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Como potencializar as conversas de WhatsApp no seu site com HubSpot (passo a passo)

Por NA5 Labs em 16 de Setembro de 2020 9:15:00 BRT | 5 min de leitura

O WhatsApp é o canal de relacionamento mais importante para sua empresa. Independente da vertical na qual ela está inserida, ou o público para qual ela vende seus produtos, o WhatsApp oferece uma oportunidade praticamente indispensável de se aproximar dos seus leads e clientes, aumentar as taxas de conversão em todas as etapas dos seus processos comerciais e ainda garantir uma experiência com menos fricções. 

Se você é uma das poucas pessoas que ainda não acredita no poder do WhatsApp ou não acha que ele é ideal para o seu negócio, nós separamos 5 números que vão te fazer mudar de ideia:

  • 98% dos usuários brasileiros de smartphones utilizam o WhatsApp diariamente! 

  • +139 milhões de brasileiros são usuários do WhatsApp. Isso nos faz o 2º país com o maior número de usuários no mundo, atrás apenas da Índia.

  • 59% dos usuários de smartphone deixam o WhatsApp na sua tela inicial.

  • 42% das empresas brasileiras realizaram vendas pelo WhatsApp em 2019

  • 61% dos usuários brasileiros de WhatsApp querem usar o aplicativo também para fazer pagamentos

Esses dados fazem parte de um levantamento que fizemos sobre os números do WhatsApp no Brasil. Clique aqui e conheça mais estatísticas

O que esses números mostram é que as pessoas querem cada vez mais utilizar o WhatsApp para conversar com as empresas. Ou seja, quem souber aproveitar todo o potencial desse canal vai crescer mais rápido. 

A HubSpot, por exemplo, inseriu um botão de WhatsApp em suas campanhas de e-mail e viu que o número de pessoas querendo falar por este aplicativo foi 88% maior do que na comparação com outros CTAs.

Bom, agora que tiramos quaisquer dúvidas sobre a importância do WhatsApp para o seu negócio, vamos ao que importa: como você pode potencializar as conversas por WhatsApp para aumentar suas oportunidades de negócios.  

Insira um pop-up de WhatsApp no seu site 

Como o case da HubSpot demonstrou, ao inserir um botão para conversar por WhatsApp no site da sua empresa, você aumenta consideravelmente as chances de iniciar uma conversa com alguém interessado em seus produtos ou serviços. 

O motivo é simples: as pessoas se sentem mais confortáveis conversando por WhatsApp do que preenchendo formulários para receber e-mails que elas nunca vão ler, ou ainda receber ligações de um vendedor (alguém ainda atende ligações de número desconhecido? rs). 

Para você implementar isso no seu site com a plataforma NA5, é mais fácil ainda! Você só precisa criar um pop-up form na HubSpot e colocar o link para o WhatsApp da sua empresa (clique aqui para ver como criar o link para o seu número). Se o seu número estiver configurado na plataforma, a gente faz a mágica para você! Os atendimentos vão “cair” direto em nossa plataforma. 

Não se esqueça que para escalar os atendimentos, você precisa contar com uma estratégia com chatbots de WhatsApp eficiente que ajude as pessoas que entram em contato de forma rápida e ao mesmo tempo alivie seus times de atendimento de perguntas frequentes. 

Crie fluxos de trabalho no HubSpot para continuar atendimentos por WhatsApp 

Outra forma importante de potencializar seus atendimentos por WhatsApp é utilizá-lo como suporte para o processo de qualificação do SDR. O que queremos dizer com isso é que você pode inserir mensagens de WhatsApp nos seus fluxos de trabalho (Workflows) da HubSpot, para oferecer o atendimento por WhatsApp para quem não foi qualificado no processo do SDR.

Ou seja, você  você pode reaproveitar oportunidades que supostamente estariam perdidas, e o melhor: de forma totalmente escalável!!

No exemplo figurativo abaixo, nós configuramos um Workflow na HubSpot para enviar uma mensagem de WhatsApp para os contatos que demonstraram interesse em nossos produtos, ou seja tornaram-se SQLs, mas que o nosso time de Inside Sales não conseguiu entrar em contato. 

Exemplo de Workflow da HubSpot com WhatsApp

Como você pode ver na imagem, a mensagem de WhatsApp tem como objetivo oferecer um canal para que o prospect se sinta confortável de avançar na conversa, no momento que ideal para ele. 

Um workflow tão simples quanto esse já pode apresentar grandes mudanças nas taxas de conversão, por (1) dar uma nova chance de contato para o leads, (2) evitar possíveis erros humanos na criação de processos manuais de retorno ao contato e (3) possibilitar que tudo isso seja feito em escala. 

Quer conhecer mais sobre as automações de WhatsApp para SDR? Assista o vídeo criado por nosso CEO, Angelo Públio. 

Ofereça mais de um canal para contato 

Pense da seguinte maneira: cada canal de relacionamento (sejam eles por e-mail, telefone, WhatsApp, SMS, Facebook, Instagram, etc…) são como pontes entre as pessoas e a sua empresa. Quantos mais pontes você oferecer, mais acessível sua empresa se torna.

Por isso recomendamos para empresas que ofereçam pelo menos duas opções de contato em seu site. Isso traz mais opções para os visitantes e ao mesmo tempo aumenta as possibilidades de conversão. 

Claro que é preciso tomar cuidado para não colocar muitas pontes num mesmo lugar, porque além delas se tornarem redundantes (afinal elas levam para um mesmo lugar), elas criam uma experiência confusa para os usuários. 

Cada empresa deve encontrar seu próprio equilíbrio de opções de contato (pontes), já que as diferenças de públicos, serviços oferecidos, processos comerciais, entre tantas outras variáveis, influenciarão no desempenho das conversas. 

Mas, uma das maneiras mais eficazes de oferecer diferentes formas de contato no site da sua empresa, é criando um chatbot no site e um botão para entrar em contato por WhatsApp. 

Essa recomendação é baseada nas vantagens e diferenças que cada canal oferece, que quando juntas tornam-se complementares e superpoderosas. 

Exemplo de dois pop-ups no site

No exemplo da PUC RS, eles utilizam O chatbot da HubSpot + um pop-up form que leva o contato para uma conversa de WhatsApp. Dessa forma, a experiência dos visitantes é completa.  

 

O chatbot, por exemplo, é perfeito para quem não quer compartilhar seu número de celular em um primeiro contato com a empresa. Ele funciona especialmente bem para atendimentos rápidos e pontuais. 

Já o WhatsApp cria um ambiente mais humano e de relacionamento a longo prazo entre a empresa e a pessoa que entrou em contato. Claro que a velocidade de resposta também é um ponto importante para o atendimento por WhatsApp (por isso sempre recomendamos o uso de chatbots), mas aqueles que iniciam uma conversa por este canal, geralmente estão mais dispostos a ter uma conversa contínua e mais consultiva (humana). 

Portanto, ao utilizar os dois canais no seu site, os diferentes tipos de públicos, em diferentes etapas da sua Jornada do Consumidor, podem ser atendimentos da melhor maneira possível, garantindo uma experiência incrível e mais resultados para a sua empresa. 

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