NA5

Blog NA5

SaaS B2B: um excelente dashboard pode alavancar seus negócios

SaaS B2B: um excelente dashboard pode alavancar seus negócios

Um dos segredos do negócio de SaaS B2B é o desenvolvimento de dashboards fáceis de manejar e interpretar, capazes de mostrar o valor do seu app para os tomadores de decisão. Confira:

Publicado em por

Gestores de empresas de SaaS B2B precisam de engenhosidade e maestria de um importante elemento responsável pelo sucesso do modelo de negócio: o dashboard.

Dashboards são painéis que exibem as informações mais importantes do seu negócio, representadas de maneira extremamente visuais, de forma que facilite o monitoramento dos dados e permita um acompanhamento do desempenho de seus KPIs.

Com o objetivo de simplificar a informações e permitir uma análise simplificada, o dashboard precisa responder perguntas essenciais para ter as respostas desejadas. Se você não souber o que perguntar, não será possível construir um dashboard.

Mas o dashboard é muito mais do que uma página de resumos. É preciso que ele comunique valor a todos os stakeholders. É comum que líderes e CEOs de grandes empresas avaliem um software por seu dashboard, mesmo que estes não utilizem o software diariamente.

Conheça três características importantes de um bom dashboard para ter em conta na hora do desenvolvimento:

1) É intuitivo

Não requer trabalho ou conhecimento prévio do consumidor final. Toda a informação é gerada automaticamente pelo aplicativo.

2) Mostra valor

Um desafio grande é fazer com que o dashboard seja a parte mais consultada pelos stakeholders. É importante que diariamente o dashboard reforce o seu valor.

3) Deixa claro o valor da aplicação

Se o dashboard for capaz de transmitir o valor do seu produto, comprovando um bom retorno sobre investimento, até mesmo o CEO da empresa irá valorizá-lo.

Parece simples, mas muitos softwares têm dashboards que não correspondem a essas três características. Geralmente requerem a inserção de alguma informação ou são incapazes de mostrar todo o valor do produto/serviço.

A recomendação é: aposte nesses três elementos e a mágica virá. Quando o valor é percebido, você pode cobrar mais pelo seu app e fechar negócios mais rapidamente, pois o reconhecimento virá dos verdadeiros tomadores de decisão dentro da empresa. A renovação do contrato também estará mais garantida.

Precisa de mais motivos para encarar o dashboard como uma peça central do seu negócio? Faça dele um dos principais pontos de argumentação do seu time de vendas e um dos principais destaques do seu time de customer success. Comunique bem os seus diferenciais e isso ajudará os clientes dos sonhos chegarem até você.

Conte com a NA5 para o desenvolvimento de suas estratégias de comunicação. Somos especialistas em Inbound Marketing para o segmento de SaaS B2B.

Clique aqui para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Receitas para o sucesso

Nós revelamos todos os ingredientes secretos utilizados pelas grandes empresas do mundo.