NA5 Blog

Meta no fluxo de trabalho HubSpot pode reduzir custos. ūü§© Aprenda j√°!

Meta no fluxo de trabalho HubSpot pode reduzir custos. ūü§© Aprenda j√°!

Descubra como reduzir custos sem prejudicar o marketing de forma f√°cil, simplesmente usando meta no fluxo de trabalho do HubSpot.

Publicado em por

Não é surpresa que estabelecer metas é um dos quesitos importantes para obter-se sucesso em um negócio. E definir uma meta no fluxo de trabalho ("workflow") da HubSpot pode agregar outros benefícios.

Um dos erros mais comuns que vemos ao prestar consultoria para grandes e médias empresas é nos deparar com fluxos de trabalhos sem metas. Esse erro não só deixa sua operação sem mensuração, como pode torná-la mais custosa, além de, dependendo da automação, entregar uma experiência cansativa ao cliente.

Quando as empresas descobrem a verdadeira import√Ęncia em utilizar o recurso de metas dos fluxos de tarefas, melhores taxas de convers√£o come√ßam a surgir. Isso porque com metas definidas, torna-se mais f√°cil acompanhar e evoluir as automa√ß√Ķes.

Veja a seguir, como trabalhar de forma inteligente os fluxos de trabalho na HubSpot, podendo reduzir os custos de marketing sem perder resultados.

Boa leitura!

O que s√£o as metas em fluxos de trabalho HubSpot baseados em contato

De acordo com a HubSpot, o recurso de ‚Äúmetas‚ÄĚ nos fluxos de trabalhos baseados em contatos existe para te ajudar a ‚Äúfocar o objetivo do seu fluxo de trabalho e medir o sucesso dele em estimular contatos‚ÄĚ.

A configura√ß√£o de metas √© uma etapa opcional do processo de configura√ß√£o do fluxo de trabalho no HubSpot. Infelizmente, por ser opcional, muitos profissionais n√£o fazem essa configura√ß√£o e acabam perdendo muitas oportunidades de convers√Ķes.

Entenda:

Geralmente os fluxos de trabalho incluem uma sequ√™ncia de a√ß√Ķes, que direcionam um contato a sair de um ponto A para o ponto B, na Jornada do Cliente. Essas sequ√™ncias podem ser parte de uma linha de comunica√ß√£o estrat√©gica (R√©gua de Relacionamento), com um intervalo tempor√°rio entre as a√ß√Ķes.

Quando uma meta é configurada, a HubSpot monitora se cada contato adicionado ao fluxo realizou o comportamento definido como meta.

Uma vez que o contato atinge a determinada meta, ele sai automaticamente do fluxo, ou seja, as a√ß√Ķes previstas para serem executadas n√£o ter√£o necessidade de serem realizadas j√° que o resultado desejado ao inscrever o contato na automa√ß√£o foi atingido com sucesso.

Esse sucesso será contabilizado no relatório de desempenho do fluxo de trabalho.

Melhores pr√°ticas para usar metas em fluxos de trabalho

Evite fluxo de trabalho muito grande

Quando realizamos consultoria em uma instala√ß√£o HubSpot j√° implementada, n√£o √© raro encontrarmos um grande fluxo de trabalho que praticamente re√ļne toda a Jornada do Cliente em um √ļnico lugar, quase que a ‚Äúfotografia‚ÄĚ do diagrama de automa√ß√Ķes.

Apesar de um grande fluxo facilitar a compreensão e visualização do que o profissional concebeu, para realizar a otimização de conversão em fluxos, acaba sendo um ponto de atenção.

Por exemplo:

Se em um √ļnico fluxo, a sua meta √© fazer com que o contato solicite uma conversa com o times de vendas, mas no mesmo fluxo voc√™ tem a√ß√Ķes que direcionam o contato para baixar materiais ricos, fica dif√≠cil de identificar se o Workflow n√£o est√° sendo efetivo por causa da comunica√ß√£o direcionada para marketing (baixar materiais ricos) ou para vendas (falar com a √°rea comercial).

Por isso, a Jornada do Cliente precisa ser dividida, bem como os fluxos precisam seguir essa ‚Äúquebra‚ÄĚ, para poder determinar pequenas ‚Äúconquistas‚ÄĚ ("convers√Ķes") que os contatos precisam atingir.

