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Freemium: a estratégia de ouro de SaaS B2B

Freemium: a estratégia de ouro de SaaS B2B

Algumas estratégias de negócio, como o freemium, auxiliam no crescimento da sua corporação e contribuem para que esta seja a era de ouro do setor. Confira!

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Entre as estratégias para conversão usadas por empresas SaaS B2B, o freemium - termo empregado para definir um modelo de negócios que dá ao usuário acesso a uma versão gratuita do software com limitações em relação à versão paga – continua sendo um caminho mais eficaz. Confira algumas dicas para aplicar o freemium com êxito em seu negócio:

Tamanho do mercado

A taxa de conversão das empresas de SaaS B2B é, em média, de 1% de todos os utilizadores. Para obter sucesso, é ideal que o software não seja focado em um nicho pequeno, pois acabará por gerar um baixo retorno. Várias companhias de SaaS B2B, como Mailchimp, Box e Salesforce, estão triunfando nesse segmento.

Um dos maiores cases de sucesso no emprego desse modelo de negócio é o do Evernote, aplicativo para fazer anotações que se sincroniza todos os seus dispositivos. Ao alcançarem, no ano de 2013, a marca de 41 milhões de usuários, sendo 1,5 milhões pagantes, obtiveram uma taxa de conversão de 3,7% uma marca extremamente alta.

Mas, não se engane, a empresa só é um êxito por causa dos seus centenas de milhões de usuários. Essa porcentagem média de conversão (1%) só é significativa se a base de usuários for gigantesca.

Trabalhe sua marca

Todas as SaaS B2B de sucesso têm um software freemium desenvolvido de forma a criar hábitos de uso que fazem com que o cliente continue acessando até o momento no qual ele desenvolve a necessidade de pagar para adquirir a versão completa.

O que nos leva à questão da marca. As empresas mais bem sucedidas neste ramo de negócio são aquelas que trabalham seu marketing de forma que torne seu produto viral. O boca-a-boca é a parte essencial desse processo. Quanto mais clientes satisfeitos você tiver mais rápido essa avaliação positiva virá.

Os usuários espalham a notícia, tuitam, compartilham no Facebook e indicam para seus amigos os softwares que excedem as suas expectativas.

A utilização de SaaS está crescendo cada vez mais e a tendência, com a expansão da nuvem, é que esse mercado se fortaleça. Essas condições farão desta a era de ouro do SaaS B2B pelo menos até 2028.

O freemium é um modelo de negócio que pode fazer a sua empresa chegar a uma quantidade significativa de usuários e ir cada vez mais longe.

Já testou o freemium em seu negócio? Conte-nos sua experiência!

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