HubSpot CMS x WordPress - O Guia Definitivo
HubSpot CMS ou WordPress? Como escolher o melhor CMS para a minha empresa? Essa dúvida assombra...
Como você já deve imaginar, o eCommerce está crescendo mais rápido do que nunca. A Revolução Digital mudou completamente as relações das empresas e seus consumidores, e vimos uma transformação completa do processo de comunicação/compra, muito mais pautada pelo digital.
E embora o e-mail marketing seja o canal favorito de muitos profissionais de marketing para a construção de um relacionamento duradouro, ele não deve ser o único. Nem mesmo o principal.
Dois canais estão mudando as regras do jogo no último ano, e ganhando cada vez mais popularidade entre empresas de médio e grande porte que querem tornar sua comunicação mais relevante e eficaz: o SMS e o WhatsApp.
Especialmente para o eCommerce, onde todo processo é feito de forma nativa digital, o SMS tem ganhado ainda mais protagonismo. Como? As mensagens de texto podem penetrar melhor do que em qualquer outro canal.
O SMS Marketing no eCommerce permite que você aproveite algo chamado de “micromomentos”. Sua mensagem está lá, no telefone, quando alguém naturalmente olha para ela. E se o usuário estiver com suas notificações habilitadas, sua mensagem vai implorar para ser aberta pelo leitor.
As pessoas são condicionadas a responder naturalmente a essas notificações; por fazer parte o dia a dia para muitos usuários de smartphones. Isso significa taxas altíssimas de abertura e muito mais impacto nas suas mensagens de SMS.
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Agregar em sua estratégia de comunicação o SMS Marketing no eCommerce, pode trazer vários benefícios. Confira alguns deles:
*Fonte: https://www.optimonk.com/what-every-ecommerce-store-needs-to-know-about-sms-marketing/
Ele pode levar a grandes recompensas, incluindo maior engajamento, aumento de conversões e vendas e maiores receitas.
Aqui estão oito razões para integrar o marketing de mensagem de texto em suas campanhas:
Isso desperdiça seu tempo e afasta futuros clientes em potencial. A capacidade dos clientes de gerenciar facilmente suas próprias preferências ajuda a garantir que seus esforços tenham maior probabilidade de sucesso.
Levantamos algumas dúvidas básicas para quem está começando a investir no SMS para o eCommerce:
Assim como qualquer ação que você fizer, o SMS Marketing eficaz para marcas de eCommerce requer uma estratégia. Este é um canal que pode render 10x a receita investida, quando bem feito. Você precisará desenvolver uma lista em conformidade, definir expectativas, construir confiança com o cliente e muito mais.
Lojas online podem aumentam sua lista de marketing de SMS por meio de pop-ups em seu site, bem como divulgação de ofertas em anúncios (ads) e social pago.
O importante é que sejam oportunidades que atraiam seu contato e faça-o inserir seu telefone (no preenchimento de dados em formulários, por exemplo) ou que envie uma mensagem de texto para seu número comercial. Lembre-se de oferecer algo verdadeiramente atrativo para que seu prospect se interesse no anúncio ao ponto de dar suas informações.
Para configurar o SMS você pode contar com ferramentas especializadas para isso que permitem a criação de listas, desenvolvimento de automações, workflows, qualificação de leads, desenvolva fluxos chatbots e muito mais. Tudo de maneira fácil e automática, como a NA5 Plataforma.
As marcas podem usar o marketing de SMS para aquisição líquida de novos clientes, revendas por meio de programas VIP e de fidelidade, para obter informações importantes como novas ofertas, descontos, acompanhamento de notícias e novidades e muito mais.
Você pode enviar praticamente qualquer tipo de mensagem de texto para os clientes, mas deve manter o foco na marca e também estar ciente de não sobrecarregar seus clientes com mensagens.
Bons exemplos de SMS para eCommerce incluem: conversas para quando um cliente iniciou o contato e está procurando informações, mensagens de aniversário, avisos exclusivos de promoções, datas comemorativas e atualizações sobre a compra.
O marketing de SMS pode ser usado de várias maneiras criativas e será diferente entre os diversos contextos do seu negócio. Em geral, o SMS marketing é mais valioso nas seguintes situações:
E-mail é o meio padrão usado para enviar mensagens de boas-vindas. As pessoas já as esperam por elas, é por isso que tais mensagens têm taxas de abertura mais altas do que qualquer outro tipo de e-mail.
Mas se o seu assinante deu permissão para contatá-los também via SMS, enviar uma mensagem de texto imediata pode ser uma surpresa bem-vinda.
Dica: Para tornar seu SMS ainda mais valioso, inclua um presente que eles possam aproveitar apenas uma vez. Uma oferta de desconto de boas-vindas pode ser o que os assinantes precisam para concluir sua primeira compra. Para outros tipos de negócio, um link para acessar conteúdo exclusivo é uma excelente forma de aumentar o engajamento. Você também pode usar essa oportunidade para fazer perguntas que o ajudarão a melhorar a experiência do cliente com sua marca.
