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Guia definitivo de SMS Marketing para eCommerce

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NA5 Labs: Especialistas em HubSpot

Como você já deve imaginar, o eCommerce está crescendo mais rápido do que nunca. A Revolução Digital mudou completamente as relações das empresas e seus consumidores, e vimos uma transformação completa do processo de comunicação/compra, muito mais pautada pelo digital.

E embora o e-mail marketing seja o canal favorito de muitos profissionais de marketing para a construção de um relacionamento duradouro, ele não deve ser o único. Nem mesmo o principal.

Dois canais estão mudando as regras do jogo no último ano, e ganhando cada vez mais popularidade entre empresas de médio e grande porte que querem tornar sua comunicação mais relevante e eficaz: o SMS e o WhatsApp.

Especialmente para o eCommerce, onde todo processo é feito de forma nativa digital, o SMS tem ganhado ainda mais protagonismo. Como? As mensagens de texto podem penetrar melhor do que em qualquer outro canal.

O SMS Marketing no eCommerce permite que você aproveite algo chamado de “micromomentos”. Sua mensagem está lá, no telefone, quando alguém naturalmente olha para ela. E se o usuário estiver com suas notificações habilitadas, sua mensagem vai implorar para ser aberta pelo leitor.

As pessoas são condicionadas a responder naturalmente a essas notificações; por fazer parte o dia a dia para muitos usuários de smartphones. Isso significa taxas altíssimas de abertura e muito mais impacto nas suas mensagens de SMS.

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Por que usar SMS como ferramenta de marketing?

  • Amplitude – Mensagens de texto são onipresentes e de amplo alcance. A maioria dos usuários possui um smartphone em mãos o dia inteiro e fica muito mais ligado às notificações do aparelho do que outros canais, como e-mail. 
  • Engajamento – Este é um canal que possui um engajamento muito acima da média. Para se ter uma ideia, alguns estudos indicam que as taxas de abertura de SMS envolvem números em torno de 90% a 98% e uma leitura após apenas 3 minutos do recebimento. 
  • Eficiência – Mensagens de texto reduzem o número de ligações de atendimento ao cliente. Além do mais, o SMS é mais curto e demora menos tempo para serem escritas (e lidas) do que e-mails. 
  • Compatibilidade com dispositivos móveis – Os dispositivos móveis já estão tomando espaço dos desktops. Na verdade, mais de 60% do tráfego de pesquisa do Google é móvel.
  • É o canal da geração Millenial – Enviar mensagens de texto é a melhor maneira de chegar aos millennials que praticamente vivem em seus telefones. Inclusive, uma pesquisa da Twilio mostrou que os Millennials preferem mensagens de texto ao e-mail como o método de envolvimento com uma empresa.

As estatísticas são conclusivas e você pode ficar por dentro de todas elas nestes dados que levantamos sobre SMS.

Benefícios do SMS Marketing no eCommerce

Agregar em sua estratégia de comunicação o SMS Marketing no eCommerce, pode trazer vários benefícios. Confira alguns deles:

  • Aumentar o valor do tráfego latente (2 a 3x mais prováveis compradores chegarem);
  • Impedir o abandono do carrinho de compras;
  • Receber feedback e comentários de clientes;
  • Criar uma lista de marketing de texto (com taxas de conversão de 2 a 4x maiores que e-mail);
  • Economizar tempo e dinheiro com suporte ao cliente (10x mais eficiente do que uma ligação telefônica, e 4x mais do que e-mail);
  • Aumentar a satisfação do cliente;
  • Automatização das conversas do cliente com um chatbot;
  • Aplicação de marketing direto com anúncios de mensagens instantâneas via Facebook Messenger, Ads e muito mais.

*Fonte: https://www.optimonk.com/what-every-ecommerce-store-needs-to-know-about-sms-marketing/

Taxas que o eCommerce pode conquistar com SMS Marketing

Ele pode levar a grandes recompensas, incluindo maior engajamento, aumento de conversões e vendas e maiores receitas.

Aqui estão oito razões para integrar o marketing de mensagem de texto em suas campanhas:

