Os segredos do Inbound Marketing sobre buyer persona

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Por Valentina Sales - 29 de Julho de 2015

Há muito tempo o marketing vem se transformando, passando o cliente a ser o principal foco das ações, não mais os produtos, serviços ou até mesmo a própria marca. É por essa razão que o Inbound Marketing está se destacando como uma das maiores revoluções do setor nos últimos anos, prezando pelo conteúdo com propósito, destinado a gerar valor para o público.

Juntamente com o Inbound Marketing vem, para dar um melhor direcionamento para as ações estratégicas, o conceito de buyer persona, criando mecanismos para que a marca se torne cada vez mais atraente e visível para seu público-alvo sem a necessidade de ter que lançar campanhas massivas — e até cansativas.

Realmente são dois conceitos bastante novos, que estão sendo discutidos com frequência no mercado. E é por isso que resolvemos esclarecê-los brevemente aqui, dando um panorama geral sobre as buyer personas — que devem acompanhar suas estratégias de marketing daqui para a frente. Quer saber do que se trata? Então acompanhe:

O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound MarketingChamado também de marketing de atração, o Inbound Marketing tem como preceito a geração de valor para o cliente por meio da geração de conteúdo relevante e significativo, atraindo as pessoas não por uma oferta de produto ou serviço, mas pelo valor que a empresa gera. Ele também compreende a educação do público sobre as soluções que a empresa pode oferecer, deixando-o cada vez mais qualificado para fazer a melhor escolha possível no momento da compra.

E buyer persona, o que é?

E Buyer Persona o que éComo o Inbound Marketing é uma estratégia com foco específico no cliente, é preciso compreendê-lo a fundo, saber como, quando e por que ele compra. Sendo assim, a buyer persona é uma construção semificcional do consumidor ideal, aquele que você gostaria de reproduzir como clone para comprar para sempre da sua empresa.

A buyer persona é, portanto, a lapidação do seu público-alvo em um nível mais profundo, para que seja possível compreender mais do que simples dados demográficos, mas, sim, as motivações, necessidades e os anseios que levam seu cliente a consumir.

Como esses conceitos trabalham juntos?

Como trabalham juntosAo construir uma buyer persona, você passa a ter uma poderosa arma para personalizar suas ações de Inbound Marketing e atingir sua audiência com maior eficácia, produzindo resultados cada vez mais positivos para sua empresa. Nesse contexto, como conhece bem seu cliente e consegue traduzi-lo em um personagem fiel, pode sanar os problemas mais profundos desse público, fortalecendo seus laços com a audiência e proporcionando mais fidelização e engajamento.

Como criar uma buyer persona?

Como criar um Buyer PersonaPor mais que a buyer persona seja uma representação, ela precisa ser fiel ao perfil do seu cliente real. Sendo assim, para construir uma buyer persona você precisa desenvolver pesquisas de mercado que revelem as características comuns de seus clientes, buscando seus históricos de compra e complementando todo tipo de informação já existente com outros dados que você venha a coletar a partir das suas análises. Feito isso, você pode criar grupos homogêneos e definir até mais de uma buyer persona para o seu negócio, segmentando não só suas estratégias como também suas mensagens.

Como você pôde perceber, a buyer persona é o que dá sustentação para estratégias mais efetivas de Inbound Marketing, já que revela como o seu cliente se comporta em relação ao consumo e dá a você a oportunidade de gerar um contexto favorável para a efetivação da compra. A partir de estratégias bem definidas, o Inbound Marketing passa a ser sua principal ferramenta tanto de atração, como de retenção e de fidelização de clientes, mantendo sua empresa sempre no topo!

Agora que você já sabe o básico sobre a buyer persona e como esse conceito funciona em conjunto com o Inbound Marketing, comente aqui e nos conte se ficou ainda alguma dúvida ou se tem sugestões a dar. Compartilhe seus questionamentos e suas dicas conosco! Participe!

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