3 táticas para acelerar a integração Vendas e Marketing

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Por Valentina Sales - 08 de Julho de 2019

Na era da transformação digital – em que as empresas precisam conquistar visibilidade e clientes cada vez mais antenados e exigentes – promover a integração entre as equipes de Marketing e Vendas é a chave para alcançar o sucesso. Neste post, você vai conferir 3 formas de promover integrar as duas equipes, fomentando a parceria entre os times, propiciando o intercâmbio de informações e o trabalho em conjunto. Confira!

1. Estabeleça metas e objetivos comuns

O primeiro passo para estimular a integração entre as equipes de Vendas e Marketing é estabelecer metas e objetivos comuns e complementares. Faça o levantamento das ações mais eficazes em relação a cada setor e alinhe as iniciativas que geram ou podem gerar efeitos positivos para o time parceiro. Assim, você cria objetivos comuns que resultarão no crescimento da receita.

Isso também vale para a criação de metas. Por exemplo, você pode estipular uma meta de aumento percentual na captação de novos leads para a equipe de Marketing e, paralelamente, um aumento percentual no número de conversões de leads para a equipe Comercial.

Aqui, o trabalho é de mão dupla: o time de Marketing precisará se comprometer em passar leads realmente qualificados para o de Vendas, bem como o time Comercial também se comprometerá em abordar esses leads no tempo e do jeito certos – quando eles realmente estiverem preparados para a conversão. Desse jeito, todos saem ganhando, não é mesmo?

2. Alinhe os processos

Para que essa simbiose entre as áreas aconteça de forma contínua e assertiva é preciso alinhar claramente o fluxo de processos e centralizar todas as informações. Isso evita, por exemplo, que a equipe de Marketing corra atrás de determinados leads e o time Comercial prospecte outros que ainda não estão na fase certa para a conversão.

Portanto, é necessário seguir um fluxo contínuo de etapas, assim como centralizar tudo que acontece em Vendas e Marketing. E isso só é possível com o bom uso estratégico do CRM.

3. Use a tecnologia a seu favor

Bom, você deve ter percebido que, para estabelecer todas essas medidas de forma eficiente e segura, é preciso apostar em soluções tecnológicas. Não tem outro jeito! Sem dúvida, a tecnologia é a forma de integração Vendas e Marketing mais importante – e indispensável para o crescimento dos negócios!

E nada como a HubSpot para auxiliá-lo nessa empreitada! O software centraliza todos os seus dados, processos e análises de Marketing, Vendas e Customer Success em uma única plataforma. A solução permite automação de campanhas de e-mail marketing, captura e nutrição de leads, geração de landing pages, otimização de buscas, gerenciamento de mídias sociais, entre outras tantas funções.

Isso sem falar nas centenas de relatórios que apresentarão resultados reais entre os esforços de marketing, com as conversões da equipe de vendas, e ainda a manutenção desses contatos com o time de Customer Success.

Os benefícios do Smarketing

Os benefícios do Smarketing

Quando o Smarketing (Sales + Marketing) passa a fazer parte da cultura da empresa, é possível notar benefícios que se estendem ao longo do tempo, como aumento do ROI, elevação do ticket médio e até aumento do Lifetime Value (LTV)!

Portanto, sim, o Smarketing deve fazer parte da sua cultura organizacional! Mas, lembre-se, ele precisa ser implementado de forma precisa e eficiente, o que não acontece do dia para a noite. Mas quando a mudança acontece, os resultados são extraordinários!

Precisa integrar as equipes de Vendas e Marketing da sua empresa e não sabe por onde começar? Entre em contato com os nossos especialistas em HubSpot e dê o primeiro passo rumo ao sucesso!

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