Como utilizar a segmentação de clientes para vender mais

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Por Valentina Sales - 24 de Julho de 2019

Com a mudança nas relações de consumo, o cliente deixou de ter um papel passivo na compra. Atualmente, ele é um indivíduo muito mais atento e crítico nas suas interações comerciais, exigindo das empresas uma comunicação um a um. Para ter sucesso, a segmentação de clientes é a base fundamental das ações do marketing.

Uma segmentação bem feita permite que o marketing tome atitudes pró-ativas na divulgação de informações úteis, relevantes e encantadoras, o que ampliará o engajamento e a interação com seu público.

Segmentação eficiente

Segmentação eficiente

Para que a segmentação de seus clientes seja eficiente, o marketing deve entender que por trás de cada interação nas redes sociais, cada comentário, existe uma pessoa com opiniões, hábitos, desejos e histórias diferentes.

Sua equipe deve ter em mente que dentro do público-alvo definido para o produto ou serviço existem indivíduos únicos, com as suas particularidades de comportamento, as suas manias e as suas preferências. Esses indivíduos exigem das suas marcas favoritas um relacionamento transparente, real, personalizado e duradouro.

Definir a estratégia passa, indiscutivelmente, pela criação de personas. A partir do momento que você entende o perfil dos seus consumidores ideais, fica mais fácil e acertado traçar estratégias que alcancem cada um dos indivíduos que interage com a marca. Um bom software de CRM pode ser a ferramenta chave para ajudar sua equipe a definir as buyer personas.

O CRM e a segmentação de clientes

O CRM e a segmentação de clientes

Uma boa segmentação de clientes, que leve em conta necessidades, hábitos, renda, localização, entre outras variáveis, permite que a equipe de marketing crie estratégias mais direcionadas e estruturadas para seus clientes e prospects.

O software de CRM da HubSpot permite a segmentação dos consumidores em uma infinidade de variáveis. Ele possui duas listas inteligentes, que se adaptam conforme novos contatos são registrados nele.

As listas ativas são atualizadas automaticamente, com base nos critérios estabelecidos por sua equipe. Os contatos são automaticamente inseridos, caso atendam aos parâmetros estabelecidos, e removidos, se deixarem de responder a estes. Já a atualização das estáticas é feita somente de forma manual.

Com a opção Lead Scoring, você consegue classificar seus clientes para saber em qual parte da jornada do consumidor cada um está. Assim, poderá identificar os leads mais quentes para promover ações de marketing e vendas diretamente para eles.

HubSpot + Machine Learning

HubSpot + Machine Learning

A HubSpot ainda possui uma propriedade automática chamada “Likelihood to Close”, que calcula, por meio do Machine Learning do CRM, a probabilidade do contato fechar o negócio. Essa informação é sistematizada em uma escala de 1 a 10.

Com os modelos de aprendizagem de máquina da HubSpot, a pontuação dos seus leads se torna mais clara e 4x mais precisa, o que resulta em estratégias mais diretas e envolventes, para os clientes.

Entenda melhor como a HubSpot pode te ajudar a segmentar e planejar ações de marketing encantadoras para seus clientes. Converse com um especialista NA5!

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