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Problemas com o CRM? Aqui vão 3 dicas para realinhar as estratégias e informações do seu banco de dados

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NA5 Labs: Especialistas em HubSpot

É comum eu conversar com diretores comerciais, gerentes de Marketing ou Vendas e até mesmo com CEOs que estão com problemas com o CRM do seu negócio.

As reclamações vão desde o custo por uma ferramenta pouco utilizada (“Vale mesmo a pena?”) até a falta de utilização das informações captadas (“não consigo aproveitar o potencial das informações possuo”). 

Na grande maioria dos casos o problema é o mesmo: a estrutura e processos de captação das informações está mal desenhada, ou não está sendo utilizada como deveria. Esses problemas são ainda mais gritantes em grandes empresas, que possuem muitas pessoas envolvidas no processo. 

No texto de hoje, vamos apresentar 3 dicas para realinhar a estratégia do seu CRM e utilizar toda a inteligência na sua operação. Confira: 

Dicas para reduzir os problemas com seu CRM

1. Levante os problemas

Faça um levantamento e reavalie as propriedades dos contatos. Converse com todos os gestores e colaboradores para entender quais são as informações úteis e quais não são tão importantes. Avalie a necessidade prática de cada propriedade e veja quão difícil pode ser conseguir que o cliente te forneça esta informação. 

NÃO TENHA MEDO DE REDUZIR. Todo processo de captação de mais informações sobre um lead gera atritos: formulários grandes convertem menos, muitos perguntas por e-mail ficam sem resposta. Por isso, toda informação captada precisa fazer sentido para o seu negócio.   

2. Reavalie os formulários

Um dos erros mais comuns a empresas que possuem muitos canais de captação de leads é a falta de padronização das informações pedidas (normalmente em formulários). Isso gera uma discrepância muito grande entre leads que podem estar na mesma etapa do Funil, o que pode causar redundância conforme esse contato avança no seu processo de compra, o famoso “poxa, vocês tão me perguntando isso de novo?”. 

Depois de identificar o que é preciso que cada formulário pergunte de acordo com a etapa do funil, o próximo passo é alinhar todos os formulários. A padronização é a chave para o sucesso, pois permitirá que você crie uma experiência mais holística para seus clientes, ao mesmo tempo que possibilitará futuros testes A/B com apenas uma variável. 

3. Dê atenção aos processos manuais

Muitas vezes, os problemas no preenchimento das informações dos formulários do CRM estão na parte manual do processo de inserção de dados no sistema

E, por sermos humanos, todos estamos sujeitos a erros, pelo menos de vez em quando. É por isso que estes processos precisam garantir que nenhuma etapa ou informação seja perdida. Crie campos de preenchimento obrigatórios nos formulários de seu CRM e faça treinamentos constantes com as equipes, para que todos entendam a importância das informações. Desta forma, a chance de ter problemas será minimizada.  

Quer ir além? Então você precisa de ferramentas de automação e gerenciamento que se integrem para liberar todo o potencial do seu negócio. Conte com a NA5 para te oferecer o suporte e a tecnologia que você precisa para crescer mais.


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