Como provisionar a receita recorrente no HubSpot

Data

Por Valentina Sales - 30 de Janeiro de 2019

Ficar de olho na receita recorrente é essencial para saber se as estratégias implementadas na sua empresa de SaaS estão caminhando rumo ao sucesso. E no HubSpot, você pode acompanhar a receita recorrente do seu negócio de maneira simples e interligá-la com outros relatórios importantes, para ter um diagnóstico ainda mais preciso sobre o status da sua empresa.

Com o Relatório de Receita Recorrente da HubSpot, você pode verificar a receita que está gerando ou perdendo durante um intervalo de tempo e, dessa forma, consegue entender melhor o impacto de renovações, upgrades, downgrades e rotatividade. Tudo muito rápido e prático. Quer ver como? Acompanhe!

Configurando o rastreamento de receita recorrente

Configurando o rastreamento de receita recorrente

Antes de começar a acompanhar sua receita recorrente e para que seus relatórios de receita sejam gerados, você precisa adicionar as propriedades de receita recorrentes à sua conta HubSpot. São elas:

  • Valor da receita recorrente;
  • Tipo de transação de receita recorrente;
  • Data inativa da receita recorrente;
  • Razão inativa da receita recorrente.

Para adicioná-las, na sua conta do HubSpot:

  • Navegue até Reports > Analytics Tools (Relatórios > Ferramentas de análises);
  • Clique em Revenue Analytics (Análise de receita);
  • Uma janela aparecerá. Clique em Add properties and star tracking (Adicionar propriedades e começar a rastrear)
  • Na caixa de diálogo exibida, clique em Create properties (Criar propriedades).

Create properties

Na sequência, adicione valores a essas propriedades para preencher o relatório de análise de receita com dados.

  • Na sua conta do HubSpot, navegue para Sales > Deals (Vendas > Ofertas);
  • Clique no nome de uma transação;
  • Na sessão “Sobre” à esquerda, clique em View all properties (Visualizar todas as propriedades);
  • Na barra de pesquisa, insira a receita recorrente para localizar as quatro propriedades de receita recorrentes.
  • Passe o mouse sobre cada propriedade e clique no ícone de lápis para edição;
  • Edite as propriedades com base no evento de receita recorrente, que pode ser New Business, Churn, Renewal ou Upgrade/Downgrade.

Usando o relatório de análise de receita

Usando o relatório de análise de receita

Agora que você já adicionou as propriedades de receitas recorrentes e os valores à sua conta HubSpot, é hora de usar o relatório. Veja só:

  • Navegue até Reports > Analytics Tools (Relatórios > Ferramentas de análises);
  • Selecione Revenue Analytics (Análise de receita);
  • Clique em uma métrica na parte superior do relatório para filtrar seus dados por cada evento de receita recorrente;
  • Passe o mouse sobre cada mês na visualização do gráfico para ver a receita recorrente total nova, existente e perdida naquele período específico;
  • Use a tabela abaixo da visualização do gráfico para ver o detalhamento da receita recorrente total nova, existente e perdida para cada mês.

Acessando relatórios direto no seu painel HubSpot

Acessando relatórios direto no seu painel HubSpot

Para agilizar o seu trabalho e economizar tempo, você pode acessar alguns relatórios de receita padrão diretamente no seu painel do HubSpot. Basta clicar em Adicionar relatório no canto superior direito do painel do HubSpot e, em seguida, clicar em Adicionar no relatório que você deseja ter direto no seu painel. Confira os tipos de relatórios disponíveis:

  • Receita das empresas por primeira conversão;
  • Receita das empresas por origem;
  • Negócios fechados vs Metas;
  • Previsão de negócios;
  • Previsão de negócios por proprietário;
  • Tabela de classificação de negócios;
  • Tabela de classificação de receita do negócio;
  • Receita de negócios por estágio por tipo de negócio;
  • Novos negócios criados transações criadas;
  • Valor da oferta recente por fonte.

Viu como é fácil criar e acompanhar os relatórios de receita recorrente no HubSpot? Uma mão na roda para o seu dia a dia, não é mesmo? Sem contar que é fundamental para você definir que caminhos seguir para alavancar o seu SaaS. Aliás, que tal deixar as suas equipes de Marketing, Vendas e Atendimento ainda mais completas? Conheça estas sete integrações da HubSpot que vão tornar as suas campanhas ainda mais poderosas!

Já conhecia essa funcionalidade do HubSpot? Como você rastreia a sua receita recorrente? Conta pra gente aqui nos comentários!

15 motivos para contratar HubSpot Sales Starter
Comentários

Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.