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Inbound SMS com Twilio: um guia prático

Inbound SMS com Twilio: um guia prático

Tudo que você precisa saber sobre Inbound SMS com Twilio em um só lugar. Confira!

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O SMS é provavelmente o canal de comunicação mais subutilizado por empresas de médio e grande porte aqui no Brasil. Os motivos vão desde o constante surgimento de novos canais (que fizeram com que o SMS fosse deixado em segundo plano), até as limitações tecnológicas (que dificultaram a integração das estratégias de SMS com toda a Régua de Relacionamento construída pela empresa).

Como consequência disso, nosso mercado se acostumou a pensar no SMS como um canal destinado apenas às estratégias de disparos de mensagens em massa - sem mensurações de resultado, sem conclusões reais sobre o seu impacto positivo no sucesso do negócio.

Se você ainda acredita que o SMS vai desaparecer nos próximos anos, então leia esse artigo aqui

Nós, aqui da NA5, enxergamos o verdadeiro potencial do SMS e queremos ajudar na maturação do cenário brasileiro. Por isso, hoje vamos discutir uma das estratégias mais poderosa, mas ainda pouco reconhecidas e utilizadas: o Inbound SMS (com Twilio)!

Sobre a Twilio

A Twilio é a melhor provedora de tecnologia para SMS do mundo (seja para estratégias de Inbound ou Outbound). Isso porque ela é segura, global e oferece toda a flexibilização e documentação necessária para a implementação em operações de grandes e médias empresas. 

Para ações de Inbound SMS, a Twilio é ainda mais relevante por oferecer uma plataforma de atendimento muito fácil de gerenciar, além de possibilitar a utilização de chatbots para filtrar e distribuir as conversas iniciadas por este canal.

Algumas das principais empresas do mundo, como Coca-Cola, Twitch e Airbnb utilizam as tecnologias da Twilio em suas operações. Nós traduzimos um dos mais recentes cases de sucesso:HubSpot + Twilio.Confira! 

Para saber tudo sobre a Twilio, é só clicar aqui

O que é Inbound SMS?

O Inbound SMS segue a mesma lógica do Inbound Marketing. São estratégias e comunicações pensadas para quando o público da empresa vai até a empresa - e não quando as mensagens empresa são direcionadas até o público (no modelo tradicional, também conhecido como Outbound. 

Na prática, isso significa que o Inbound SMS são os processos e táticas pensadas para atrair e construir um relacionamento com o público certo (Buyer Persona).

Você pode estar se perguntando: “mas quem inicia uma conversa por SMS?”. Bem, em geral isso acontece quando a empresa disponibiliza um “código especial” em suas campanhas de SMS Marketing, que podem ser enviado para um número da empresa. Quando isso acontece, a pessoa que enviou o número recebe informações sobre determinado produto ou serviço, descontos exclusivos ou outras oportunidades especiais. 

Nova call to action

Além disso, após a autorização do contato para que a empresa possa manter uma conversa por SMS, as possibilidades se tornam infinitas. É possível criar mensagens para parabenizar um aniversariante, recomendar determinados produtos com base em análises profundas de comportamento, criar notificações sobre novidades e muito mais. O limite é a sua imaginação. 

Como isso pode beneficiar sua empresa 

Os benefícios do, SMS Inbound se concentram em uma única palavra: potencialização. Isso porque essas estratégias têm como característica a exploração do verdadeiro potencial das ações e resultados das operações com SMS. 

Do ponto de vista dos resultados, o SMS Inbound potencializa o aproveitamento de cada oportunidade que surge. Por exemplo, quando uma campanha de SMS Marketing é disparada para um número grande de pessoas, muitas delas acabam retornando o contato, na esperança de continuar a conversa proposta pela empresa. 

Com o Inbound SMS, você pode criar automações de atendimento que direcionam essas pessoas interessadas (leads quentes!) para uma página específica do site, ou até mesmo para um atendimento personalizado. 

Ou seja, você nunca mais perderá oportunidades de novos negócios por deixar possíveis clientes sem resposta no SMS - isso sem falar da péssima experiência entre marca-público. 

Agora, do ponto de vista das ações, os benefícios também são incríveis. Para campanhas offline, por exemplo, você pode criar um canal de SMS para tirar dúvidas e direcionar as pessoas para as páginas, telefones de contato ou formulários corretos.

Você ainda pode utilizar os chatbots para fazer um processo de qualificação através de fluxos de conversas, sem precisar levar os contatos para um formulário! Ou seja, suas taxas de conversão serão ainda maiores. 

Viu só como cada ação e relacionamento com os clientes pode ser ressignificada através do SMS Inbound? 

Vá ainda mais longe com Twilio + HubSpot

Certo, agora que você sabe o que é possível fazer com SMS Inbound, vamos falar de uma tecnologia que simplesmente vai levar todas as estratégias de SMS ao próximo nível. Estou falando da Plataforma NA5, a integração Twilio + HubSpot que está revolucionando o mercado. 

Essa tecnologia desenvolvida por nós permite que todas as ações de Inbound e Outbound SMS (feitas através do Twilio Flex) estejam conectadas com o CRM da HubSpot. Isso possibilita que as mensagens de SMS sejam inseridas em qualquer Régua de Relacionamento configuradas nos Workflows da HubSpot. 

Além disso, a Plataforma NA5 proporciona aos chatbots de atendimento por SMS, toda a inteligência necessária para que eles façam atendimentos personalizados. Isso quer dizer que os fluxos de conversa por SMS podem ser adaptados de acordo com o ciclo de vida do cliente, sua última compra, seu Health Score e muito mais! 

E para oferecer controle máximo para os usuários da Plataforma, nossa tecnologia garante que cada mensagem enviada ou recebida por SMS será registrada na timeline do contato, no CRM da HubSpot. Ou seja, você sabe exatamente quem recebeu suas mensagens e como isso impactou no seu comportamento. 

Quer saber tudo que a Plataforma NA5 pode fazer para o seu negócio, clique aqui

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