  1. Obtenha uma maior taxa de abertura do que e-mails. E mais aberturas significam maior potencial para conversões, o que aumenta seu ROI.
  2. Eleve o ROI de suas campanhas. O custo total do marketing de SMS depende de quantas mensagens você deseja enviar e de qual provedor usa. Em uma campanha bem planejada e segmentada, você pode alcançar certeiramente cada consumidor e fazer seu dinheiro investido gerar um maior retorno.
  3. Segmente seu público de dispositivos móveis. Em 2019, os dispositivos móveis eram responsáveis por metade ou mais de todo o uso da Internet, tornando fundamental para as empresas investirem em marketing compatível com dispositivos móveis, e as mensagens SMS fazem parte disso.
  4. Alcance um amplo grupo demográfico. Com pessoas de todas as idades e origens utilizando o celular, o SMS marketing permite que você alcance um público mais amplo. Isso é especialmente verdadeiro quando comparado aos canais de captação do contato, como Facebook para um público mais maduro ou Instagram para um público mais jovem.
  5. Transmita sua mensagem rapidamente. As mensagens de texto são abertas em rapidamente após o recebimento. Isso torna o marketing de SMS um excelente canal para ofertas urgentes, como promoções relâmpago ou vendas instantâneas.
  6. Integre-as com outros canais de marketing. Nenhum canal de marketing é “o melhor” para todos os fins. O SMS trabalha com uma variedade de canais, tornando mais fácil incorporá-lo em seus outros canais também e usá-lo para orientar as pessoas durante o processo de compra, de maneira complementativa.
  7. Fortaleça o envolvimento do cliente. As pessoas gostam de estar por dentro e querem sentir que são importantes para as marcas. Quando sua empresa usa SMS para manter os consumidores informados sobre ofertas, eventos e outras notícias que são importantes para eles, eles se sentem cuidados e como parte do processo. E isso aumenta o envolvimento e a fidelidade do cliente.
  8. Permita que os clientes tenham liberdade. O SMS torna mais fácil para os clientes optarem ou não pelo recebimento de suas mensagens. À primeira vista, isso pode parecer negativo. Mas você realmente deseja enviar textos para pessoas que não querem saber sobre seus produtos, negócios ou ofertas?

Isso desperdiça seu tempo e afasta futuros clientes em potencial. A capacidade dos clientes de gerenciar facilmente suas próprias preferências ajuda a garantir que seus esforços tenham maior probabilidade de sucesso.

Perguntas frequentes sobre SMS Marketing

Levantamos algumas dúvidas básicas para quem está começando a investir no SMS para o eCommerce:

  • Como você faz marketing de SMS?

Assim como qualquer ação que você fizer, o SMS Marketing eficaz para marcas de eCommerce requer uma estratégia. Este é um canal que pode render 10x a receita investida, quando bem feito. Você precisará desenvolver uma lista em conformidade, definir expectativas, construir confiança com o cliente e muito mais.

  • Como posso aumentar minha lista de SMS?

Lojas online podem aumentam sua lista de marketing de SMS por meio de pop-ups em seu site, bem como divulgação de ofertas em anúncios (ads) e social pago.

O importante é que sejam oportunidades que atraiam seu contato e faça-o inserir seu telefone (no preenchimento de dados em formulários, por exemplo) ou que envie uma mensagem de texto para seu número comercial. Lembre-se de oferecer algo verdadeiramente atrativo para que seu prospect se interesse no anúncio ao ponto de dar suas informações.

  • Como você configura o SMS?

Para configurar o SMS você pode contar com ferramentas especializadas para isso que permitem a criação de listas, desenvolvimento de automações, workflows, qualificação de leads, desenvolva fluxos chatbots e muito mais. Tudo de maneira fácil e automática, como a NA5 Plataforma.

  • Como o SMS pode ser usado para eCommerce?

As marcas podem usar o marketing de SMS para aquisição líquida de novos clientes, revendas por meio de programas VIP e de fidelidade, para obter informações importantes como novas ofertas, descontos, acompanhamento de notícias e novidades e muito mais.

  • Que tipos de texto podem ser enviados aos clientes por SMS?

Você pode enviar praticamente qualquer tipo de mensagem de texto para os clientes, mas deve manter o foco na marca e também estar ciente de não sobrecarregar seus clientes com mensagens. 

Bons exemplos de SMS para eCommerce incluem: conversas para quando um cliente iniciou o contato e está procurando informações, mensagens de aniversário, avisos exclusivos de promoções, datas comemorativas e atualizações sobre a compra.

Usos práticos de SMS Marketing no eCommerce

O marketing de SMS pode ser usado de várias maneiras criativas e será diferente entre os diversos contextos do seu negócio. Em geral, o SMS marketing é mais valioso nas seguintes situações:

Mensagens de boas-vindas

E-mail é o meio padrão usado para enviar mensagens de boas-vindas. As pessoas já as esperam por elas, é por isso que tais mensagens têm taxas de abertura mais altas do que qualquer outro tipo de e-mail. 

Mas se o seu assinante deu permissão para contatá-los também via SMS, enviar uma mensagem de texto imediata pode ser uma surpresa bem-vinda.

Dica: Para tornar seu SMS ainda mais valioso, inclua um presente que eles possam aproveitar apenas uma vez. Uma oferta de desconto de boas-vindas pode ser o que os assinantes precisam para concluir sua primeira compra. Para outros tipos de negócio, um link para acessar conteúdo exclusivo é uma excelente forma de aumentar o engajamento. Você também pode usar essa oportunidade para fazer perguntas que o ajudarão a melhorar a experiência do cliente com sua marca.

Ocasiões especiais

As ocasiões especiais são boas oportunidades para entrar em contato com seus assinantes, e não há melhor maneira de envolvê-los do que com ofertas irresistíveis enviadas mensagens personalizadas diretamente para seu celular.

Você pode lucrar com diversas ocasiões, mas uma oportunidade mais valiosa é o aniversário do seu assinante.

