NA5

Blog NA5

O que é fluxo de lead da HubSpot e como utilizá-lo?

O que é fluxo de lead da HubSpot e como utilizá-lo?

O fluxo de leads HubSpot é um grande atrativo da ferramenta. Com várias ferramentas e opções de customização, é uma excelente opção para atrair e gerenciar a jornada dos leads em seu negócio. Saiba mais!

Publicado em por

Um dos maiores desafios de qualquer negócio – especialmente para o SaaS B2B - é atrair e administrar os leads. Entre capturá-los e conduzi-los para as ações desejadas há uma longa jornada. O fluxo de lead HubSpot é, portanto, um dos principais atrativos da plataforma.

Para sites, blogs ou landing pages hospedados na plataforma é possível criar maneiras criativas de atrair novos leads e fazer o fluxo deles. Já para páginas que não estão no plataforma, há a possibilidade de instalar um código de tracking HubSpot para essa finalidade. Cuidar do fluxo de leads no HubSpot é fácil e eficiente. Veja como fazer:

  • Na sua conta HubSpot vá até Marketing > Lead Capture > Lead Flows;
  • Clique em Create Lead Flow no canto superior direito.

como-criar-um-novo-fluxo-de-lead

Escolha o tipo de captura de lead que você gostaria de ter, levando em conta os seus objetivos e conteúdos a serem ofertados. As possibilidades de Lead Flows são o pop up, o modelo que mais chama a atenção e é ideal para promover redes sociais, aumentar listas de e-mail e ofertar os conteúdos mais interessantes que a sua empresa produz; o banner de rodapé, geralmente usado para oferecer algo pontual como um webinar ou aumentar a lista de assinantes de um blog, ou as sidebars à esquerda e direta, muito usadas para promover o seu conteúdo ou aumentar a base de assinantes do blog.

Assim que escolher o tipo que melhor se adapta às suas necessidades, clique no ícone de lápis para customizar o nome do seu Lead Flow e, então, clique em Next.

como-criar-um-novo-fluxo-de-lead-v2

Customização do material de captura de lead

Um ponto fundamental da captura de leads é um call to action interessante com uma breve descrição da sua oferta. Você poderá customizar a imagem de destaque, o texto de call to action, o texto do botão de call to action e as cores do tema. Ao longo de todo o processo, você verá a visualização prévia do material. Quando estiver do seu gosto, clique em Next.

Outro ponto muito importante para o sucesso da captura de lead é um formulário bem feito.

A plataforma permite criar rapidamente um corpo de texto, os campos a serem preenchidos, que podem ser campos de checkbox, uma linha de texto, várias linhas de texto, campos para números ou múltipla escolha. A plataforma ainda possibilita editar o texto do botão e escolher a linguagem.

Fluxo de lead é uma relação

Fluxo de lead é uma relação

Por mais que a ferramenta permita a automatização, é preciso ter em conta que é uma forma da sua empresa se relacionar com pessoas, portanto, a atenção aos detalhes é fundamental.

Na função Thank you, você pode criar uma mensagem de agradecimento que seu visitante verá depois de submeter o formulário. É possível ainda adicionar um botão (add a buttom) e customizar o texto do botão para direcionar o usuário para a navegação desejada, que pode ser a um site externo, fora da plataforma HubSpot (copie e cole a URL), um post de blog ou site hospedados na plataforma Hubspot (Choose a HubSpot page or blog post), um arquivo para download (browse a file/ add a file), o agendamento de uma reunião (meeting link) ou o calendário de um evento com Google Calendar ou Outlook. Quando essa etapa estiver concluída, apenas clique em Next.

Fazer o acompanhamento desse lead, o follow up, é outra ação de extrema importância. Você pode fazer isso criando um e-mail de follow-up (create follow-up e-mail) e customizar detalhes como remetente, assunto, corpo do e-mail e rodapé do e-mail.

A ferramenta ainda permite customizar a localização do fluxo de lead usando a URL do site ou o query parameter. Também é possível excluir as páginas para as quais você não quer direcionar seu fluxo de leads (add a exclusion rule).

No HubSpot você pode escolher onde o fluxo de leads aparecerá, escolher o intervalo de tempo em que os visitantes verão o fluxo de leads novamente, desabilitar o fluxo de leads para mobile, customizar o envio de notificações de e-mail e adicionar novos contatos ao seu provedor de e-mail.

Em resumo, você tem muito mais opções e muito mais liberdade para escolher a melhor maneira de se comunicar com os visitantes do seu site.

Você já usou o fluxo de leads do HubSpot? Teve alguma dificuldade no gerenciamento? Já observou algum impacto no seu negócio? Compartilhe conosco suas experiências.

Clique aqui para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.