Use o conceito de Micro Conversão em suas campanhas de e-mail marketing

Data

Por Valentina Sales - 09 de Setembro de 2019

Quando suas estratégias de e-mail marketing estiverem bem estruturadas, manter o crescimento inicial torna-se um grande desafio. Cada pequeno detalhe pode fazer toda a diferença. Por isso, quando você atingir este nível de eficiência no seu marketing os conceitos de Micro Conversão serão essenciais.  

Explorar estrategicamente as Micro Conversões podem alavancar e seus resultados e garantir métricas ainda mais específicas e assertivas para entender o impacto das campanhas de e-mail marketing. 

Para entender melhor como elas podem ajudar nas suas estratégias, acompanhe nosso artigo! 

As conversões na jornada do consumidor

As conversões na jornada do consumidor

Antes de tudo, vamos esclarecer o que significam as conversões na jornada do cliente. Podemos dizer que a ideia de conversão consiste basicamente em fazer seus leads realizarem alguma ação desejada – e isso pode ir desde a simples inscrição em uma newsletter até a compra de um produto.

No entanto, até o lead chegar à conversão final desejada (Macro Conversão), há um conjunto de pequenas ações que ele precisa realizar (Micro Conversão). Jennifer Cardello, da Nielsen Norman Group, divide as Micro Conversões em duas categorias:

  1. Marcos do processo: são as etapas até a meta principal (macro);
  2. Ações Secundárias: não são os principais objetivos do site, mas são ações desejáveis, que demonstram o interesse e engajamento das pessoas, bem como as potenciais futuras Macro Conversões.

Confira alguns exemplos de Micro Conversões:

  • Uma inscrição no boletim informativo por e-mail;
  • Visualizando um determinado número de páginas do seu site;
  • O comentário de um visitante do site em um dos artigos do seu blog;
  • O compartilhamento de uma de suas páginas em uma mídia social;
  • O download de um ebook;
  • A criação de uma conta;
  • Um vídeo assistido;
  • O cumprimento de um certo número de etapas no ciclo de conversão da sua empresa, como adicionar um produto ao carrinho, o preenchimento de um formulário, entre outros.

Campanhas segmentadas de e-mails

Campanhas segmentadas de e-mails

Certo, agora, você deve estar se perguntando: mas o que isso tudo tem a ver com e-mail marketing? Bom, primeiro, o e-mail marketing por si só já é uma Micro Conversão. Mas a grande sacada é rastrear todas essas pequenas ações do usuário no seu site para criar campanhas segmentadas de e-mail e até mesmo consolidar leads em vendas mais rapidamente.

Ao perceber em que fase da jornada os seus usuários estão, é possível enviar e-mails marketing com assuntos relacionados às suas exigências e movê-los por suas etapas de  vendas.

Por exemplo, se um visitante do site faz o download de um ebook sobre um Case de Sucesso, você pode enviar um conteúdo que reforce as vantagens da sua solução. Se alguém deixou um item no carrinho de compras do seu e-commerce, um lembrete otimizado enviado por e-mail pode fazê-lo retornar e concluir a compra.

Mas, você pode ir além. Plataformas de Marketing, como a HubSpot, permitem a criação listas extremamente segmentadas e automações sofisticadas para garantir mais resultados. Você pode, por exemplo, criar mensagens para clientes que mostraram interesse em algumas páginas específicas do seu site, criar tarefas para vendedores entrarem em contato quando o lead visita a página de contato e muito mais. 

Essas ações, é claro, dependem de um CRM poderoso e de boas ferramentas de marketing e vendas integradas à ele. Mas, com as melhores tecnologias e estratégias bem planejadas, os resultados certamente virão, e rápido

Portanto, se você quer melhorar o desempenho das suas campanhas de e-mail marketing de maneira ágil e eficiente, comece a olhar para as Micro Conversões e quais insights fazem sentido para o seu processo de vendas. 

Agora se você quer dar um próximo passo nas suas estratégias e criar um planejamento que envolve o Marketing, Vendas e Atendimento Ao Cliente, você precisa falar com um especialista da NA5. Nós somos referência nacional em integrações HubSpot , a maior plataforma de automação de marketing do mundo, e tenho certeza que podemos ajudar a sua empresa a crescer mais - mais rápido.

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