Publicado em por

O WhatsApp já se tornou uma das plataformas de comunicação mais importantes para os brasileiros. Mesmo assim, ainda há um grande desafio para empresas que querem aplicar suas estratégias de marketing para WhatsApp, por conta das próprias restrições da plataforma.

Isso não significa que você pode abandonar o poder de um canal de comunicação que possui mais de 128 milhões de brasileiros online.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para te explicar como desenvolver estratégias de marketing para WhatsApp que sejam efetivas, sem violar as boas práticas da plataforma ou incomodar seus leads. Confira:

Potencialize o uso do WhatsApp integrando-o à plataforma CRM

Potencialize o uso do WhatsApp integrando-o à plataforma CRM

Ainda é raro, mas algumas plataformas já estão buscando maneiras de promover a integração com as ferramentas do WhatsApp. Na HubSpot, a integração com o WhatsApp está sendo desenvolvida por seus parceiros, como a NA5, que acredita que dentro de uma régua de comunicação de excelência, a integração pode melhorar exponencialmente a experiência das marcas com seus leads e clientes.

Sendo assim, as empresas poderão aplicar mensagens automáticas e personalizáveis do WhatsApp dentro de workflows desenvolvidos na HubSpot.

Foco no planejamento

Foco no planejamento

Mas, como qualquer outra plataforma para ações de marketing, é preciso ter planejamento para usar o WhatsApp da forma correta.

Para criar um bom plano, é essencial responder à algumas perguntas: que tipo de conteúdo será distribuído pela plataforma? Quando? Para quem? É para avisar o cliente sobre novos produtos e serviços? É para colher feedbacks?

Cada negócio deve traçar seu próprio caminho tendo sempre em mente que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação extremamente pessoal, portanto, é preciso ter bom senso e não invadir o espaço do seu cliente.

Criatividade sempre

Criatividade sempre

Não é porque o WhatsApp é uma ferramenta simples, intuitiva e usada para a comunicação instantânea que a criatividade deve ficar de fora. Pelo contrário!

Quanto mais criativa a empresa for na elaboração dos conteúdos e quanto mais conseguir personalizar as entregas, mais bem-sucedida ela será. O pior dos cenários no uso do WhatsApp nas estratégias de marketing é ter mensagens confundidas com spam.

Uma dica interessante aqui é aproveitar o potencial dos conteúdos audiovisuais para demonstrar, por exemplo, os produtos em funcionamento. É bem mais interessante (e efetivo) do que ler textos descritivos, não?

Agilidade no atendimento

Agilidade no atendimento

O uso do WhatsApp para a comunicação supõe agilidade. Se a empresa opta por utilizá-lo, é preciso ter uma estrutura preparada para dar rápidas respostas e eficientes aos clientes.

Pós-venda turbinado

Pós-venda turbinado

O WhatsApp não é só uma ferramenta eficiente para a venda e o esclarecimento de dúvidas que levem à conversão. Quando pensamos em estreitar relacionamentos, é importante que a empresa esteja interessada nas experiências que o público está tendo com seus produtos e serviços após a aquisição. Por isso, certifique-se de que a estratégia que está elaborando contempla iniciativas para o pós-venda.

Prepare-se para os feedbacks

Prepare-se para os feedbacks

Por fim, lembre-se de que o WhatsApp não é uma ferramenta de comunicação unilateral e que o cliente que será impactado por suas mensagens reagirá a elas. Aproveite para pedir opiniões e feedbacks sobre seus produtos e serviços e acolha as manifestações que chegarem espontaneamente. O ideal é que a empresa tenha uma estrutura para dar encaminhamento a essas mensagens e usar os insights efetivamente para melhorar o negócio.

E a sua empresa? Que estratégias de marketing para WhatsApp tem usado? Estão dando certo? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

Clique aqui para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.