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Como otimizar seu Onboarding com WhatsApp e HubSpot

Por NA5 Labs em 11 de Maio de 2020 12:15:46 BRT | 2 min de leitura

O WhatsApp pode ser uma ferramenta muito poderosa no processo de Onboarding, facilitando o contato com os clientes e acelerando seu processo de conhecimento sobre o produto/serviço - isso sem perder de vista as etapas definidas do processo de Onboarding e suas métricas.

Como ainda há poucas estratégias consolidadas do uso do WhatsApp, decidimos escrever esse artigo e mostrar como na prática pode-se aplicar o aplicativo de mensangens de forma eficiente e mensurável no Onboarding. Confira!

O que é Onboarding? 

Onboarding é o processo de acolhimento de novos clientes em seu negócio, de resolução das suas dúvidas e preocupações e é o momento para garantir que eles entendam todo o potencial do produto/serviço disponível. 

Ele se tornou muito utilizado por empresas de todos os tipos e portes, e até mesmo por aquelas que não participam da economia de recorrência, devido ao impacto positivo que ele pode trazer para a receita da empresa. 

Que tal 2 exemplos? 

  1. Construindo relações duradouras - O Onboarding pode ser utilizado para auxiliar clientes durante o processo de instalação de um produto, mostrando a atenção que a empresa dedica aos seus clientes. Isso pode funcionar tanto para que o cliente utilize o máximo do produto vendido (e consequentemente enxergue o seu valor), quanto para causar uma ótima impressão (e portanto, aumentar as chances de que ele retorne para uma próxima compra).

  2. Fonte direta de receita - O Onboarding também pode ser oferecido como um serviço adicional pago, para clientes \que gostariam de treinamentos e orientações avançadas. 

São inúmeras as possibilidades e benefícios das estratégias de Onboarding. Mas, afinal, como o a API do WhatsApp Business pode auxiliar na otimização desse processo? 

WhatsApp e HubSpot juntos

O WhatsApp e HubSpot juntos permitem que você desenvolva workflows para as Réguas de Onboarding e ESCALE suas ações

Como as etapas dos fluxos estarão automatizadas, não é preciso que um agente tenha que lembrar de cada etapa do processo. Dessa forma, você garante que o processo com os melhores resultados seja sempre seguido à risca, ao mesmo tempo que evita possíveis erros humanos. 

Essa integração também elimina grande parte do trabalho operacional dos agentes, que podem, portanto, dedicarem verdadeiramente aos clientes.

WorkFlow NA5
Através de sequências lógicas de comunicação, você pode enviar mensagens personalizadas e automáticas durante todas as etapas do processo de Onboarding, garantindo a uniformidade da comunicação.

Qual o verdadeiro impacto da sua estratégia de comunicação?

Como você provavelmente já deve saber, o WhatsApp não disponibiliza dados sobre as taxas de abertura e cliques nos links das mensagens enviadas pelas empresas. 

Uma forma de manter uma análise profunda sobre o impacto das estratégias é utilizando as URLs rastreáveis da HubSpot que fazem hiperlinks para a Base de Conhecimento da empresa. 

Ao criar os parâmetros de UTMs (URL usados ​​para rastreamento) da campanha de Onboarding, é possível ter uma visão real taxa de clickthrough do WhatsApp e compará-la com outras URLs enviadas por outros canais, como e-mails e SMS

Exemplo de URLs

Esses dados, somados aos Insights que a Base de Conhecimento (agora mais alimentada por estes links) podem disponibilizar são essenciais para oferecer uma visão muito mais poderosa e pertinente sobre seus clientes, não apenas sobre o de Onboarding mas também sobre o seu produto. 

O NA5 Conversas é uma solução 100% nacional que integra de forma oficial o WhatsApp Business API e a HubSpot. Para saber mais, fale com nossos especialistas.

 

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