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Formulários com opt-in de SMS? Conheça as vantagens para suas estratégias de SMS Marketing

Formulários com opt-in de SMS? Conheça as vantagens para suas estratégias de SMS Marketing

Conheça todas as vantagens que o opt-in de SMS nos seus formulários HubSpot pode trazer para o seu negócio.

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Por incrível que pareça, poucas empresas colocam em seus formulários de cadastro e qualificação o opt-in para recebimento de SMS 😲. Isso é um problema, e eu vou te mostrar o porquê. 

Hoje, eu vou mostrar para você como explorar o verdadeiro potencial deste canal com essa simples prática e as incríveis vantagens que ela pode oferecer para toda a sua operação (do Marketing ao processo de qualificação em Vendas). 

Primeiros passos: se você quer entender o que é opt-in, quais as regras e condições segundo a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)  e como colocá-lo em seus formulários HubSpot, comece por aqui ↡↡

O que é Opt-in
Como criar o Opt-in na HubSpot para WhatsApp e SMS
Regras de Opt-in para SMS e WhatsApp
Como adicionar opção de Opt-in em formulários HubSpot

Tirando suas dúvidas 

Sempre que falamos sobre inserir o opt-in de SMS nos formulários de cadastro, ouvimos as mesmas perguntas. Chegou a hora de respondê-las definitivamente. 

“Inserir o opt-in não reduz as taxas de conversão do formulário?” 

Essa é certamente a dúvida mais comum, afinal, por lógica quanto mais campos de preenchimento um formulário possui (e quanto mais preciosas forem essas informações para as pessoas), mais alta serão as taxas de abandono do cadastro. Mas, isso não significa que isso é um motivo plausível para simplesmente não colocar o op-in.

Uma maneira super simples de resolver essa questão é colocar o opt-in como uma opção não-obrigatória no formulário. Ou ainda, criar um Régua de Qualificação que é disparada após o preenchimento do formulário, pedindo informações adicionais (caso o contato queira). Dessa forma, você garante que essas informações não impactem nas taxas de conversão e ao mesmo tempo aumenta as oportunidades de captação dessa informação importante. 

Isso é ainda mais vital para formulários de Top de Funil, onde você terá menos pessoas dispostas a oferecer tais informações - elas ainda estão no comecinho da sua Jornada de Compra e não querem se sentir pressionadas a dar o próximo passo. 

“Mas, as pessoas vão mesmo preencher o opt-in?” 

Olha, o número de celular é uma das informações mais valiosas para as pessoas. As pessoas sabem o “risco” de dar essas informações para empresas - receber ligações, mensagens de WhatsApp e etc. Então, claro que ninguém vai querer fazer isso sem receber nada em troca. É essencial que haja um benefício para as pessoas que aceitarem receber mensagens de SMS. 

Cupons de desconto exclusivo, ofertas em primeira mão e até serviços específicos podem ser oferecidos. Tudo dependerá do tipo de negócio. O objetivo, no fim das contas é o mesmo: você fazer com que os visitantes da página de cadastro queiram oferecer seu número de celular. E pode apostar: as pessoas estão dispostas a fazê-lo quando vêem algo que é relevante para elas. 

Nova call to action

“E o que posso oferecer para meus leads?” 

Seja criativo! O papel do Marketing é justamente esse. Pense no que é realmente relevante para suas Buyer Personas (esse já vai ser um ótimo jeito de filtrar contatos mais quentes). 

Empresas como o Ifood e o Rappi oferecem cupons de desconto com valores bem legais. Mas, em casos de compras complexas, você pode oferecer um material super exclusivo (que é pago, para quem não faz o opt-in), criar um serviço de notícias, oferecer informações sobre o status de um pedido e muito mais. Não há limite para as possibilidades. 

O que é importante é ponderar o quanto vale essa informação para o seu negócio e oferecer algo que seja condizente com esse valor. 

Pronto, com essas dúvidas tiradas, vamos ao que realmente importa!

Quais as vantagens do opt-in de SMS nos formulários

A gente sempre fala por aqui sobre como o SMS é muito mais do que apenas campanhas de disparos em massa. Não me entenda mal, elas são super relevantes, afinal a gente já até escreveu um artigo totalmente dedicado às estatísticas que comprovam o poder do SMS. Mas, são apenas uma parte de tudo que este canal pode oferecer de vantagens para o negócio. 

Ao colocar o opt-in nos formulários você explora ainda mais dos “poderes” deste canal, podendo reduzir os custos das suas campanhas de disparo em sms, melhorar a qualificação dos contatos da sua base e até otimizar alguns dos processos comerciais da sua empresa. 

Vamos analisar cada uma dessas vantagens que o SMS oferece. 

Otimizando os custos da suas campanhas de SMS 

Uma das principais preocupações de quem utiliza campanha de disparos de mensagens em massa por SMS, é como analisar o ROI dessas ações. Neste texto, discutimos algumas formas de mensurar isso com HubSpot.

Naturalmente, o próximo passo é otimizar essas campanhas. Até porque cada mensagem enviada tem um custo, independente se for entregue ou não. E uma das formas de fazer isso é diferenciando os números de SMS válidos e “quentes” dos inválidos.

É muito comum, por exemplo, que boa parte da lista de pessoas para quem são enviados essas mensagens tenham números inválidos/inexistentes ou errados. Mas, quando você tem esses formulários que estão captando números reais (ninguém vai preencher um formulário não-obrigatório e com informações que quer receber com um número que não seja o seu) e super alinhados com os produtos oferecidos pela empresa, há uma garantia muito maior de que suas mensagens estão realmente impactando o público certo. 

Melhorando a qualificação dos seus contatos 

Para a operação comercial, ter números para os quais um SDR pode ligar é importantíssimo. Nesse sentido, o opt-in nos formulários funciona através de duas frentes. 

A primeira e mais óbvia vantagem é que cada formulário com opt-in é uma nova fonte escalável de novos números para os quais o time de SDR pode eventualmente ligar (claro que é necessário olhar para o ciclo de vida do contato e entender se ele está pronto para receber uma ligação comercial).

A segunda frente é que você terá números reais de pessoas com interesses que indicam um alinhamento com seus produtos e serviços. Simplesmente não há listas de SMS mais relevantes que esses. 

Resumindo, colocar o opt-in nos seus formulários potencializa as fontes de números para contato comercial, além de garantir muito mais eficiência para a operação de Vendas - que não vai gastar tempo e dinheiro com números inválidos ou frios. 

Transforme sua operação com SMS + HubSpot 

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Com essa integração, todas as suas mensagens disparadas por SMS ficam armazenadas na timeline de cada contato que a recebeu. Além disso, você pode criar Réguas de Relacionamento diretamente nos Workflows da HubSpot e muito mais!

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