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Tendências do mercado de SaaS B2B

Tendências do mercado de SaaS B2B

O setor de SaaS B2B está a todo vapor. A incorporação de Inteligência artificial é uma realidade e deve crescer nos próximos anos. Confira!

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Quando percebemos que máquinas de dados complexas estão mudando para operações on-line e analisamos os dados de crescimento das operações de SaaS B2B, podemos imaginar quais serão as tendências globais do setor.

Até o momento, o ano de 2017 obteve o melhor desempenho em nuvem para provedores de software. De acordo com o Global Cloud Index da Cisco, no período entre 2013 e 2018, 59% de todos os fluxos de trabalho na nuvem serão entregues como Software como Serviço (SaaS).

Ao analisarmos detalhadamente, as melhores previsões de crescimento neste setor são em torno de pequenas e médias empresas. Isso se deve ao fato de que a contratação de empresas de SaaS B2B resultam em economias financeiras sérias, uma vez que 80% do aplicativo é hospedado e manejado na nuvem, o que deixa a conexão em diversos dispositivos fácil e segura e extingue a necessidade de sistemas legados.

Razões para mudar para o SaaS B2B

Razões para mudar para o SaaS B2B

Alguns dos motivos pelos quais as empresas estão migrando para o modelo SaaS B2B estão relacionados à custos menores de sistemas e operacionais, economia de tempo de treinamento, otimização para dispositivos móveis e facilidade de acesso em diversos aparelhos que podem ser conectados sem dificuldades. Características que mantém o processo de trabalho consistente e colaborativo mesmo em equipes grandes.

É comum atribuir a migração à escassez de custos iniciais. No entanto, pesquisas revelam que a segurança de dados é a principal responsável. Essa migração acaba por liberar as equipes de TI da constante busca por soluções de blindagem de sistemas que funcionem para todos os dispositivos e em qualquer lugar, colocando essa responsabilidade na empresa paga para gerir o software na nuvem.

Um estudo da Zendesk apontou que o fornecimento de funcionalidade na nuvem aumentou a satisfação do cliente em aproximadamente 28%, no ano de 2017. O levantamento aponta ainda que 62% dos compradores B2B afirmam ter interesse em comprar apenas tecnologia SaaS. Isso se deve a uma abordagem centrada no cliente, que tornou-se a marca registrada desse setor.

A principal vantagem das empresas deste segmento é a aplicabilidade de seus softwares em dispositivos móveis. Em 2016, mais de 60% da população mundial possuía e utilizava ativamente um telefone celular, índice que cresceu ao menos 1/3 anos seguintes. Portanto, a tolerância com pouca de experiência com dispositivos móveis e à falta de aplicativos nativos é cada vez menor. Estima-se que até 61% dos usuários abandonarão um site que não responda satisfatoriamente com essas funcionalidades.

O que esperar do SaaS B2B?

O que esperar do SaaS B2B?

Existe uma possibilidade real de que o SaaS domine o mercado de tecnologia B2B. Enquanto a maioria dos principais sistemas e aplicativos recebe suas versões na nuvem, o mercado dará boas-vindas a novos serviços e aplicações, o que aumentará a necessidade de que os pioneiros do setor se armar para a batalha.

Os provedores de SaaS estão buscando novos canais e adicionando recursos de branding para que o usuário se sinta bem-vindo e ajudado em todos os momentos. Outro recurso importante é o reconhecimento do poder da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning (ML) aplicados às estratégias promocionais. Eles estão no centro de uma revolução de marketing em andamento, produzindo táticas que se podem provar mais benéficas do que depender da reputação.

Com a melhora da experiência do usuário, os provedores de SaaS terão menos custos com IA para o usuário comum, pois trabalham em dados e operam processando grandes blocos deles. Inicialmente, a fração mais afetada será a do Business Inteligence, que poderá manipular informações sem nunca armazenar informações em bases de dados locais. A perspectiva é que a IA se tornará um componente integral do marketing B2B em 5 ou 10 anos.

Como você avalia as tendências para o setor de SaaS B2B? Quais as suas expectativas? Comente aqui!

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