Lead Velocity Rate: por que considerar essa métrica no seu SaaS?

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Por Valentina Sales - 12 de Novembro de 2018

Quem trabalha com SaaS sabe que o desenvolvimento do negócio vem do trabalho árduo dia após dia. Mas como saber se a empresa está crescendo em um ritmo ideal e sustentável? Quais são as projeções para o futuro possíveis de fazer com alguma segurança?

Para que os gestores possam dar uma resposta mais fundamentada à essas perguntas, a recomendação é prestar atenção a uma métrica, o Lead Velocity Rate (LVR) também conhecido como Qualified Lead Velocity Rate.

As vendas, embora desejadas e comemoradas, são um retrato da empresa em determinado momento e isoladamente são incapazes de sinalizar os rumos do negócio. O pipeline volumoso tampouco esclarece esse ponto, pois sua análise funciona mais como uma estimativa para as vendas no futuro próximo.

Há quem diga que o LVR é a métrica mais importante do Saas, pois ele quantifica o crescimento do negócio em termos de leads qualificados e seu crescimento está associado ao crescimento de receita.

Como calcular o Lead Velocity Rate?

O cálculo do LVR é simples. O indicador é obtido pela subtração da quantidade de leads qualificados do mês atual pelos leads qualificados do mês anterior dividido pelo número de leads qualificados do mês anterior multiplicado por 100. A fórmula é a seguinte:

LVR = leads qualificados do mês atual – leads qualificados do mês anterior x 100 Leads qualificados do mês anterior

Quando a empresa tem clareza do LVR que está atingindo no momento, ela consegue estabelecer metas de LVR que, se bem trabalhadas, podem levar ao crescimento contínuo.

Ah, é importante lembrar que o LVR é um bom indicador de receitas futuras,  já que é possível confiar no número crescente de leads qualificados mais do que em projeções feitas com base na receita atual, que pode oscilar por inúmeras variáveis.

Como SaaS pode se beneficiar do LVR

O LVR é uma métrica que pode beneficiar SaaS de todos os portes. O indicador é fundamental para prever receitas e trazer insights para as estratégias de marketing e de desenvolvimento de produto. Enquanto métricas como vendas e volume do pipeline são um registro histórico, o LVL pode ajudar a desenhar o cenário para o futuro no médio e no longo prazo.

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