HubSpot x RD Station

Data

Por Valentina Sales - 13 de Setembro de 2019

O HubSpot e o RD Station são duas das principais plataformas de Automação de Marketing utilizadas por agências e empresas no Brasil, devido à capacidade de integração com diversas ferramentas, a centralização das informações de maneira prática e eficiente e o ótimo desempenho que os dois softwares apresentam. 

Se você está lendo este artigo, então provavelmente você ainda tem algumas dúvidas sobre as diferenças entre a HubSpot e o RD Station, o custo benefício de cada um, qual se adequa melhor às suas necessidades, ou ainda se sua empresa realmente precisa delas.  

Neste artigo, eu vou tentar responder a essas e muitas outras perguntas, da maneira mais transparente possível, para que você possa chegar às suas próprias conclusões. Mas, independente das respostas que você encontre neste texto, é muito importante para sua empresa contar com uma plataforma de Automação de Marketing.  É a única maneira de escalar suas ações de marketing e impulsionar seus resultados. 

A importância da Automação de Marketing 

Sempre que me perguntam se vale a pena utilizar uma plataforma de Automação de Marketing, minha resposta é SIM. Sem pestanejar. Independente do setor.  

Isso porque as automações de marketing são ferramentas que permitem que determinadas ações de marketing sejam acionadas e personalizadas de acordo com o comportamento do cliente e sua posição na Jornada do Consumidor. Isso garante que suas mensagens impactem possíveis clientes no momento que eles mais precisam - aumentando consideravelmente os resultados de vendas e estreitando sua relação com clientes, isso tudo de forma escalável.  

Mas, para aproveitar ao máximo as oportunidades das Automações de Marketing, é preciso entender muito bem quem é sua Buyer Persona, quais as suas necessidades e interesses, como você pode ajudá-la a encontrar exatamente o que ela procura e, claro, produzir um conteúdo contextualizado com suas necessidades, de acordo com as regras de conduta de cada canal de comunicação.  

Não é nada fácil montar as “engrenagens” dessa “Máquina de Vendas”, afinal, é preciso adequar estratégias, testar diferentes comunicações e analisar seus desempenhos, mas eu te garanto que quando ela estiver pronta, os resultados serão muito maiores!

Plataformas como a HubSpot e o RD Station, que integram diversas ferramentas em um único lugar, tornaram a construção da Máquina de Vendas muito mais fácil. Com elas, as equipes de marketing gastam menos tempo em tarefas manuais e mais tempo sendo realmente eficientes. E o melhor: como os resultados são centralizados em uma plataforma, é possível fazer análises profundas e entender como cada ação impacta na geração de leads e clientes. 

Ou seja, em um ambiente digital super competitivo e usuários cada vez mais exigentes, poder contar com uma plataforma de Automação de Marketing é essencial para se destacar. Por isso, quando me fazem perguntas sobre a necessidade deste tipo de plataforma, minha palavra se mantém: SIM. 

Como definir a melhor Plataforma? 

Certo! Sua empresa precisa de uma plataforma de Automação de Marketing. Mas, entre tantas opções, qual escolher? E o que é preciso exigir de uma boa plataforma?  

No Brasil, as principais referências do mercado são a HubSpot e o RD Station. Por isso, meu foco hoje vai ser na comparação entre as duas empresas. 

A HubSpot é uma empresa norte-americana criada em 2006, na cidade de Cambridge em Massachusetts. Seus sócios, Brian Halligan e Dharmesh Shah, foram responsáveis pelo desenvolvimento da metodologia de Inbound Marketing como a conhecemos hoje. A HubSpot é a maior empresa de Automação de Marketing do mundo.

Já o RD Station é uma tecnologia 100% nacional, com sede em Florianópolis, Santa Catarina, criada em 2012. O slogan da empresa  “completo, não complexo” resume bem sua premissa: o RD Station foca principalmente na facilidade de uso. Atualmente ela é a plataforma mais utilizada no Brasil. 

Como você pode notar, as duas empresas são ótimas opções. Mas, para definir a melhor plataforma, é preciso entender não o que elas possuem em comum, mas o que as diferencia.  

