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Como fazer a mensuração de campanhas de SMS Marketing com HubSpot

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NA5 Labs: Especialistas em HubSpot

Se o título deste artigo te chamou a atenção é porque você já utiliza estratégias de SMS Marketing, mas ainda não sabe exatamente como mensurar o impacto das ações, certo? Ou, você ainda está estudando formas de usar o SMS Marketing na sua empresa. Ah, e claro, você já conhece o potencial da HubSpot para os times de Marketing. 

Mas a verdade é que nos dois casos, o que mais importa para você neste momento é entender como realmente mensurar as campanhas de SMS e como implementar isso RÁPIDO na sua operação. Afinal, você entende* que não está aproveitando uma das “armas” mais poderosas do seu arsenal de Marketing, e isso pode impactar diretamente os resultados do próximo trimestre da sua empresa. 

*Bem, se você ainda é um dos incrédulos do SMS, eu separei aqui 2 artigos que com certeza vão mudar sua opinião. 

19 verdades sobre SMS que vão explodir sua cabeça
Não, o WhatsApp NÃO substituirá o SMS

Mas, antes de falar da prática, precisamos tirar o elefante branco da sala: as famigeradas campanhas de cupons por SMS. 

Muito mais do que cupons 

O SMS Marketing é muito maior do que a velha estratégia de disparo em massa de cupons de desconto. Sim, eles são uma ótima alternativa para você medir o impacto imediato das suas mensagens de SMS, mas ele está longe de ser perfeito

Isso porque eles certas limitações. A mais clara é em relação ao imediatismo/impulsivismo atrelado à essa estratégia. Ela funciona (e muito bem por sinal) principalmente para ofertas de produtos de baixo custo, que não exigem um grande investimento (de dinheiro e tempo de pesquisa).

Mas, além disso, ao medir somente a porcentagem de pessoas que receberam a mensagem e utilizaram o cupom, você pode MUUUITAS análises e oportunidades pelo caminho. 

Os dois exemplos mais óbvios são

  1. Não saber quantas pessoas acharam a oferta interessante, mesmo que não tenham comprado nada. 
  2. E, PRINCIPALMENTE, qual o impacto a MÉDIO e LONGO prazo a campanha teve. Ou seja, como o comportamento do contato mudou a partir da campanha. 

E o melhor é que isso pode ser aplicado para virtualmente qualquer tipo de empresa - claro que fazendo algumas adaptações na operação essenciais para cada vertical. 

Parece bom demais para ser verdade, né? Com as tecnologias certas você pode SIM transformar esse sonho em realidade. Eu separei aqui abaixo o que você precisa. Confira!  

Como levar as campanhas de SMS ao próximo nível

Deixei esclarecer um ponto importante: se você quer uma solução completa, a verdadeira tecnologia all-in-one, você precisará da Plataforma NA5, a integração SMS Marketing + HubSpot da NA5. Mas, vamos falar mais sobre isso no fim deste artigo. 

Para quem tem uma conta HubSpot e uma ferramenta de disparo em massa de SMS, já é possível mensurar algumas das principais métricas de sucesso de uma campanha de SMS. Você vai precisar de: 

    1. Criador de Landing Pages da HubSpot (Disponível em todos os planos) 
    2. Criador de Formulários da HubSpot (Disponível nos planos Starter, Professional e Enterprise do Módulo de Marketing) 
    3. Criador de Formulários da HubSpot (Disponível nos planos Starter, Professional e Enterprise do Módulo de Marketing) 
    4. Criador de URL Rastreável da HubSpot (Disponível nos Planos Professional e Enterprise do Módulo de Marketing)
    5. Ferramenta de Disparo de SMS 

À primeira vista pode parecer muita coisa, mas com uma conta Professional da HubSpot, você já tem acesso à todas as ferramentas necessárias (exceto, claro, a ferramenta de SMS). Super simples.

Beleza, agora vamos ao que realmente importa: o que fazer com isso tudo?

CTA da NA5. Clique para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot

Tenha todas as métricas da campanha de SMS em suas mãos 

Bom, o primeiro passo é criar uma campanha na HubSpot. Em seguida, criar uma Landing Page (associada à campanha) e um formulário que será inserido na página. E, por último, criar uma URL rastreável, que será enviada nas mensagens disparadas por SMS. 