É comum que sites enviem mensagens de aniversário por e-mail. Elas normalmente têm uma mensagem elaborada junto com um incentivo para comprar (normalmente um desconto.

Mas todos os sites em que seu cliente se inscreveu enviará praticamente a mesma mensagem.Certifique-se de que você presta atenção no cliente, usando SMS para enviar a oferta diretamente por lá ou para solicitar que eles abram o e-mail com a proposta especial.

Promoções sazonais

Ofertas por tempo limitado são uma das ferramentas de marketing mais úteis para impulsionar as vendas. As pessoas desejam, naturalmente, evitar perder boas oportunidades. Portanto, não deve ser surpresa que frases como "última chance", "não perca " e "só até hoje à noite!" sejam utilizadas.

Se você está realizando uma venda extraordinariamente especial, use SMS para apelar ao senso de urgência de seus assinantes. Enfatize que eles têm um tempo limitado para participar. É importante, porém, que você não abuse dessa tática e, o mais importante, não desperdice a oportunidade com ofertas medíocres.

Abandono do carrinho

Toda loja virtual enfrenta o abandono do carrinho, isso pode acontecer por vários motivos. Freqüentemente, os compradores se distraem e esquecem dos itens que estavam comprando.

Às vezes, eles usam carrinhos para guardar itens para mais tarde. Em outros casos, o abandono acontece no processo de checkout, onde eles podem se tornar avessos ao preço total ou são desencorajados pelo frete.

Não importa o motivo do abandono, é inegável que houve interesse para começar a compra. Isso significa que você provavelmente ainda pode recuperá-lo.

O e-mail já é um meio bastante eficaz para recuperar carrinhos abandonados. Mas adicione um SMS ao seu workflow e você recuperará carrinhos abandonados o suficiente para impactar sua receita de forma significativa.

Atualizações pós-compra

As atualizações de compra e envio são normalmente enviadas por e-mail. Na verdade, esse é o meio perfeito para isso, porque você tem espaço suficiente e recursos de formatação para fornecer detalhamentos de compras, fotos de produtos, cronogramas, etc.

Mas, enviar atualizações via SMS dá a seus clientes um valor adicional.

Elas são uma excelente maneira de envolver seus compradores e mostrar a eles que você está disposto a ir mais longe para deixá-los bem informados.

Coleta de feedback

Coletar feedback é essencial se você deseja que sua marca permaneça relevante para eles.

A melhor maneira de obter avaliações completas é por meio de um formulário de pesquisa, e você poderá encontrar uma maneira de conduzir seus clientes até lá a partir do SMS.

Preste atenção no pipeline

Uma maneira crucial e inteligente para agregar valor ao SMS é integrar as mensagens em seu fluxo de trabalho atual e avaliar seu funil de vendas em um bom CRM, como a HubSpot.

Procure estágios em seu pipeline que podem ser substituídos ou complementados com as mensagens de texto e acompanhe seus resultados.

Como com qualquer método de marketing, é essencial rastrear o desempenho, a lucratividade e o envolvimento de suas campanhas de SMS com os relatórios produzidos automaticamente por um CRM.

Por exemplo, em muitas plataformas, você só pode analisar literalmente a taxa de abertura das mensagens SMS.

Mas com a Plataforma NA5 junto à HubSpot, você ainda poderá rastrear cliques, conversões e métricas de vendas diretamente do seu painel de administração, além de criar conversas através de um chatbot ou agente, e bolar uma estratégia de marketing a partir do histórico de cada contato.

Como implementar uma campanha de SMS de sucesso

Um dos recursos mais úteis que você deve procurar em uma plataforma SMS é a capacidade de automatizar o envio de mensagens de texto.

Se você estiver usando esta mídia em uma campanha de marketing com plataformas que permitem a automação e implementação das suas estratégias, elas serão soluções completas que permitem integrar suas mensagens em outros canais e gerenciar todos os resultados em um lugar só.

Não há mais dúvidas de que as mensagens de texto são uma adição incrivelmente valiosa para qualquer campanha de marketing digital, mesmo em 2021.

Plataforma NA5

Usar uma plataforma de SMS – como a NA5 Plataforma –, é realmente a única maneira de usar as campanhas de marketing com eficiência.

É uma solução que veio para revolucionar o envio de SMS, ela permite disparar mensagens em massa, conversar melhor com os clientes, escalar o atendimento, gerar mais receita, entregar uma experiência maravilhosa para o cliente e agrega facilidade para quem está operando.

Com essa integração, todas as suas mensagens disparadas por SMS ficam armazenadas na timeline de cada contato que a recebeu no CRM da HubSpot. Além disso, você pode criar Réguas de Relacionamento diretamente nos Workflows da HubSpot e muito mais.

Quanto mais você usa mensagens SMS – e analisa seus resultados para saber o que melhorar no futuro – mais poderosa será essa ferramenta.

Conheça a melhor solução de SMS Marketing para quem quer unir o poder exponencial do SMS com o controle absoluto da HubSpot.

Clique aqui para baixar o Guia Avançado de Marketing com SMS e HubSpot.


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