Os segredos do Inbound Marketing - o funil de vendas e a conversão

Data

Por Valentina Sales - 14 de Setembro de 2015

O funil de vendas, também chamado de funil do marketing, corresponde aos estágios pelos quais o consumidor passa antes de se tornar efetivamente um cliente, ou seja, antes da conversão. Nesse trajeto, são pelo menos 4 os níveis de experimentação junto à marca para, só então, esse cliente em potencial se tornar real para o negócio.

Como o próprio nome já diz, o funil de vendas vai reduzindo o número de interações da marca com pessoas potencialmente interessadas, permitindo que ao longo do caminho se diferencie e selecione quem realmente deseja fazer negócios com a empresa e quem apenas estava curioso a respeito de determinado tema relacionado às soluções comercializadas.

Quer mesmo saber como essa seleção é feita e o que o Inbound Marketing tem a ver com isso? Então acompanhe agora mesmo nosso post e descubra esses e outros segredos:

O Inbound Marketing e o funil de vendas

marketing e o funil de vendasO funil de vendas se inicia com uma quantidade grande de prospects que, por um motivo ou por outro, entraram em contato com a sua empresa — seja por meio do site, do blog ou de uma landing page, por exemplo. Aí, para começar a peneirar essas pessoas e selecionar somente aquelas que realmente têm interesse na sua solução, você precisa utilizar o Inbound Marketing.

É a hora de atrair a atenção dessas pessoas com conteúdos um pouco mais aprofundados, que só vão interessar a quem realmente está em busca de uma solução. No momento em que você faz essa primeira seleção, você já tem uma conversão, pois os visitantes que interagem com a sua estratégia, que antes eram desconhecidos e dispersos, passam a ser leads, subindo um degrauzinho em direção ao fechamento de um negócio.

Os leads devem ser nutridos para que possam avançar no funil de vendas em direção a um próximo estágio, em que estarão ainda mais qualificados para se tornarem oportunidades de negócio para sua empresa. Quando os leads já estão preparados, sua equipe de vendas entra em ação e faz a conversão dos contatos mais qualificados em oportunidades de venda, que serão trabalhadas de maneira personalizada de acordo com o histórico exibido até essa etapa.

O Inbound Marketing e a conversão

o inbound marketing e a conversãoA conversão final acontece quando seu lead, já nutrido, informado e preparado para a escolha, passa a ser um cliente efetivo. O Inbound Marketing exerce um papel fundamental aqui, pois vem trabalhando o lead desde o início do processo para que ele se torne mais e mais consciente da sua decisão, dispensando todo o árduo trabalho de convencimento por parte do time de vendas. Dessa maneira, quando chega ao fim do funil, a decisão já está tomada. O lead, agora cliente, só deseja formalizar a situação e finalmente obter a solução.

Além de auxiliar na conversão do lead em cliente real, o Inbound Marketing ainda contribui para que esse novo cliente se sinta satisfeito com sua própria escolha e transmita a outras pessoas suas opiniões positivas a respeito da empresa, alavancando ainda mais os resultados do seu ciclo de estratégias.

Para que suas estratégias de Inbound Marketing sejam cada vez mais efetivas para potencializar o funil de vendas e a conversão, atente-se sempre para todos os detalhes do processo, medindo os resultados a cada etapa e corrigindo o que for necessário para ter resultados cada vez melhores. Perdeu leads no meio do processo? Procure saber onde e por que isso aconteceu para descobrir como recuperá-los! Nada de passividade aqui, o segredo está na ação!

Agora deixe seu comentário e nos diga se ficou ainda alguma dúvida sobre o assunto ou se tem uma dica a dar! Compartilhe suas impressões e experiências conosco e enriqueça nosso post! Participe!

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