Assim, você precisa trabalhar uma estratégia que chamamos de “micro-workflows" (micro fluxos de trabalho).

Com base nos relatórios de desempenho dos micro-workflows, será possível identificar oportunidades de melhorias, como: otimizar o horário de envio das mensagens, tipos de mensagens, argumentos, canais, etc.

Antes de criar os fluxos de trabalho, desenhe-os!

Aqui na NA5 n√≥s criamos o diagrama de automa√ß√Ķes, que contempla a Jornada do Cliente, usando a ferramenta LucidChart. No diagrama s√£o feitas marca√ß√Ķes (como ret√Ęngulos pontilhados) para delimitar os micro-workflows (onde come√ßam e terminam) e seus respectivos nomes.

Importante: uma empresa pode ter um ou v√°rios diagramas ‚ÄĒ diversos fatores influenciam nessa decis√£o, como:

  • Maturidade da estrat√©gia;
  • Quantidade de r√©guas de relacionamento;
  • Quantidade de funis de vendas
  • Quantidade de unidades de neg√≥cios.

Como reduzir custos com meta no fluxos de trabalho

As empresas buscam realizar estrat√©gias de comunica√ß√£o em m√ļltiplos canais. Assim, √© muito comum incluir nos fluxos de trabalho a√ß√Ķes que possam alcan√ßar os contatos em diferentes m√≠dias, como enviar e-mail, SMS e WhatsApp.

Entretanto, para cada canal, existe um determinado custo envolvido, não é mesmo? E se você não tiver um bom gerenciamento, pode acabar “estourando'' o seu orçamento.

Muitas empresas em uma campanha de marketing, por exemplo, fazem disparos promocionais de e-mail marketing (que j√° est√£o inclusos no plano HubSpot contratado) e instantaneamente enviam SMS.

Felizmente você pode usar a meta do fluxo de trabalho para trabalhar de forma inteligente e reduzir custos.

Por exemplo:

Você pode definir em um fluxo que a meta é que uma página do seu site seja acessada, cujo link para ela estará no botão inserido no corpo do e-mail e ao final da mensagem de SMS.

Com o propósito de realizar uma campanha otimizada para redução de custos de envio, você pode definir que a primeira ação do fluxo é enviar um e-mail, depois aguardar, por exemplo, quatro horas e, somente após este intervalo, os contatos que permanecerem no fluxo receberão um SMS. Ou seja, se o contato que foi inscrito no fluxo abrir e clicar no botão do e-mail, já que cumpriu a meta, automaticamente sai do fluxo.

Se voc√™ fizer um disparo para 100 mil e-mails e 20 mil contatos clicarem no e-mail, ap√≥s 4 horas voc√™ enviar√° SMS para 80 mil contatos, economizando 20 mil SMS. Se voc√™ considerar $0,029/SMS (pre√ßo de lista sem desconto da Twilio), voc√™ economizaria em uma √ļnica campanha promocional 580 d√≥lares. Sem reduzir o alcance e a efetividade da mensagem.

WhatsApp

Seguindo esta mesma l√≥gica, voc√™ poderia adicionar um outro intervalo ao fluxo, como 24 horas, que ap√≥s este per√≠odo seria enviado uma terceira notifica√ß√£o (mensagem ativa) de WhatsApp para os contatos que autorizaram receber mensagens (Opt-in) por este outro canal e ainda permanecessem no fluxo ‚ÄĒ ou seja, que n√£o atingiram a meta.

Considerando que o Facebook (dona do WhatsApp) cobra $0,0473 (Fonte: Facebook, em 05 de julho de 2021) por mensagem ativa (HSM, High Structured Message), se você conseguisse atingir a meta tendo 10 mil contatos clicados no link do SMS, isso corresponde a uma economia de 473 dólares em disparos de WhatsApp.

Ads (an√ļncios)

A plataforma HubSpot tamb√©m inclui software de an√ļncios integrado com Google AdWords (incluindo Rede Display), Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn.

√Č poss√≠vel indicar dentro dos fluxos de trabalho quais an√ļncios devem aparecer para cada contato.

