Como universidades podem utilizar a segmentação por benefício

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Por Valentina Sales - 05 de Julho de 2019

As instituições de ensino superior têm um grande desafio quando se trata de marketing e vendas. Apesar de ser uma única estrutura, ela oferece diferentes produtos (cursos) para diferentes tipos de estudantes. Por isso, a segmentação por benefício para Universidades é tão importante!

Quer saber o que é segmentação por benefício e como criar estratégias que atinjam de forma mais assertiva os alunos em potencial certos, com os conteúdos certos, nos momentos certos? Leia este post!

A segmentação por benefícios

A segmentação por benefícios

Segmentação por benefícios é a categorização do seu público-alvo pelo valor que eles receberão de seu produto ou serviço. Ou seja, é o levantamento dos principais benefícios que as pessoas desejam de uma determinada classe de produtos ou serviços, os tipos de pessoas que desejam cada benefício e as principais marcas que contém esses benefícios.

Os profissionais de marketing usam esse recurso para identificar os clientes que mais “lucrariam” ou “veriam valor” nos seus negócios. Dessa forma, há uma melhor compreensão da dinâmica de mercado, o que facilita o desenvolvimento de produtos e campanhas de divulgação mais assertivos.

Vale destacar que, quando o mapeamento de mercado parte do levantamento dos benefícios buscados pelo público-alvo – e não da simples divisão de pessoas em grupos em função de certas características que compartilham –, a visão que se tem do mercado passa a ser muito mais abrangente e completa. Assim, é possível detectar brechas, demandas não atendidas, benefícios buscados ainda não oferecidos ou mal explorados. Com isso surgem não apenas novas maneiras de vender um produto ou serviço, mas também oportunidades de transformação de um negócio!

No caso das universidades, os alunos que desejam fazer Medicina têm objetivos diferentes daqueles que querem fazer um curso na área de TI, por exemplo. O que vai ser atrativo para um, certamente não será para o outro, e vice-versa.

Portanto, ficar por dentro do que os diferentes grupos de alunos almejam, auxilia na identificação dos recursos que de fato são atrativos para esses públicos específicos e no direcionamento das estratégias de venda.

Afinal, as linhas de atração – e mesmo os conteúdos de comunicação – serão completamente diferentes para cada grupo. De nada adianta oferecer laboratórios de técnicas cirúrgicas para quem está interessado em desenvolver programas de computador, não é mesmo?

As vantagens da segmentação para universidades

As vantagens da segmentação para universidades

Todo esse trabalho de segmentação por benefícios – que não é pequeno, pois requer pesquisa criteriosa –, traz inúmeras vantagens para as instituições de ensino superior. A primeira, como já destacamos acima, é a possibilidade de direcionar campanhas aos futuros alunos de forma muito mais assertiva, explorando os benefícios almejados por diferentes grupos.

E campanhas com apelos mais consistentes atraem e encantam mais os estudantes, elevando tanto a aquisição de leads quanto a conversão desses leads em clientes – ou seja, mais matrículas efetivas para a sua universidade! Mas não para por aí! A estratégia também é perfeita para reter os seus alunos. Afinal, como todo bom marketeiro sabe, cliente satisfeito também é a chave do negócio, pois ele se torna um propagador da sua marca!

Como você pode reparar, investir em uma segmentação por benefícios é essencial para tornar as estratégias de vendas e marketing de uma universidade ainda mais poderosas. Vale lembrar que, para isso, é preciso um longo estudo sobre os diferentes perfis visados por cada universidade – de acordo com o curso ou até mesmo dentro de um mesmo curso – para então definir os benefícios oferecidos.

A sua instituição de ensino está precisando de uma mãozinha para dar um upgrade nas suas campanhas de marketing ou, quem sabe, atrair mais candidatos para o seu site? Conte com os especialistas da NA5 para te ajudar!

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