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Marketing de Conteúdo para SaaS B2B

Marketing de Conteúdo para SaaS B2B

O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são estratégias que vêm trazendo grandes resultados para as startups de SaaS B2B. Saiba mais.

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Com o aumento da concorrência entre as startups SaaS B2B, é preciso buscar sempre novas formas de se diferenciar, seja investindo em uma marca e conquistar novos clientes ou aumentando as conversões, inscrições e demonstrações de produtos. Entre as estratégias que vem trazendo grandes resultados entre as empresas de SaaS estão o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Mas você sabe o que é o Inbound Marketing e como ele pode fazer a diferença para as SaaS? Clique aqui e entenda a metodologia por trás do conceito.

As startups de SaaS tem ainda mais razões para apostar no Inbound Marketing: para começar, o custo de aquisição de clientes é muito menor com o Inbound, se comparado com a publicidade tradicional (Outbound) e ainda permite que as empresas atinjam um público mais amplo com um custo total reduzido.

O Inbound Marketing também reduz o ciclo de vendas e aumenta as conversões, preparando os clientes em potencial para se inscrever em um teste gratuito de software ou tomando uma decisão de compra antes mesmo de chegar à equipe de vendas. Ou seja, essa é uma estratégia muito eficaz que pode ajudar as empresas de SaaS a adquirir e reter clientes, alcançar lucratividade mais rapidamente e a obter sucesso a longo prazo.

O conteúdo é um dos pontos fortes das campanhas de Inbound e tem a finalidade de transformar empresas em um canal de comunicação direto com seus clientes utilizando conteúdo de qualidade. Quer saber como implementar na prática o marketing de conteúdo para SaaS B2B? Confira 5 dicas a seguir:

1. Ofereça conteúdo original para seus clientes

Ofereça conteúdo original para seus clientes

O conteúdo original é o ponto crucial de uma estratégia eficaz de inbound marketing. Para atrair novos clientes, ofereça cases de sucesso, estudos de caso e artigos úteis com soluções para os desafios enfrentados pelo seu mercado alvo. Já para reter e aumentar o volume de clientes atuais, forneça recursos detalhados com práticas recomendadas, novos recursos e dicas para aproveitar ao máximo seu investimento em software. Uma boa dica é pesquisar palavras-chaves que seu público-alvo busca utilizando ferramentas como o Adword ou o SEMRush, desenvolvendo o conteúdo de acordo com os tópicos pesquisados. Teste e sempre aprimore os assuntos abordados e os títulos dos artigos para criar mais visibilidade em seus canais de marketing.

2. Bloqueie o conteúdo para gerar leads qualificados

Bloqueie o conteúdo para gerar leads qualificados

Estima-se que até 80% dos recursos do marketing de conteúdo B2B sejam bloqueados.O conteúdo bloqueado é um conteúdo premium que os visitantes só podem acessar se preencherem um formulário e fornecer em troca seu contato, cargo, nome da empresa, entre outras informações. Após preencher o formulário, o possível cliente tem acesso ao conteúdo liberado e a empresa pode usar as informações fornecidas para direcionar comunicações dirigidas. Os tipos de conteúdo premium podem envolver vídeos, e-books, demonstrações de produtos ou estudos de caso e materiais de valor real a seus clientes em potencial.

3. Promova o seu conteúdo

Promova o seu conteúdo

Divulgue o seu conteúdo em seu site e através das redes sociais e anúncios pagos. Promova seu conteúdo em seu site e aposte em newsletters. Redes sociais como LinkedIn, Twitter e Facebook podem ser os principais canais de divulgação e compartilhamento por influenciadores e defensores da sua marca. Também aproveite os anúncios PPC (pay-per-click) para impulsionar o aumento de tráfego para seu site como um complemento aos esforços de Inbound, utilizando segmentação com palavras-chave que o seu público-alvo está pesquisando. Os anúncios PPC podem ser configurados para enviar seus visitantes às páginas de conteúdo bloqueado de seu website, solicitando informações de contato para que o cliente obtenha acesso total ao conteúdo premium.

4. Gere leads qualificados com Marketing de Conteúdo

Gere leads qualificados com Marketing de Conteúdo

Marketing qualificado significa que um lead tem mais chances de se tornar um cliente pagante quando comparado a outros leads, com base em atividades, dados demográficos e comportamentos. Assim que os visitantes fornecerem seus endereços de e-mail em troca de seu conteúdo bloqueado, é hora de gerar esses leads até que se tornem qualificados. Para começar, continue enviando recursos educacionais úteis e relevantes para seus cliente e em seguida, direcione-os à um conteúdo adicional relacionado aos detalhes do seu software. Quando um lead faz o download desse conteúdo bloqueado adicional, ele é considerado qualificado para marketing. Como alternativa, você também pode identificar um lead qualificado de marketing com base nas informações fornecidas.

5. Converta oferecendo free trial do seu software

Converta oferecendo free trial do seu software

Seu próximo passo é incentivar os leads qualificados a se inscrever para uma avaliação gratuita do seu software, encaminhando um conteúdo que demonstre os reais benefícios para os seus clientes. Depois de inscritos, envie comunicações personalizadas para oferecer assistência, fornecer recursos e ajudá-los a aproveitar ao máximo a sua oferta de teste.

Você já começou a implementar o marketing de conteúdo em sua empresa? Conte para a gente como foram os resultados!

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