Transforme seu site em uma poderosa ferramenta para vender mais

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Por Guilherme Falanga - 11 de Fevereiro de 2015

Houve um tempo em que, para atrair clientes, bastava ter uma vistosa placa na entrada da loja e anunciar no jornal de vez em quando. Mas esses tempos se foram e os negócios que operam nas velhas regras não estão mais em alta.

Contudo, os clientes não sumiram, só estão mais informados e exigentes. Agora, é preciso atraí-los, e não distraí-los. Isso significa gerar mais conteúdo do que anúncios e ser convidativo ao invés de apelativo. Isso tem um nome: Inbound Marketing.

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O conceito

O termo "Inbound Marketing" foi criado em 2005, mas o conceito já é familiar há algum tempo. Tome o exemplo dos "fascículos", muitos populares nas bancas de jornal e revistas nos anos 90. Neles, havia coleções sobre música, arte e jogos de baralho. Assim, as pessoas acabavam por os colecionar pelo conteúdo que continham e, por fim, assinavam o jornal ou a revista.

Ou seja, o produto final era adquirido por ser uma referência no assunto que interessava ao consumidor. Essa experiência resume o princípio do Inbound Marketing: o consumidor é quem vai até o produto, e não o contrário.

Tudo depende dos recursos

Com um computador em cada bolso — mais conhecido como smartphones —, os consumidores de hoje são “buscadores” muito mais ativos na hora de escolher o que vão comprar. Eles não são reféns da programação da TV (ex: Netflix) ou dos rádios (ex: Spotify) ou das reportagens do único jornal que compraram. Eles vão atrás do que querem!

Recursos como malas diretas, banners e telemarketing se tornarão menos eficazes que outros mais atrativos, como os podcasts, os blogs, as newsletters, o marketing em redes sociais e assim por diante. Qual foi a última vez que você recebeu um telefonema de telemarketing e foi realmente convencido a comprar alguma coisa? Exatamente.

Quem é importante para você

Você pode até se esforçar para gerar tráfego, mas é a qualidade de quem acessa que é o mais importante. O Inbound Marketing ajuda a atrair as pessoas certas, ou prospects qualificados.

Identificando os lugares onde suas personas conversam, você conhece melhor o seu público. Faz parte do trabalho descobrir blogs e oportunidades de marketing para atrair mais tráfego promissor para o seu site. Além disso, busque obter informações de contato dos seus visitantes em troca de conteúdos como e-books, whitepapers ou qualquer informação que seja valiosa para os perfis de seus clientes.

Cada vez melhor

O Inbound Marketing não se restringe a produzir conteúdo, embora isso seja muito importante. Fazem parte também outros conceitos, como a personalização. Com o tempo você aprenderá mais sobre seus leads e personas, podendo adequar suas mensagens às necessidades específicas deles.

Outro conceito importante é o multicanal. O Inbound Marketing chega às pessoas onde elas estiverem — inclusive no celular—, no canal em que preferem interagir com você (email, redes sociais, telefone, forum, etc..).

E mais: é importante integrar as ferramentas de publicação e de análise para que você saiba publicar o conteúdo certo no lugar certo e na hora certa! Hoje em dia, é preciso muito mais do que ter um site, é preciso uma estratégia on-line em várias plataformas para que seu site realmente venda.

Percebeu como o Inbound Marketing é importante para o seu site? Restou alguma dúvida? Quer saber como começar a montar um plano de ação de Inbound Marketing? Deixe um comentário para a gente!

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