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O que é SLA de Marketing e Vendas e como implementá-lo com sucesso

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NA5 Labs: Especialistas em HubSpot

O SLA de Marketing e Vendas faz parte das estratégias de Smarketing. Ele pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes e crescer mais rápido. E o melhor: se você fizer tudo direitinho, suas equipes terão menos esforços, com muito mais resultados. Confira: 

O que é SLA?

Basicamente, o Service-Level Agreement (contrato de nível de serviço), o SLA, define o nível de serviço esperado por um cliente de um fornecedor. Ele estabelece as métricas de medição deste serviço e as soluções ou eventuais multas, no caso de não cumprimento das metas alcançadas

Geralmente, o SLA é acordado entre empresas e fornecedores externos, mas também pode  ser aplicado entre dois departamentos dentro de uma mesma empresa, como Marketing e Vendas.

Como definir o SLA de Marketing e Vendas?

Sabemos que costuma haver um abismo entre as equipes de Marketing e de Vendas. Isso é um problema para o andamento da empresa. Quando usado para definir o que se espera de cada equipe, o SLA pode estabelecer as metas de marketing, como números de leads ou pipeline de receita, e as atividades de vendas, como envolver leads qualificados, que foram enviados aos vendedores.

Ao assinar este contrato de nível de serviço, as equipes assumem um compromisso formal, baseado em metas concretas e processos claros e objetivos. 

Por isso, para garantir a eficácia e validade do acordo, o SLA Marketing e Vendas deve ter:

Resumo 

Este é uma visão geral do contrato. De uma forma resumida, deve conter qual o serviço que será fornecido, quem é a outra parte e como este sucesso será medido.

Objetivos 

Estabelece os objetivos de ambas as partes. Eles devem ser definidos de forma a garantir que, quando o marketing atingir seu objetivo, as vendas tenham condições de atingir os seus em consequência.

Necessidades

Aqui será descrito o que cada equipe precisa do departamento oposto para que tenha sucesso e consiga atingir suas metas. Relatórios de performance podem ser um bom exemplo.

Pontos de contato 

Esta seção define quem está envolvido com o SLA e como. Além de estabelecer qual equipe faz o que, você deve especificar quem fala com quem.

Responsabilidades

Nesta seção estão os responsáveis, de marketing e vendas, por diagnosticar e resolver problemas de baixo desempenho.

Claro que, além do SLA, também é preciso apostar em ferramentas que permitem uma avaliação dos resultados, assim como uma intenção real da inteligência dois dois departamentos. Quer saber como fazer isso? É simples: fale com um dos especialistas da NA5.


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