Como usar o funil de contatos da HubSpot para saber a taxa de conversão por etapa do ciclo de vida

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Por Valentina Sales - 03 de Janeiro de 2020

Tenho certeza que todo Diretor de Marketing sabe de cabeça o número de leads captados durante uma campanha, um mês ou semestre. Assim como o Diretor de Vendas têm na ponta da língua os resultados de vendas no mesmo período. Mas, são poucos o que sabem dizer quantos dos leads captados pelo Marketing tornaram-se clientes e quantos deles estão em outras etapas do funil de vendas (apesar de ser a resposta mais importante para a empresa).

Isso acontece porque (1) as ferramentas utilizadas por cada departamento normalmente apresentam resultados diferentes, que precisam ser manualmente cruzados aumentando chances de erros e (2) as metas de cada setor são isoladas e independentes. 

Quando os dados estão centralizados em único lugar, essa análise fica muito mais fácil e prática. Por isso, o relatório de Funil de Contatos da HubSpot é tão importante e simples ao mesmo tempo. 

Hoje, eu vou te mostrar como você pode utilizar o funil de contatos da HubSpot para saber a taxa de conversão em cada etapa do ciclo de vida dos seus clientes! Confira! 

Funil de contatos

Os relatórios de funil da HubSpot permitem que você analise o seu funis de contato, de negócios e até de eventos, para saber quantos contatos você tem em cada uma das etapas e como estão as taxas de conversão em cada uma delas. Dessa forma, você tem uma visualização rápida e prática dos possíveis gargalos e avaliar onde é melhor investir os esforços da sua companhia. 

Tipos de relatório de funil

diferenças relatorio

Para criar um relatório de funil, é só selecionar “Relatórios > Relatórios”, no menu principal. Em seguida, clicar no botão “Criar relatório personalizado”, no canto superior direito. Por fim, escolher a opção “Funis > Contatos” e salvar. 

Ao criar um relatório de funil de contatos, você pode escolher entre duas maneiras diferentes de olhar para os dados: Contatos que passaram por todas as fases, ou Contatos que passaram por qualquer fase.

Em relação aos Contatos que passaram por todas as fases, o relatório informa o número de contatos em cada fase que passaram pelas selecionadas. Serão exibidas também as taxas de conversão de cada fase, em porcentagem dos contatos que passaram de um estágio para o outro. 

todas as fases

Já em relação aos Contatos que passaram por qualquer fase, é informado o número de contatos passaram por qualquer uma das fases selecionadas do negócio, independentemente da ordem. Essa flexibilidade possibilita assim, a personalização dos relatórios de acordo com as necessidades de seus negócios. 

qualquer fase

Você consegue, também, monitorar os contatos e visualizar quando eles foram criados, caso se tornaram ou não assinantes do seu serviço, se viraram clientes sem se tornarem leads, e muito mais.

Estágios do ciclo de vida

Um dos grandes recursos da ferramenta é te dar a oportunidade de categorizar os contatos tomando como base o estágio do ciclo de vida em que estão em seus processos de vendas e marketing. A atualização da “Fase do Ciclo de Vida” permite que sua equipe enxergue em que estágio um contato específico se encontra e entende de maneira mais fácil como os leads são distribuídos entre marketing e vendas.

Mas que fases são essas?

O relatório “Fase do Ciclo de Vida” do cliente tem os seguintes estágios:

Assinante: conhece sua empresa e quis receber mais informações de sua equipe. É possível que sejam os visitantes que se inscreveram no seu blog ou que se inscreveram para receber sua newsletter;

Leads: é o cliente em potencial. São pessoas que em algum momento interagiram com a sua marca de forma virtual. Pode ser, por exemplo, um contato que se inscreve para receber conteúdos sobre o seu negócio;

Lead Qualificado de Marketing (MQL): atingidos pelos esforços de marketing da sua equipe, mas que ainda não estão prontos para ser contatados pelo pessoal de vendas. Depois de ter sido classificado como um MQL, é enviado ao setor de vendas;

Lead qualificado de vendas (SQL): apresentou uma intenção de compra, ou seja, possui uma oportunidade de negócios associada a ele. Indicaram que estão prontos para um acompanhamento de vendas direto;

Oportunidade: oportunidades de vendas reais;

Cliente: contatos com negócios fechados junto a sua empresa;

Evangelista: clientes que defendem o seu negócio e cujas redes podem ser aproveitadas para gerar mais leads;

Outro: “estágio coringa”, usado quando o contato não se encaixa em nenhuma das categorias descritas acima.

Entenda seus clientes

Este relatório é muito importante não só para que você tenha uma visão completa do seu funil, mas para que você entenda por qual processos seus clientes estão passando com sua empresa e possa ajustar a configuração das fases do Ciclo de Vendas dos clientes para que reflita melhor a realidade. 

Se você quiser liberar todo o potencial da sua empresa, e ter análises mais empoderadoras para suas decisões comerciais, ao mesmo tempo que cria uma estrutura de automações que pemite o crescimento escalável da operação, fale com um especialista da NA5. 

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