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Como aprimorar sua estratégia de Omnichannel com SMS

Como aprimorar sua estratégia de Omnichannel com SMS

Saiba como incorporar a estratégia Omnichannel em suas campanhas de SMS Marketing para oferecer uma experiência de compra perfeita.

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Para usar o verdadeiro potencial do SMS Marketing e ir além dos disparos em massa, você precisa colocar este canal dentro de uma estratégia macro de Marketing, que contempla todo o relacionamento da marca com seu público. 

Essa é a única forma de criar estratégias Omnichannel que utilizam todo o poder do SMS Marketing para conquistar os melhores resultados para a sua empresa.

Listamos aqui algumas dicas de como sua marca pode incorporar a estratégia Omnichannel em suas campanhas de SMS Marketing para oferecer uma experiência de compra perfeita, permitindo que eles alternem entre vários canais para ser fortemente impactado pela marca, fazer uma compra ou encontrar uma solução que precisam.

Complemente a leitura com nossos insights:
Guia definitivo de SMS para e-commerce em 2021
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SMS para varejo: 8 dicas e estratégias para SMS Marketing com HubSpot

O Omnichannel precisa do SMS

No mercado de hoje, os clientes estão usando vários tipos de canais de comunicação para se relacionar com outras pessoas e empresas. Profissionais do Marketing sabem como é importante encontrar seus clientes onde eles estão, então não é surpreendente que hoje, grandes tenham adotado uma estratégia omnichannel para aumentar o engajamento do cliente.

Uma estratégia omnichannel pode melhorar drasticamente a experiência do cliente, elevar o ROI, assim como as taxas de conversão e retenção.

O celular é uma parte vital de uma campanha de marketing de sucesso hoje, e o SMS ainda é um dos canais de comunicação mais utilizados e eficazes no mundo. A integração de mensagens SMS em seu marketing Omnichannel é a próxima etapa para garantir que sua estratégia seja adaptada para alcançar, reter e envolver seus clientes. O objetivo é reunir esses vários canais, criando uma experiência perfeita para seus usuários.

O que torna o SMS tão único?

O SMS é considerado um dos canais mais fortes de marketing, mas aproveitá-lo como parte de uma estratégia Omnichannel o torna ainda mais forte. Em comparação com e-mail e redes sociais, o SMS tem capacidade significativamente maiores de entrega e engajamento. 

O SMS Marketing, por exemplo, é melhor para mensagens urgentes e/ou curtas com um simples CTA. Mensagens mais longas ou campanhas fortemente visuais podem funcionar melhor via mídia social ou e-mail.

Vamos discutir rapidamente alguns motivos pelos quais sua marca pode se beneficiar de uma abordagem de marketing Omnichannel. De acordo com pesquisas e estudos, alguns dados apoiam a estratégia:

  • Cientes expostos a 3 ou mais canais de marketing de uma marca têm mais probabilidade de comprar 250% a mais do que os clientes expostos apenas a um único canal.
  • A taxa de engajamento para marcas que usam vários canais pode chegar a 18,96%, em comparação com uma taxa de engajamento de 5,4% em um único canal.
  • As taxas de retenção de clientes são 90% maiores para o Omnichannel em comparação com canal único.
  • O valor médio do pedido por cliente aumenta em 13% para clientes expostos a vários canais, em comparação com aqueles que não são.

Fortaleça sua estratégia de Omnichannel com SMS Marketing

Ademais, recomendamos a leitura: as estatísticas de SMS são igualmente favoráveis, e você pode conferi-las aqui

5 maneiras de aprimorar a estratégia Omnichannel com o SMS

Assim como todos os canais, o SMS pode desempenhar um papel significativo na entrega de uma experiência contínua e personalizada ao cliente. 

Aqui estão cinco maneiras de usar o SMS que têm um impacto mais poderoso em suas campanhas de marketing.

1) Use um CMS que suporte integrações de mensagens SMS


Em primeiro lugar, você precisará contar com softwares de gerenciamento (CRM), como a HubSpot junto à NA5 Plataforma, integração oficial de SMS da HubSpot.

Uma boa solução de SMS é essencial, já que realiza o disparo das mensagens facilmente, facilita o gerenciamento de campanhas de SMS, rastreia os clientes, personaliza automaticamente as mensagens com nomes e dados dos clientes e muito mais.

A principal razão para integrar seu CMS com essas ferramentas é facilitar o monitoramento dos resultados de suas campanhas de SMS. Você pode acompanhar as visualizações da página de destino, taxas de conversão e muito mais para obter insights ou ajustar as campanhas conforme necessário. 

A Plataforma NA5 também permite um chatbot para as respostas automáticas. O que significa que quando um cliente responde com uma palavra-chave específica, por exemplo, ele gera uma resposta instantânea que já soluciona as dúvidas solicitadas. 