As ocasiões especiais são boas oportunidades para entrar em contato com seus assinantes, e não há melhor maneira de envolvê-los do que com ofertas irresistíveis enviadas mensagens personalizadas diretamente para seu celular.
Você pode lucrar com diversas ocasiões, mas uma oportunidade mais valiosa é o aniversário do seu assinante.
É comum que sites enviem mensagens de aniversário por e-mail. Elas normalmente têm uma mensagem elaborada junto com um incentivo para comprar (normalmente um desconto.
Mas todos os sites em que seu cliente se inscreveu enviará praticamente a mesma mensagem.Certifique-se de que você presta atenção no cliente, usando SMS para enviar a oferta diretamente por lá ou para solicitar que eles abram o e-mail com a proposta especial.
Ofertas por tempo limitado são uma das ferramentas de marketing mais úteis para impulsionar as vendas. As pessoas desejam, naturalmente, evitar perder boas oportunidades. Portanto, não deve ser surpresa que frases como "última chance", "não perca " e "só até hoje à noite!" sejam utilizadas.
Se você está realizando uma venda extraordinariamente especial, use SMS para apelar ao senso de urgência de seus assinantes. Enfatize que eles têm um tempo limitado para participar. É importante, porém, que você não abuse dessa tática e, o mais importante, não desperdice a oportunidade com ofertas medíocres.
Toda loja virtual enfrenta o abandono do carrinho, isso pode acontecer por vários motivos. Freqüentemente, os compradores se distraem e esquecem dos itens que estavam comprando.
Às vezes, eles usam carrinhos para guardar itens para mais tarde. Em outros casos, o abandono acontece no processo de checkout, onde eles podem se tornar avessos ao preço total ou são desencorajados pelo frete.
Não importa o motivo do abandono, é inegável que houve interesse para começar a compra. Isso significa que você provavelmente ainda pode recuperá-lo.
O e-mail já é um meio bastante eficaz para recuperar carrinhos abandonados. Mas adicione um SMS ao seu workflow e você recuperará carrinhos abandonados o suficiente para impactar sua receita de forma significativa.
As atualizações de compra e envio são normalmente enviadas por e-mail. Na verdade, esse é o meio perfeito para isso, porque você tem espaço suficiente e recursos de formatação para fornecer detalhamentos de compras, fotos de produtos, cronogramas, etc.
Mas, enviar atualizações via SMS dá a seus clientes um valor adicional.
Elas são uma excelente maneira de envolver seus compradores e mostrar a eles que você está disposto a ir mais longe para deixá-los bem informados.
Coletar feedback é essencial se você deseja que sua marca permaneça relevante para eles.
A melhor maneira de obter avaliações completas é por meio de um formulário de pesquisa, e você poderá encontrar uma maneira de conduzir seus clientes até lá a partir do SMS.
Uma maneira crucial e inteligente para agregar valor ao SMS é integrar as mensagens em seu fluxo de trabalho atual e avaliar seu funil de vendas em um bom CRM, como a HubSpot.
Procure estágios em seu pipeline que podem ser substituídos ou complementados com as mensagens de texto e acompanhe seus resultados.
Como com qualquer método de marketing, é essencial rastrear o desempenho, a lucratividade e o envolvimento de suas campanhas de SMS com os relatórios produzidos automaticamente por um CRM.
Por exemplo, em muitas plataformas, você só pode analisar literalmente a taxa de abertura das mensagens SMS.
Mas com a Plataforma NA5 junto à HubSpot, você ainda poderá rastrear cliques, conversões e métricas de vendas diretamente do seu painel de administração, além de criar conversas através de um chatbot ou agente, e bolar uma estratégia de marketing a partir do histórico de cada contato.
Um dos recursos mais úteis que você deve procurar em uma plataforma SMS é a capacidade de automatizar o envio de mensagens de texto.
Se você estiver usando esta mídia em uma campanha de marketing com plataformas que permitem a automação e implementação das suas estratégias, elas serão soluções completas que permitem integrar suas mensagens em outros canais e gerenciar todos os resultados em um lugar só.
Não há mais dúvidas de que as mensagens de texto são uma adição incrivelmente valiosa para qualquer campanha de marketing digital, mesmo em 2021.
Usar uma plataforma de SMS – como a NA5 Plataforma –, é realmente a única maneira de usar as campanhas de marketing com eficiência.
É uma solução que veio para revolucionar o envio de SMS, ela permite disparar mensagens em massa, conversar melhor com os clientes, escalar o atendimento, gerar mais receita, entregar uma experiência maravilhosa para o cliente e agrega facilidade para quem está operando.
Com essa integração, todas as suas mensagens disparadas por SMS ficam armazenadas na timeline de cada contato que a recebeu no CRM da HubSpot. Além disso, você pode criar Réguas de Relacionamento diretamente nos Workflows da HubSpot e muito mais.
Quanto mais você usa mensagens SMS – e analisa seus resultados para saber o que melhorar no futuro – mais poderosa será essa ferramenta.
Conheça a melhor solução de SMS Marketing para quem quer unir o poder exponencial do SMS com o controle absoluto da HubSpot.
O Laboratório de Conteúdo da NA5.
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