Por um lado, a HubSpot é uma plataforma robusta, que continua se desenvolvendo para agregar cada vez mais funcionalidades (que hoje incluem ferramentas de Vendas, Marketing, Customer Success). Por outro, o RD Station segue seu mantra, tendo como principal objetivo oferecer funcionalidades mais simples. 

E como há diferentes objetivos e ferramentas à disposição, os valores de investimento também se divergem. Claro, o preço de assinatura de um serviço como este precisa ser analisado amplamente, mas ele não deve ser o único (e eu diria nem mesmo principal) fator para uma decisão como essa. 

Abaixo, separamos algumas das ferramentas que considero mais essenciais para as estratégias de Marketing Digital e escrevi sobre as principais diferenças entre o que cada um dos softwares oferece.

Atrair 

As melhores estratégias de atração são aquelas que não somente trazem um grande fluxo de visitantes à um site ou página, mas que trazem os visitantes certos - mais propensos à interagir com o conteúdo, se cadastrar, continuar navegando pelo site, etc… 

Por isso, as ferramentas de atração que considero mais importantes são:  

Tabela 01

O que eu considero mais interessante destacar nas diferenças entre HubSpot e RD Station Marketing são as ferramentas de SEO Avançado e gerenciamento de anúncios. Isso porque no RD, apesar de ser possível monitorar o ranqueamento de determinadas páginas do site, não há uma integração com as estratégias do Blog (uma das principais táticas de atração de novos visitantes). 

No Marketing Hub Professional ou Enterprise, além de publicar artigos do blog nativamente na plataforma, ainda é possível fazer análises super profundas sobre o ranqueamento de cada Pillar Page, usando inclusive uma integração incrível com o Google Search Console para ter uma visão ainda mais completa sobre o ranqueamento dos conteúdos. 

Outro ponto a ser levado em consideração é a integração com o gerenciamento de anúncios. Com as redes sociais cada vez reduzindo o alcance das publicações das empresas e a  competição crescente por um bom posicionamento no Google, os anúncios tornaram-se uma alternativa muito importante.

Só na HubSpot é possível integrar as ferramentas de gerenciamento de anúncios das principais plataformas (Google, Facebook e LinkedIN) com o CRM e outras ferramentas de Automação de Marketing. 

A centralização das informações na HubSpot permite que você tenha alguns insights poderosíssimos como: o comportamento dos leads gerados por anúncios no seu site, o comparativo entre o desempenho de cada rede de anúncios, quantos leads de fato viraram clientes, entre muitos outros -  isso tudo em um único lugar e registrado automaticamente no CRM da HubSpot.

Converter 

A conversão é sempre o conjunto de estratégias que as empresas mais se interessam, porque refletem a capacidade da equipe de tornar algo que sem valor (visitantes) em algo valioso (leads e clientes). 

Entre as ferramentas da HubSpot e RD, aquelas que considero mais relevantes são: 

Tabela 02

Olha, para ser bem sincera, nas ferramentas mais básicas de conversão as duas plataformas estão bem parecidas. Ambas possuem um editor de Landing Pages simples e eficiente (Drag & Drop) e formulários personalizáveis. O que diferencia a HubSpot neste caso é seu Marketplace de Landing Pages, com centenas de templates lindos já configurados e testados por outras empresas. 

Tanto a HubSpot quanto o RD Station também oferecem duas das ferramentas que eu considero mais poderosas: o lead scoring e rotação/distribuição de leads automáticas

Mas, o que realmente destaca a HubSpot neste caso, são as possibilidades de automações que a ferramenta permite. No caso da rotação de leads, por exemplo, é possível criar uma regra de distribuição para determinadas equipes (o que facilita muito a vida de empresas com vários times de vendas) ao invés de apenas para usuários, como no RD. 

Já quando falamos de Lead Scoring, o fato da HubSpot ser mais robusta possibilita uma infinidade de automações a partir da identificação dessa informação. Um exemplo simples, mas eficiente, é a criação de uma tarefa para que o vendedor ligue (em casos onde a venda são consultivas) para um lead que está com um Lead Scoring alto. Isso acelera o ciclo da vendas e ainda, nos casos onde o número de leads é muito grande, permite ao vendedor escolher quais contatos ele deve dar maior preferência.  

