8 estratégias de geração de leads para SaaS

Por Valentina Sales - 07 de Novembro de 2018

Cá entre nós, captar leads qualificados para uma empresa de SaaS é um desafio, não é mesmo? Ainda mais em um mercado cada dia mais competitivo! Mas não há como escapar dessa árdua tarefa, já que manter um fluxo consistente de novos clientes é essencial para o crescimento e o sucesso de toda startup. Pensando nisso, listamos oito estratégias fundamentais para gerar mais leads para SaaS e melhorar seu ROI.

1. Inbound marketing

Inbound marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que tem como foco atrair um público com maior potencial de conversão para o seu negócio, convertê-los em clientes e transformá-los em evangelistas da sua marca.

Uma das táticas mais importante nesse processo é a produção de conteúdo que deve ser atrativo e relevante, capaz de atrair, educar e encantar os visitantes e, consequentemente, transformá-los em leads qualificados.

Depois de torná-lo um lead, o Inbound Marketing continua “acompanhando” os contatos por todo sua Jornada do Consumidor, promovendo conteúdo que seja relevante para ele naquele exato momento. Até mesmo depois da finalização da compra a estratégia de Inbound incentiva o estreitamento da relação entre marca e clientes.

2. Mídias sociais

Mídias sociais

Além de criar conteúdo, é essencial manter um diálogo com o seu público. E nada melhor que as mídias sociais, como Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube. Elas são perfeitas para aproximar a sua marca e promover seus conteúdos de forma mais direta e menos invasiva, além de coletar dados sobre a sua audiência.

Por isso, investir em um planejamento estratégico para mídias sociais é essencial para gerar mais leads e aumentar a taxa de conversão ao longo do tempo. E, claro, tenha sempre em mente que cada rede social possui suas particularidades e encontrar os canais certos para as suas personas é a chave para o sucesso.

3. Otimização das conversões

Otimização das conversões

A Otimização da Taxa de Conversão ou Conversion Rate Optimization (CRO) tem o poder de elevar as conversões do seu site sem necessariamente aumentar o número de visitantes. A estratégia é uma forma estruturada e sistemática de melhorar a performance do site, adicionando recursos em pontos estratégicos para convencê-lo a avançar ao longo do funil de vendas.

Você pode fazer isso otimizando o próprio conteúdo, melhorando o design e a localização dos Calls-to-Action ou utilizando ferramentas de captura de leads, como formulários, scroll-box (caixa que aparece depois de rolar a página), exit-intent (pop-up que aparece na saída do site). Há diferentes formas de otimizar conversões. Teste, teste e teste mais um pouco para saber quais delas funcionam de fato para o seu negócio!

4. Invista em novas tecnologias

Invista em novas tecnologias

As novas tecnologias definem as tendências no mercado. Hoje, as pessoas acessam e-mails e navegam em sites por meio de smartphones e tablets. Portanto, torne seu site e seus esforços de marketing compatíveis com esses dispositivos e alcance uma quantidade máxima de leads para a sua empresa.

5. Automações de marketing

Automações de marketing

As automações de marketing tornam o processo de gerenciamento e nutrição de leads mais eficiente, efetivo e mensurável. É imprescindível para compreender melhor os seus leads e descobrir como eles interagem, assim como guiá-los no avanço no processo de compra de forma mais automática e escalável. Assim, você consegue entregar o conteúdo certo, para o lead certo, no momento certo, em uma escala muito maior e efetiva. Que benefícios isso traz? Aumento de vendas e receita e redução dos custos de aquisição. Vale muito a pena!

6. Ofereça testes Free Trial e Freemium

Ofereça testes Free Trial e Freemium

Uma das melhores maneiras de captar leads SaaS qualificados é dando permissão para que eles utilizem os seus serviços de graça e por um determinado período de tempo. Portanto, ofereça testes Free Trial ou Freemium – o que for mais estratégico para a sua empresa. Isso faz com que o usuário se aproxime do seu produto e entenda a sua relevância, o que ajuda a quebrar as primeiras barreiras de resistência à compra e torna todo o processo de aceitação do seus SaaS mais ágil.

7. Anúncios + Landing Pages

Anúncios + Landing Pages

Os anúncios e as páginas de destino são uma combinação bastante eficaz para geração de leads. O Google AdWords pode ser um pouco custoso para empresas de SaaS, mas depende das palavras-chave que você usa. É definitivamente uma estratégia que vale a pena investigar. Uma campanha do Google AdWords bem executada, direcionada ao público-alvo correto e com uma Landing Page otimizada pode ser uma combinação de sucesso para obter leads qualificados para sua empresa de SaaS.

8. Campanhas de co-marketing e parcerias

Campanhas de co-marketing e parcerias

Formar parcerias com empresas do mesmo segmento é muito comum no mundo dos negócios, especialmente entre empresas de tecnologia e SaaS. Pense em parcerias para coproduzir materiais, conteúdos ou mesmo eventos específicos voltados para o público-alvo. A divulgação de tais parcerias alcança diferentes leads e gera novas oportunidades.

Com essas dicas infalíveis de geração de leads não tem como o seu SaaS não se destacar no mercado! Mas você sabe que o processo não para por aí, não é mesmo? Ainda há muito o que fazer. Então, aproveita e confira algumas estratégias para acelerar o processo de vendas do seu SaaS. E boa sorte!

Quais táticas e canais são mais eficazes para sua empresa de SaaS?

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