Com isso em mãos, é só ligar os pontos. A ferramenta de SMS vai enviar a mensagem para a sua base de contatos escolhida, que quando clicar na URL, irá a Landing Page, onde ele poderá fazer seu cadastro de interesse ou comprar um produto diretamente. Sem exageros, se suas Landing Pages forem padronizadas, você consegue fazer isso tudo em 10 minutos ou menos

O “pulo do gato” não está na complexidade da campanha. A sacada é como essas ferramentas juntas podem oferecer insights que vão ressignificar sua campanha de SMS. Quer ver? 

A sua ferramenta de SMS Marketing certamente dirá para quantas pessoas as mensagens foram enviadas. E a URL rastreável da HubSpot complementará essa informação com o número de cliques. 

url-rastreavel-sms-relatorio

Isso significa que você poderá saber se sua mensagem foi relevante ou não para a base de contatos, usando como métrica a porcentagem de cliques.

Já a Landing Page + formulário permitirão que você veja quantas das pessoas que acessaram a página, de fato preencheram o formulário. Ou seja, das pessoas interessadas na mensagem, quantas deram o próximo e mais importante passo. 

landing-page-campanha-sms-relatorio

Só com essas informações você pode realmente avaliar quais os erros e acertos da campanha de SMS. Afinal, os textos e ofertas da Landing Page tem um impacto muito grande na decisão de conversão das pessoas. Quando você usa cupons sem olhar para isso, é impossível saber se a mensagem de SMS está pouco convincente ou é a página que promove uma experiência ruim para o usuário, por exemplo. 

Mas até aqui, você poderia fazer as mesmas avaliações com quaisquer ferramentas de Marketing + SMS. Bastaria cruzar os dados oferecidos por cada uma - que trabalhão! O que você não conseguiria, no entanto, é saber o impacto real da campanha para seus leads e clientes. 

Ao criar e vincular tudo à uma campanha na HubSpot, você tem uma visão muito mais ampla e profunda sobre suas ações. É possível saber, por exemplo, quantos das pessoas que preencheram o formulário já se relacionaram com a empresa antes, ou não. 

Primeiro toque são contatos que tiveram seu primeiro contato com a empresa por meio dessa campanha. 

primeiro-contato-campanha-sms-relatorio

Já último toque são contatos que já conheciam e se relacionavam de alguma forma com a empresa 

ultimo-contatos-campanha-sms-relatorio

Agora, os “Contatos Influenciados” são todos os contatos da sua base (novos ou existentes) que clicaram no link do SMS ou preencheram o cadastro da página. E os “Negócios Fechados” representam todas as compras feitas por contatos influenciados APÓS as ações da campanha. Por fim,”Receita Influenciada” é o valor total somada das compras. 

Como se tudo isso não fosse o suficiente (e muito mais poderoso do que simplesmente olhar para a utilização de cupons) você ainda pode fazer comparações entre o comportamento de contatos influenciados e não influenciados. Ou seja, você pode ver de fato como a campanha de SMS está influenciando no sucesso do negócio. 

Para fazer isso na prática, aqui vai a minha última dica: crie uma lista estática da HubSpot com contatos que foram influenciados por determinada campanha. Se você criou uma lista para disparar os SMSs, pode utilizá-la. Caso queria olhar só para quem realmente foi influenciado, crie a lista com base em quem acessou a Landing Page da campanha. 

Em seguida, crie dois relatórios: um para sua base impactada pela campanha e uma para quem não foi. Quais os relatórios usar, depende dos critérios da sua análise. No exemplo abaixo, eu olhei especificamente para a taxa de conversão de MQL para SQL, para avaliar se a campanha auxiliou na taxa de qualificação dos contatos e no ciclo de compras. 

comparacao-relatorios-qualificacao-hubspot

No entanto, você pode utilizar as métricas e relatórios que melhor refletem o sucesso da campanha. 

E isso não é tudo!

Por incrível que pareça, eu ainda não acabei! Se você investir na Plataforma NA5, a melhor integração SMS + HubSpot do país, você terá possibilidades ainda maiores. 

Com a nossa tecnologia, por exemplo, você pode avaliar quem recebeu ou não suas mensagens e qual foi o motivo para a não-entrega (dessa forma você não “suja” o relatório com números inválidos que certamente atrapalharão a análise e entendimento do desempenho da campanha de SMS Marketing.

Além disso, você também poderá explorar todo o potencial o SMS ao inserí-lo nas suas Réguas de Relacionamento - e ainda ter todas as mensagens enviadas e recebidas por este canal registradas na timeline do contato, no CRM da HuBSpot. É isso que faz da Plataforma NA5 a melhor solução de SMS Marketing. 

Quer levar suas campanhas de SMS ao próximo nível? Clique aqui.


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