NA5 Blog

C-level, monte um perfil campe√£o no LinkedIn ūüŹÜ

C-level, monte um perfil campe√£o no LinkedIn ūüŹÜ

Veja essas 6 dicas para um perfil campe√£o no Linkedin e deixe sua verdadeira marca no mundo profissional!

Publicado em por

Com mais de 600 milh√Ķes de usu√°rios em todo o mundo, o LinkedIn √© facilmente a maior rede profissional do planeta. Se voc√™ leva sua carreira e progresso profissional cada vez mais a s√©rio, √© necess√°rio ter um usu√°rio no LinkedIn otimizado e atualizado. Ter um perfil campe√£o no LinkedIn √© mais uma maneira de inspirar, como c-level (executivo), a sua equipe, milhares de profissionais em sua √°rea e ficar em evid√™ncia aos olhos dos headhunters ‚ÄĒ facilitadores para os processos de recrutamento e sele√ß√£o de candidatos ‚ÄĒ de executivos.

Sem mais delongas, abaixo est√£o 6 dicas para tornar o seu perfil campe√£o no LinkedIn e fazer o networking perfeito:

P.S.: clique aqui para visualizar as instru√ß√Ķes de como acessar o modo de edi√ß√£o do seu perfil no LinkedIn.

1. Ajuste seu ‚ÄúT√≠tulo‚ÄĚ para o setor e/ou cargo pensando a longo prazo

Fa√ßa um bom resumo no t√≠tulo sobre as fun√ß√Ķes nas quais voc√™ procura destaque atualmente e/ou tem como objetivo final da sua carreira.

O padrão é que você coloque seu o cargo, área e/ou a empresa que está trabalhando agora, isso é suficiente se você quiser continuar trabalhando no mesmo setor e função.

Entretanto, se voc√™ deseja evoluir ainda mais entre os cargos, n√£o vai querer que sua fun√ß√£o atual seja a primeira coisa que suas conex√Ķes em potencial vejam, n√£o √© mesmo?

Ent√£o foque no que est√° a sua frente.

Afinal, seu t√≠tulo pode ser a √ļnica coisa que outras conex√Ķes ver√£o se voc√™ aparecer nos resultados de pesquisa, e pode ser decisivo para que elas acessem ou n√£o seu usu√°rio.

2. Destaque as atividades de interesse na se√ß√£o ‚ÄúSobre‚ÄĚ

Ao resumir seu hist√≥rico na se√ß√£o ‚ÄúSobre‚ÄĚ, escreva sobre as qualifica√ß√Ķes mais relevantes e substanciais para seu campo de real interesse, mesmo que sua experi√™ncia em outros setores anteriores seja mais extensa.

Lembre-se que você quer chamar a atenção do leitor desde o início e existem chances que ele não leia tudo.

Ent√£o, priorize as informa√ß√Ķes e deixe o que for mais importante para voc√™ (e o que voc√™ deseja mostrar, mesmo que sejam mais recentes) logo no in√≠cio do texto.

Ah, se voc√™ tem certifica√ß√Ķes ou √© um membro ativo de outras associa√ß√Ķes profissionais relevantes, isso tamb√©m pode legitimar sua fun√ß√£o como c-level.

Mas se atente: não comece a lista com sua antiga experiência, especialização e habilidades.

3. Mostre seu conhecimento relevante nas ‚ÄúAtividades‚ÄĚ

Al√©m da se√ß√£o ‚ÄúSobre‚ÄĚ, em sua atividade ‚ÄĒ as postagens que voc√™ escreve, coment√°rios em outras postagens, v√≠deos ou apresenta√ß√Ķes que voc√™ anexa ‚ÄĒ pode ser personalizada para sua nova carreira e claro, mostrar sua experi√™ncia.

Ser ativo sobre quanto ao seu sonhado cargo também é uma boa maneira de criar e expandir sua rede.

Voc√™ pode at√© resumir ideias de livros, artigos ou cursos online que est√° fazendo para adquirir o conhecimento sobre a √°rea de desejo, destacando os principais resultados desses aprendizados. Ningu√©m precisa produzir conte√ļdo do zero!

Outra dica legal √© seguir outros executivos, influenciadores ou empresas grandes (da sua √°rea de interesse!) e comentar sobre esses conte√ļdos.

4. Inclua consultorias, trabalhos secund√°rios ou voluntariado em ‚ÄúExperi√™ncia‚ÄĚ

A experi√™ncia de trabalho que voc√™ inclui na se√ß√£o de ‚ÄúExperi√™ncia‚ÄĚ n√£o precisa ser exclusivamente pagas ou apenas seu trabalho principal.

O importante é que seja substancioso e diga algo sobre você e sua atual competência.

Lembre-se que seu objetivo é chamar a atenção do leitor e faça-os formar uma opinião sobre o você de agora (ou onde quer chegar)!

Isso também inclui como você organiza a descrição de seu trabalho atual se alguns aspectos de seu trabalho são mais relevantes para sua nova carreira do que outros, destaque-os primeiro.

5. Atraia seu p√ļblico com palavras-chave relevantes

Quer seja o seu título, resumo, atividade, experiência ou outra seção, revise o que você incluiu e como você se descreve a partir da altaperspectiva que você deseja mostrar.

E claro, evite jarg√Ķes que se apliquem apenas a √°reas de nicho. Deixe claras as suas habilidades para que diversos setores enxerguem seu verdadeiro valor.

6. Tire o máximo proveito da sua posição de executivo (c-level)

Deixe bem claro em seu curr√≠culo as mudan√ßas de cargo que teve dentro de cada empresa, para que os headhunters ou conex√Ķes possam ver que houve uma evolu√ß√£o e que voc√™ n√£o estagnou.

Por exemplo, se um headhunter visualiza que você ficou 5 anos no mesmo cargo, pode ser entendido que não houve mudança de cargo durante aquele período. Mas, se nesse período você entrou como coordenador, foi promovido à gerência e depois se tornou diretor, é importante deixar clara essa evolução.

Assista no v√≠deo abaixo como ajustar suas informa√ß√Ķes de mudan√ßa de cargo em uma mesma companhia. Ao ajustar as empresas por onde voc√™ passou lembre-se de fazer o logotipo da empresa aparecer, pesquisando e selecionando a empresa j√° cadastrada no LinkedIn.

Conclus√£o

Experimente trabalhar com essas dicas e trabalhe o seu marketing pessoal para expor a ilustre persona que você é!

Depois de ajustar todas as suas informa√ß√Ķes no seu perfil campe√£o do LinkedIn, voc√™ se surpreender√° com a diferen√ßa que isso pode fazer para voc√™, sua empresa e conex√Ķes.

Fonte: adaptado de 5 Ways To Update Your LinkedIn Profile For A Career Change, Caroline Ceniza-Levine ‚Äď Forbes.

Este é o nosso segredo

Nós revelamos os segredos que inspiram especialistas HubSpot de grandes empresas do mundo.