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Como planejar o uso de SMS short code nas Réguas de Comunicação

Como planejar o uso de SMS short code nas Réguas de Comunicação

Aprenda a criar Réguas de Comunicação com SMS short code que potencializam as conversões da sua empresa e garantem muito mais resultados.

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Omnichannel é uma palavra que ganhou novos significados e importância no último ano. A Revolução Digital de 2020 transformou a relação das marcas com as pessoas, e esse relacionamento foi construído majoritariamente no âmbito digital.

O novo cenário deu protagonismo às estratégias Omnichannel, pois elas oferecem exatamente o que os consumidores exigem em conversas e compras pela internet: contexto e conveniência. 

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O resultado para as empresas que investiram em táticas integradas em diversos canais é bem claro. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Omnisend, a taxa de compra de equipes de Marketing que ações Omnichannel foi quase 300% maior do que aquelas que investiram todos os seus esforços em um único canal. 

Com o retorno do SMS Marketing para o radar das empresas, as possibilidades tornam-se ainda mais vibrantes. Foi justamente pensando nisso que resolvemos criar este guia prático de como criar Réguas de Comunicação com SMS short code. 

Acompanhe  a leitura para conhecer mais sobre as possibilidades, melhores práticas e dicas “hands-on”. 

Como usar o SMS no momento certo 

Em diversas ocasiões aqui no Blog da NA5, nós apontamos o indiscutível poder do SMS como ferramenta de Marketing. As incríveis taxas médias de abertura deste canal (que podem chegar em até 98%), somados a instantaneidade do impacto sobre os contatos (a abertura se dá nos primeiros 3 minutos que a mensagem é recebida) e até mesmo a sua relevância na validação de números de celular (tornando o time de SDR mais eficiente) comprovam como este é um canal importante para as marcas. 

No entanto, para explorar o potencial máximo do SMS, é preciso usá-lo no momento certo. E isso significa integrá-lo à sua Régua de Relacionamento.

Pense da seguinte forma: como o relacionamento com sua base de contatos pode ser influenciado pelo SMS? 

A resposta certamente será diferente para cada empresa, mas há alguns fatores em comum que podemos discutir por aqui. 

O SMS possui uma característica que o diferencia bastante de outros canais: o “imediatismo” das mensagens. Como já falamos, as mensagens são lidas nos primeiros 3 minutos após o seu recebimento. 

Isso significa que as ações derivadas delas (compras, cliques, etc…) ocorrem dentro de um curto período de tempo. Portanto, as mensagens que melhor se conectam com este comportamento são aquelas que têm um tom de “urgência”. Ao entender isso, você pode otimizar suas mensagens de SMS para reforçar o fim de um prazo, seja para renovação de um contrato, para aproveitar uma promoção especial ou até mesmo para que um carrinho abandonado seja recuperado. 

“[nome da empresa]: o prazo para a renovação do seu contrato acaba no dia 02/01, Felipe! Aproveite os 20% de desconto na renovação o quanto antes: url.encurtada”.

Sempre contextualize e personalize as mensagens 

Como dissemos no começo deste artigo, o contexto é rei. Ou seja, mandar mensagens no momento certo não é o suficiente. É preciso que essas mensagens sejam feitas “sob-medida” para cada contato.

Na prática, isso vai além de colocar o nome da pessoa na mensagem. O verdadeiro potencial do SMS na Régua de Relacionamento é aproveitado quando a inteligência do CRM se une à relevância do SMS para aumentar as vendas. 

Para isso, é preciso usar conceitos de ultra segmentação, que olham para o comportamento do usuário, o histórico de construção de relacionamento e até mesmo as previsões de próximos passos para criar mensagens que otimizam os resultados de conversão. 

Vamos à um exemplo prático: os e-commerces, liderados pelo pioneirismo tecnológico da Amazon,  entenderam nos últimos anos que a recomendação de produtos pode aumentar consideravelmente o ticket médio dos clientes. Quando unimos essa inteligência ao SMS, é possível criar mensagens que incentivam os clientes a conhecer/comprar determinados produtos com um bom “match”. 

Outra forma de usá-lo, em um contexto de compra mais complexa, é através da análise do leadscore para disparar mensagens propondo uma conversa mais exclusiva com o time comercial. 

“[nome da empresa]: Bruna, gostaria de conversar com um de nossos especialistas? Escolha o melhor dia e horário para conhecer nosso [produto]: url.encurtada”.

Faça suas mensagens valerem a pena

Um dos problemas mais comuns que enxergamos nas estratégias de SMS são os disparos em massa muito frequentes e com pouca relevância para o público. Essas ações são responsáveis pela maioria dos “opt-out” das listas de SMS. E isso é muito sério, afinal perde-se uma importante ponte de contato com o seu público. 

O SMS é um canal íntimo para as pessoas e ninguém quer ser importunado por mensagens comerciais incessantes. Portanto, quando alguém aceita receber mensagens de SMS de uma empresa, isso significa que houve um grande avanço de confiança e que ela enxergou um grande valor na proposta que fez com que ela fizesse opt-in. “Trair” tal confiança com spams e mensagens genéricas contínuas geram um atrito desnecessário no relacionamento (que está super avançado) entre a empresa e seus contatos.

Para evitar esse desgaste, sempre responda à essa pergunta: “essa mensagem é realmente relevante?”.   

Lembre-se, o SMS não pode resolver todos os seus problemas de Marketing. Em determinados contextos, canais como e-mail, ligações e anúncios nas redes sociais oferecerão uma experiência mais fluida para os leads e clientes. 

Seja consistente em toda a comunicação 

Bem, já que falamos sobre a importância de outros canais, então, vale a pena ressaltar o quão essencial é promover uma experiência holística e integrada com Omnichannel. 

Toda a base da construção de um relacionamento duradouro entre marcas e pessoas está na capacidade das empresas de aproximarem-se de seu público e fazer com que eles se sintam atendidos e acolhidos. 

Para isso, não pode haver ruídos entre as mensagens por SMS, nos e-mails, no S.A.C nas redes sociais ou nas ligações com os times comerciais. Essa dissonância faz com que o público veja a marca como uma instituição (perdendo a possibilidade de uma conversa mais aberta e sincera) e desorganizada. 

Otimize, otimize e otimize! 

Equipes de Marketing com certeza sabem do que estou falando, mas nunca é demais reforçar isso: não há resultados que não podem ser melhorados.

Enxergar possibilidades de otimização, aperfeiçoar determinados pontos de contato com o público, analisar taxas de conversão e manter-se sempre à par de toda a Jornada dos Consumidores com a empresa são essenciais não apenas para o marketing, mas para a empresa como um todo. 

Estar sempre atento não só garante melhorias constantes, como também evita ser pego de surpresa por mudanças de comportamento dos usuários (cada vez mais comuns) que poderiam ser previstas. 

Conheça a Plataforma NA5

Por fim, para garantir tudo isso (e muito mais), é preciso contar com uma tecnologia de SMS Marketing que ofereça suporte para essas estratégias e dicas. 

A Plataforma NA5 é a solução ideal para quem quer potencializar suas Réguas de Relacionamento com SMS em massa, pois realiza disparos de SMS integrado ao CRM da HubSpot.

Com essa tecnologia, é possível criar réguas de comunicação automatizadas combinando e-mails, anúncios, SMS, WhatsApp e muito mais, diretamente nos fluxos de trabalhos (workflows) da HubSpot.

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