Quatro dicas para otimizar o fluxo do processo de vendas

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Por Valentina Sales - 08 de Abril de 2019

Conhecer os clientes da sua empresa e ter ótimos vendedores são dois fatores fundamentais para uma jornada de sucesso. Mas, isso não significa que sua empresa já possui o necessário para garantir sua longevidade no mercado. Otimizar o fluxo do processo de vendas, por exemplo, ainda é algo pouco aproveitado por empresas de todos os tamanhos e segmentos.

O ambiente tecnológico cada vez mais competitivo exige ferramentas que possibilitam maior escalabilidade e menos esforços manuais. Não menos importante planejamentos estratégicos e gerenciamento de resultados também são essenciais para ter alta performance em vendas.

Existem muitas formas de se beneficiar de métodos e tecnologias para vender mais. Por meio de automações é possível fazer a distribuição de leads entre os vendedores, criar atividades específicas de acompanhamento ou tentativa de contato para cada indivíduo da equipe a partir de quaisquer ações, a qualificação a partir de um conteúdo bem estruturado, o envio de e-mails de acompanhamento para Customer Success e NPS e assim por diante. Enfim, não faltam boas soluções.

Pensando nisso, separamos quatro importantes dicas para otimizar o fluxo do processo de vendas.

Como otimizar o fluxo do processo de vendas

Como otimizar o fluxo do processo de vendas

1. Pense no todo. É preciso entender o fluxo de atendimento ao cliente como um diagrama completo, no qual todos os pontos se conectam e vivem em harmonia. Isso envolve estratégias de marketing, levantamento dos números do negócio e muito mais.

2. Estruture o seu processo de vendas. E deixe mais simples o que parece confuso em seu diagrama de comercialização, avaliando cada etapa envolvida.

3. Invista em informação. Você pode não ter um Big Data digno de multinacional, mas precisa de ferramentas que o ajudem a saber quando e como vender mais ou menos. E para quais clientes, por exemplo. Pesquise para saber qual a melhor solução para o seu caso.

4. Mude o seu processo para atender a demanda do seu cliente se for o caso. Cerca de 94% dos compradores B2B fazem pesquisas online antes de fecharem seus pedidos. Os consumidores vivenciam perto de 60% do processo de vendas antes de ter contato com algum representante da empresa. Alguma dúvida da importância de cuidar do seu sistema? E de organizar, da melhor forma, as informações em seu site e nas suas redes sociais? Pois fique atento. E vire o jogo se achar que deve, depois de criar um mapa da jornada do consumidor em seus relatórios de análise.

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