Marketing conversacional: transforme a comunicação da sua empresa para sempre!

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Por Valentina Sales - 25 de Outubro de 2019

O Marketing Conversacional pode parecer mais uma dessas “buzzwords” que aparecem no mundo de Marketing vez ou outra, mas não se engane: ele é uma importante estratégia para empresas que querem ser relevantes e 

“Nesta grande transformação comunicacional, a conexão, inteligência e imediatismo são conceitos chave.” 

E não é só no Marketing não viu? Todas as relação entre marcas e empresas (seja através do time de Vendas, ou pelo Atendimento aos Clientes) estão passando por esse mesmo processo.

Mas, no post de hoje eu quero falar um pouco mais sobre uma das soluções estratégicas que os profissionais de Marketing encontraram para os novos desafios do setor. Hoje, eu vou falar do Marketing Conversacional!    

O que é Marketing Conversacional? 

Marketing Conversacional é o conjunto de ações e estratégias que tem como principal foco a geração de conversas dentro de um contexto - através de uma comunicação personalizada para cada indivíduo (ou grupo de indivíduos) e imediata. 

Como consequência de um Marketing Conversacional bem aplicado, empresas vêem seu ciclo de venda reduzido, seus clientes satisfeitos e sua comunicação mais poderosa (assertiva e contextualizada). 

Afinal, que lead ou cliente não gosta de ter suas questões respondidas rapidamente, ser acolhido, compreendido, receber tratamento personalizado, humano e ter os problemas resolvidos em uma simples, cordial e eficiente troca de mensagens

Quais são as vantagens do Marketing Conversacional?

O fato é que, além de deixar seu cliente satisfeito com a agilidade e proatividade, você tem outro bônus: é possível obter informações valiosas para conduzir suas estratégias de comunicação.

A conversa mais ágil também tende a reduzir a desistência do contato ao preencher longos formulários e esperar para ser respondido. O marketing conversacional tem maior potencial para engajar o consumidor na conversa e troca de informações com a sua empresa e isso ajuda a entender o comportamento das suas personas.

É uma excelente forma de qualificar leads, marcar reuniões e, por que não, aumentar suas receitas.

Como usar o Marketing Conversacional?

Quando eu explico esse conceito para clientes e amigos, eu costumo ouvir que “ah, isso é muito complicado”, ou “apenas empresas grandes conseguem fazer isso”, mas, sendo bem sincera com você: isso é muito mais simples do que parece!  

Quem já utiliza o Inbound Marketing nas suas estratégias, por exemplo, está à poucos passos do Marketing Conversacional, pois alguns dos conceitos se misturam, como a comunicação adaptada para cada Buyer Persona e Jornada do Consumidor, e a visão humanista e prestativa. 

No Marketing Conversacional, a Inteligência Artificial tem um papel vital no entendimento do contexto do cliente, e as ferramentas de automação permitem que a comunicação possa ser feita em escala. Com isso, a empresa garante uma comunicação, humana, personalizada para todos seus clientes e leads

Confira algumas dicas para usar o marketing conversacional com sucesso:

Construa o marketing conversacional com base na jornada do consumidor

Você precisa mapear a jornada do consumidor e desenvolver o marketing conversacional em torno dela. Quais são as principais dúvidas, dores e questões que a sua persona tem em cada uma dessas etapas? Imagine as conversas que ela gostaria de ter para esclarecer e se informar.

Seja simples

Seja simples na linguagem e no conteúdo. Os usuários estão esperando soluções rápidas e simples.

Personalize e seja humano

Ao mesmo tempo em que desejam ser atendidas prontamente, as pessoas também apreciam o atendimento humano e personalizado. Tenha isso em mente na hora de fazer as suas configurações.

Use o marketing conversacional como parte de um todo

Um grande erro com o marketing conversacional é considerá-lo uma estratégia separada do restante da sua comunicação. Não é mesmo! Usando sabiamente, você consegue, por exemplo, direcionar o usuário de uma conversa no Facebook Messenger para um texto de blog ou de um e-mail marketing para um formulário, mantendo-o conectado á experiência com a sua marca. Interessante, não?

Análise humana

Por mais que seja possível usar recursos de automação, é indispensável que a equipe de marketing acompanhe essas interações e saiba analisá-las e obter insights a partir delas para desenhar novas estratégias.

Há no mercado uma infinidade de ferramentas que para lhe auxiliar com as estratégias de marketing conversacional. Mas, a HubSpot é a mais completa, permitindo a construção das estratégias de marketing conversacional de forma simples e eficaz.

Você poderá implementar live chats, configurar chat bots no seu site e no Facebook Messenger. Uma grande vantagem é que você poderá monitorar suas conversas em um inbox unificado. Pela HubSpot CRM, você poderá acompanhar o contexto completo de cada conversa

Assim vai ser fácil dominar o marketing conversacional 😉

Quer estratégias de Marketing Conversacional personalizadas para os desafios do seu negócio? Fale com um especialistas da NA5!!!

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