Encantar  

Infelizmente, Encantar é, muita vezes, a estratégia mais negligenciada no Marketing Digital, por não ter métricas tão palpáveis quanto no processo de atração (nº de visitantes) e conversão (taxa de conversão). 

No entanto, as empresas que não olham para as táticas de encantamento estão perdendo muitas oportunidades (e clientes)! Com certeza você já ouviu essa frase do pai do marketing moderno,  Philip Kotler“a aquisição de novos clientes custa de 5 a 10 vezes mais do que reter os clientes antigos”. Ela é mais verdadeira do que nunca, pensando principalmente nos modelos de negócios que dependem de recorrência, onde os clientes precisam ser relembrados constantemente do valor e as vantagens no seu produto/serviço. 

Para mim, essas são as funcionalidades mais importantes para encantar clientes: 

Tabela 03

É neste momento que eu acredito que as duas ferramentas mais se distanciam. O motivo é simples: o RD Station Marketing não contempla ferramentas de Atendimento ao Cliente, como Tickets e Base de Conhecimento

Já a HubSpot, no módulo Service Hub, permite que a criação de infinitas automações, a partir não somente das propriedades do contato e do momento da negociação, mas também das informações do Health Score (propriedade customizável, para criar novas oportunidades de Cross Sell e Up Sell. 

Mas, para mim, o mais importante para garantir um cliente feliz - além de ter um bom produto, claro - é ter uma relação próxima e verdadeira. Para isso, a régua de relacionamento tem papel vital, tanto na condução e acompanhamento de um possível cliente por toda a Jornada do Consumidor, quanto no relacionamento pós-venda e na garantia da sua satisfação.   

Na minha experiência, a complexidade deste tipo de desenvolvimento de estrutura exige uma atenção mais do que especial. Porque no Marketing Digital, a perfeição não existe. Toda ação pode ser melhorada, otimizada. Por isso, eu considero os relatórios da HubSpot um de seus maiores triunfos. 

Neles, é possível ter uma visão completa dos resultados de todas as ações de marketing da sua empresa. Desde (1) o impacto das redes sociais no número de vendas, (2)as  conversões de contatos no blog e (3) desempenho das campanhas de email, passando por (4) relatórios de gargalos no funil de vendas, (5) produtividade e eficiente dos vendedores, e chegando até (6) relatórios de NPS, (7) excelência do Atendimento ao Cliente, e muito mais

Conclusão 

Com certeza você já percebeu qual é a minha preferência, não é? Não é por menos, aqui na NA5 somos apaixonados e especialistas em HubSpot, e uma das maiores referências em integração no Brasil. Mas, isso não significa que o RD Station Marketing não seja uma plataforma incrível e com um ótimo custo-benefício. 

Na verdade, devido às diferenças nas ferramentas, é difícil comparar a HubSpot e o RD Station. Mas, na minha opinião, a HubSpot oferece mais funcionalidades, permitindo a criação de uma Máquina de Vendas mais poderosa! O CRM nativo mais experiente e robusto da HubSpot, também possibilita análises mais profundas e mais benefícios para as empresas que o possuem - principalmente em um mercado onde, independente do segmento, os dados são o ativo mais valiosos do negócio.

HubSpot ou RD? 

Eu costumo fazer a comparação da HubSpot e o RD Station com carros. A HubSpot representa um carro esportivo, com maior desempenho, enquanto o RD é um carro mais simples, que exige um investimento menor. 

“Os dois te levarão ao mesmo lugar/objetivo: aumentar as vendas.”

Logo, a questão óbvia é: porque escolher a HubSpot se o RD Station também pode atingir seus objetivos? E a resposta é simples: Porque isso aqui é uma corrida!

Empresas do mesmo segmento que estão querendo crescer suas vendas estão, de certo modo, apostando uma corrida em direção à liderança do segmento. É, quem chegar primeiro (e melhor estruturado) aos seus objetivos, terá uma importante vantagem competitiva, que pode fazer toda a diferença. 

Por essa razão, eu realmente acredito que a HubSpot possui o melhor custo-benefício do mercado: ela é o carro que vai te levar mais rápido para o seu objetivo. 

Se você ainda estiver com alguma dúvida sobre qual das duas escolher, fale com um especialistas da NA5. Ficaremos felizes em te ajudar.

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