2) Click-and-collect 


O Click and Collect basicamente permite que os clientes selecionem e comprem virtualmente os itens de sua loja de varejo, oferecendo que eles apenas retirem os itens pessoalmente. 

Para aprimorar a experiência do cliente Click and Collect, aqui estão algumas maneiras de usar mensagens SMS neste caso de uso:

  • Envie uma mensagem aos clientes para confirmar que um pedido foi feito.
  • Notifique os clientes que seu pedido está pronto para coleta.
  • Lembre os clientes de que seu pedido está esperando, caso ele não tenha retirado o pacote há um tempo.
  • Possibilite que os clientes estendam seu período de coleta enviando uma mensagem de texto com uma palavra-chave.

 Aqui está um exemplo de mensagem que pode ser enviada para o celular de seus clientes:

"{nome da empresa]: Seu pedido [numero do pedido] já está disponível para retirada. Venha retirá-lo em até 7 dias úteis. Obrigado pela sua compra em na nossa loja!”

3) Lembretes transacionais


Depois que um cliente realiza a transação em sua loja, você pode usar mensagens SMS para aprimorar a experiência ou aumentar as conversões.

Aqui estão alguns exemplos de lembretes transacionais de SMS que você pode enviar aos clientes:

  • Retargeting do carrinho abandonado. Quando um usuário abandona seu carrinho on-line, lembre-o de que ele deixou os itens antes de finalizar a compra. Esse tipo de lembrete pode converter usuários que abandonaram seus carrinhos por conta de uma desistência ou distração, mas para os “desistentes”, você também pode incentivar a finalização da compra com descontos exclusivos por tempo limitado.
  • O item em sua lista de desejos está à venda. Se um usuário salvou algo em sua lista de desejos e que de repente voltou em estoque, um simples SMS pode incentivá-lo a finalizar a compra.
  • Status de entrega. Envie atualizações sobre a confirmação do pedido, as datas estimadas de entrega e quando os itens estão a caminho ou chegando no mesmo dia.
  • Lembretes de pagamento. Se os clientes ainda não fizeram o pagamento de seus pedidos, envie um lembrete para eles. Ofertas e descontos também podem incentivar a concluir suas compras e até mesmo aumentar o valor médio do pedido.

Nova call to action

4) Use mensagens de texto para seu atendimento ao cliente


90% dos clientes preferem enviar mensagens de texto em vez de uma chamada ou e-mail, tornando as mensagens via SMS um dos principais canais de atendimento ao cliente. 

Além disso, ao permitir que os clientes entrem em contato com você para quaisquer preocupações, dúvidas ou solicitações, você pode fornecer respostas quase instantâneas.

Por isso é importante ter um software de SMS confiável para integrar com sua ferramenta de CRM. 

Outras maneiras pelas quais o marketing de SMS pode ajudar a fornecer uma melhor experiência e aproximar sua marca ao cliente é com as mensagens personalizadas “em tempo real”. Uma boa oportunidade é com mensagens de aniversário customizadas, por exemplo, ofertas exclusivas para os usuários fiéis ou desenvolver um workflow com uma sequência de mensagens automatizadas para encantar novos clientes.

5) Envie anúncios importantes (como atrasos ou interrupções)


Se ocorrer alguma coisa, como atrasos na entrega ou interrupções no serviço, você pode notificar os clientes instantaneamente via SMS.

Como as pessoas são mais propensas a verificar seus telefones e ler mensagens de texto do que comparado ao e-mail, você também garante que seus clientes se mantenham informados sobre atualizações importantes. Sem contar que as SMS também ajudarão a diminuir a ansiedade e as reclamações.

Escolha a melhor integração para suas estratégias de SMS 

Usar uma plataforma de SMS – como a NA5 Plataforma –, é realmente a única maneira de usar as campanhas de marketing com eficiência.  

É uma solução que veio para revolucionar o envio de SMS. Ela permite disparar mensagens em massa, conversar melhor com os clientes, escalar o atendimento, gerar mais receita, entregar uma experiência maravilhosa para o cliente e agrega facilidade para quem está operando. 

Além do mais, todos os canais em sua estratégia omnichannel devem ser monitorados – especialmente SMS. Com a integração, você poderá revisar suas taxas de abertura, conversões, bem como outros KPIs que você definiu no início de sua campanha.

Com essa integração, todas as suas mensagens disparadas por SMS ficam armazenadas na timeline de cada contato que a recebeu no CRM da HubSpot. Além disso, você pode criar Réguas de Relacionamento diretamente nos Workflows da HubSpot e muito mais.

Ajuste sua estratégia conforme ela avança, principalmente com base em dados reais e percepções de suas táticas. Afinal, quanto mais você experimenta com marketing por SMS, melhor você fica.

Quanto mais você usa mensagens SMS – e analisa seus resultados para saber o que melhorar no futuro – mais poderosa será essa ferramenta!

Conheça a melhor solução de SMS Marketing para quem quer unir o poder exponencial do SMS com o controle absoluto da HubSpot.

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