Nessa log√≠stica, em nosso exemplo, no in√≠cio do fluxo de trabalho voc√™ pode indicar quais an√ļncios devem aparecer para o contato que o direciona tamb√©m para a p√°gina de destino definida como meta. Assim, os contatos passar√£o a ver os an√ļncios em diversos lugares, como portais de conte√ļdo com an√ļncios da Rede Display do Google e nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn.

Se o contato clicar em um an√ļncio, com a meta atingida, ele sair√° automaticamente do Workflow, e n√£o passar√° pelas a√ß√Ķes que poderiam ser ainda executadas, como disparos de SMS ou WhatsApp.

Imagina o quanto de economia você pode ter e, ainda, evitar bombardeios de mensagens para o consumidor?

B√ĒNUS! Otimiza√ß√£o de custo de aquisi√ß√£o de cliente (CAC)

As empresas com maior maturidade de estratégia de conversão de Marketing e Vendas definem um custo de aquisição de cliente (CAC).

O CAC regula o quanto a empresa est√° disposta a gastar para gerar um novo cliente, dentro das suas possibilidades de margem e lucro.

Grosso modo, os profissionais de marketing procuram calcular o CAC a partir de todas as a√ß√Ķes envolvidas que um lead pode ser impactado. Ent√£o, a quantidade de disparos de SMS e WhatsApp que uma R√©gua de Comunica√ß√£o precisa estar neste c√°lculo.

Dessa forma, qualquer redu√ß√£o que o gestor de marketing e vendas consiga obter pode dar f√īlego no or√ßamento para que novas a√ß√Ķes sejam feitas para aumentar a receita e garantir aquele b√īnus no final do ano.

Conclus√£o

√Č essencial trabalhar com micro convers√Ķes, para poder isolar vari√°veis e otimizar seus fluxos continuamente.

Com as metas, é possível definir quantos contatos inseridos no Workflow estão cumprindo o objetivo definido.

Isso ajuda a entender o que est√° funcionando ou n√£o, e o mais importante: ajuda a avaliar se o custo dos canais est√£o compensando na convers√£o dos contatos.

Workflows menores configurados com meta permitem que você identifique gargalos e otimize suas Réguas de Relacionamento.

Por exemplo, se sua campanha quer que usuários visitem determinada página e depois comprem um produto, é recomendado dividi-la em dois fluxos.

Assim, é possível analisar como o primeiro Workflow cumpre o objetivo de estimular a visita à página e avaliar o custo que isso está trazendo. Já o segundo Workflow poderá ser desenvolvido para a conversão (compra) daqueles que visitaram a página.

Ou seja, voc√™ sabe de fato se os argumentos de cada fluxo est√£o funcionando. Sem as metas definidas, √© mais dif√≠cil analisar o que funciona e o que n√£o funciona com seu p√ļblico.

Pensando e trabalhando dessa forma, a experi√™ncia do cliente se torna muito melhor. Afinal, ele n√£o sente a redund√Ęncia das campanhas e nem √© sobrepujado de informa√ß√Ķes, j√° que eles est√£o saindo automaticamente dos fluxos eficientemente, quando j√° foram impactados pelas campanhas.

Como j√° falamos por aqui, a experi√™ncia do cliente √© uma alavanca para qualquer empresa que busca se destacar no mercado.

O recurso de metas nos Workflows foi projetado para ajud√°-lo a organizar e construir suas campanhas com base na coisa mais importante: gerar resultados.

Quando voc√™ come√ßa com o ‚Äúfinal da hist√≥ria‚ÄĚ em mente na constru√ß√£o de uma campanha, tamb√©m √© mais f√°cil criar e mapear o tipo certo de enredo (estrat√©gia) para ajud√°-lo a conduzir os contatos na jornada do cliente.

E isso mostra mais uma vez como a HubSpot veio para revolucionar a maneira que você se comunica!

A NA5 é formada por especialistas que amam o que fazem e são felizes por fazerem parte da Consultoria HubSpot que ajuda médias e grandes empresas a oferecerem uma melhor experiência aos seus clientes e aumentarem a receita.

Este é o nosso segredo

Nós revelamos os segredos que inspiram especialistas HubSpot de grandes empresas do mundo.